A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática

2 Linguagens, códigos e suas tecnologias - Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica Artística É a ginástica esportiva disputada por homens e mulheres em aparelhos. Compreende a Ginástica Artística Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF). Na GAM, os ginastas disputam em seis aparelhos: solo, barra fixa, cavalo com alças, argolas, barras paralelas e salto sobre a mesa; já na GAF, a disputa é nos seguintes aparelhos: solo, trave, salto sobre a mesa e barras paralelas assimétricas. Imagem: Brian Greek / Shawn Johnson. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

3 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática História Foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo. O exercício físico era motivo de competição entre os gregos, prática que caiu em desuso com o domínio dos romanos mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras. Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiu na Europa, apenas no início do século XVIII. Foram, então, criadas a escola alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e a sueca (à base de aparelhos). Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial, o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), o Turnkunst, matriz essencial da ginástica olímpica hoje praticada. A ginástica faz parte das olimpíadas desde as competições de Berlim (1936) quando foram criadas as categorias masculina, feminina, individual e por equipe (1). (1)

4 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Aparelhos Ginástica artística masculina Solo Barra fixa Cavalo com alças Imagem: BILD-BY /Fabian Hambüchen. Imagem: Jacklee / Néstor Abad / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Rick MacCharles /Ivan Ivankov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

5 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Aparelhos Ginástica artística masculina Argolas Barras paralelas Salto sobre a mesa Imagem: Jacklee / Erdenebold Ganbatyn / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Jacklee / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Yuya Kamoto / Imagem: Jacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

6 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica artística feminina Solo Salto sobre a Mesa Barras Paralelas Assimétricas Trave de Equilíbrio Imagem: Wilson Dias / Jade Barbosa / Agência Brasil. Imagem: Judy Shen http://www.cai-china.org / Shawn Johnson / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: Selo da União Soviética / Designer: Suschenko / Почта СССР, художник И. Сущенко Imagem: TheBostonianLonghorn / Alicia Sacramone / GNU Free Documentation License.

7 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Julgamento das séries O julgamento das séries é feito com base no código de pontuação da ginástica artística. A nota dada a uma série é o resultado da soma das dificuldades (D)+ Execução (E). Vamos entender: A nota de dificuldade é o somatório dos elementos que compõem a série. O valor de um elemento é dado pelo grau de dificuldade em sua execução e pode ser: A=0,10; B=0,20; C=0,30; D=0,40; E=0,50; F=0,60; G=0,70. Esses valores estão presentes no código de pontuação da modalidade. Essa nota é somada com a nota de execução, cujo início é 10, e descontados os erros da apresentação que podem variar de 0,10; 0,30 e 0,50 dependendo dos erros (pequeno, médio e grande) cometidos.

8 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Exemplo de julgamento de uma série Se um ginasta “X” executa uma série com elementos de valores: E + E + D + C + E + F + D + E, e comete 3 erros pequenos, 2 erros médios e 1 erro grande, a nota é dada da seguinte forma: Pelo código, os elementos têm valor: A=0,10; B=0,20; C=0,30; D=0,40; E=0,50; F=0,60; G=0,70, então 0,50 + 0,50 + 0,40 + 0,30 + 0,50 + 0,60 + 0,40 + 0,50= 3,70 Então, 3,70 é a nota de dificuldade ou a nota de partida. Como a nota de execução parte de 10, descontam-se 0,30 dos 3 erros pequenos; 0,60 dos erros médios e 0,50 do grande erro. Então, 10 – 1,40= 8,60 a nota de execução. Somam-se 3,70 + 8,60= 12,30 A nota final do ginasta “X” será 12,30. Com esse novo código, as famosas notas 10 foram extintas. ;

9 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=l3peNpx-SNw&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=l3peNpx-SNw&feature=related Daiane dos Santos BRA (Solo) na Qualificatória das Olimpíadas de Pequim 2008. nota: 15,275 http://www.youtube.com/watch?v=sKKs5CQtgrY&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=sKKs5CQtgrY&feature=related Diego Hipólito BRA (Solo) na Final da Copa do Mundo de Ghen Bélgica 2011. nota: 15,925 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=CGsbc4mrNWchttp://www.youtube.com/watch?v=CGsbc4mrNWc Arthur Zanetti BRA (Argolas) na Final do Campeonato Mundial de Tóquio 2011. nota: 15,600 Prata http://www.youtube.com/watch?v=_W6DwjKN2gchttp://www.youtube.com/watch?v=_W6DwjKN2gc He Kexin – China (Barras Paralelas Assimétricas) na final das Olimpíadas de Pequim 2008. nota: 16,725 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=zRzj39OIrhghttp://www.youtube.com/watch?v=zRzj39OIrhg Daniele Hipólito BRA (Trave ) na qualificatória das Olimpíadas de Pequim 2008. nota: 14,950. http://www.youtube.com/watch?v=oOKIjgX6L5Ahttp://www.youtube.com/watch?v=oOKIjgX6L5A Xiao Qin - China (Cavalo com Alças) na final das Olimpíadas de Pequim 2008. nota: 15,875 http://www.youtube.com/watch?v=faFADBftxH0&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=faFADBftxH0&feature=related Zou Kai – China (Barra Fixa) na Final do Campeonato Mundial de Tóquio 2011. nota: 16,441 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=k-POELMWCf4http://www.youtube.com/watch?v=k-POELMWCf4 Danell Leyva – USA (Barras Paralelas) na Final do Campeonato Mundial de Tóquio 2011. nota: 15,633 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=rcQd7tQT8schttp://www.youtube.com/watch?v=rcQd7tQT8sc Fei Cheng – China (Salto sobre a Mesa) qualificatória das Olimpíadas de Pequim 2008. nota: 16,000 http://www.youtube.com/watch?v=g2H3pg3PFNAhttp://www.youtube.com/watch?v=g2H3pg3PFNA Hak Seon Yang – Coreia (Salto sobre a Mesa) Final do campeonato Mundial de Tóquio 2011. nota: 16,566 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=jKvaUYyavCchttp://www.youtube.com/watch?v=jKvaUYyavCc Ginástica Artística Mirim http://www.youtube.com/watch?v=1D8DjiBFxT8&NR=1http://www.youtube.com/watch?v=1D8DjiBFxT8&NR=1 Ginástica Artística Mirim

