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Pêndulo FEP 113 – Aula 1
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Objetivo: Estudar a relação entre o período T e o comprimento L de um pêndulo e verificar a validade do modelo de pêndulo simples.
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Introdução: mg F x θ
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Introdução: No nosso caso temos:
O tempo T necessário para a realização de uma oscilação completa é dado por:
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Procedimento Experimental: Medição do Período de um Pêndulo.
Grupos de 2 alunos; Identificar TODOS os equipamentos utilizados; Montar um pêndulo conforme especificações de cada grupo. CADA MEDIDOR DEVE: Medir 7 vezes o período de 8 oscilações de cada pêndulo da sala. (INCLUSIVE O SEU PÊNDULO) Medir 1 vez o comprimento de cada pêndulo da sala. Anotar o horário das medidas. Anotar
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Cada dupla deve “passear” pela classe e medir
mg F x θ mg F x θ mg F x θ Cada dupla deve “passear” pela classe e medir 1 vez o comprimento e 7 vezes o período de 8 oscilações CADA (A e B) E anotar suas medidas na folhinha de cada pêndulo mg F x θ mg F x θ mg F x θ
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Pré-Síntese DADOS POR E-MAIL: Introdução: Objetivos;
Descrição dos conceitos físicos do experimento; Dedução das propagações de incertezas; Descrição do experimento Resultados: Tabela de dados COM INCERTEZAS; Histograma com os dados dos medidores “A”; Histograma com os dados de todos os medidores; Gráfico LxHorário para o seu pêndulo; Gráfico T2xL para as medidas de todos os pendulos Bibliografia
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