10 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Sugestão de atividades Assistir aos vídeos sugeridos e analisar os seguintes aspectos: 1)Identificar as semelhanças e diferenças dos aparelhos da GAM e GAF com relação à utilização das capacidades físicas condicionantes: força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, velocidade e agilidade; 2)Identificar elementos ginásticos possíveis de serem executados e treinados no espaço da escola ou da comunidade e material/espaço que podem ser utilizados para a vivência desses elementos ginásticos identificados; Organizar séries simples de um ou mais aparelhos da ginástica artística improvisados para a socialização; Organizar um código de pontuação. Discutir em grupo e atribuir valores aos elementos identificados e critérios de avaliação das séries (o que é uma execução limpa e o que é considerado pequeno, médio ou grande erro e a despontuação).

11 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica rítmica É aquela que alia movimentos ginásticos, música, dança e a manipulação de aparelhos, que pode ser disputada individualmente e em conjunto (5 ginastas). A ginástica rítmica (GR) oficial é exclusivamente feminina, mas existem algumas competições de GR só para homens no Japão e nos EUA. Além das duas formas competitivas, há a ginástica rítmica de demonstração, em que homens e mulheres podem apresentar-se juntos, utilizando aparelhos oficiais, não oficiais ou ainda com as mãos livres. Imagem: Fernando Araújo / Secretaria de comunicação – Poá / Domínio Público.

12 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática História A ginástica rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não havia regras específicas nem um nome determinado. Várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da ginástica artística, misturando-os com música e utilizando aparelhos manipulativos. Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, por causa da utilização da música e da dança durante a execução dos movimentos. Em 1961, alguns países do Leste europeu organizaram o primeiro campeonato internacional da modalidade. A partir de 1963, começaram a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG e em 1984 ela é introduzida nos Jogos Olímpicos (2). (2)

13 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Aparelhos da ginástica rítmica Maça Corda Bola Arco Fita Imagem: Tsutomo Takasu / Aeon Cup / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: cs: User:Pernak1 / GNU Free Documentation License. Imagem: Tomtheobald / Yulia Raskina / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: Casey West / Creative Commons - Atribuição – Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica. Imagem: website www.laGR.com

14 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Formas de disputa A disputa na ginástica rítmica é feita individualmente e em conjunto de 5 ginastas. Individual: na disputa individual, as ginastas disputam o individual geral (a soma das notas dos 4 aparelhos) e por aparelho. A cada quatro anos, a Federação Internacional de Ginástica estabelece os quatro aparelhos do ciclo olímpico. No ciclo olímpico 2009-2012, os aparelhos da disputa individual são: bola, arco, fita e maça. Na disputa individual, a duração da série tem que ser de 1’15” a 1’30”. Um segundo a mais ou a menos é penalizado com -0,05 por cada segundo. Conjunto: na disputa de conjunto, a equipe se apresenta com 5 aparelhos iguais e com 3 + 2 aparelhos. Nesse ciclo olímpico, a disputa é feita com 5 bolas e com 3 fitas e 2 arcos. Na disputa em conjunto, a duração da série tem que ser de 2’15” a 2’30” com a mesma penalização do individual caso não seja cumprido o tempo.

15 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Julgamento das séries O julgamento das apresentações em competições de GR é feito pela avaliação de três critérios: dificuldade, valor artístico e execução. O exercício corporal e com aparelho na GR é chamado de dificuldade. Cada exercício tem um valor e a média da soma das dificuldades corporais D1 (10,00 no máximo) e das dificuldades dos aparelhos D2 (10,00 no máximo) compõem a nota de Dificuldade (10,00 no máximo). Além da dificuldade, a manipulação dos aparelhos, a relação do aparelho com as dificuldades e a relação ginasta, aparelho e música são avaliados como o valor artístico A (10,00 no máximo) e a Execução (10,00 no máximo) em que são avaliadas a falha técnica (perda do aparelho, erro na execução dos elementos corporais e do aparelho). Dessa forma, a ginasta pode atingir 30,00 como nota máxima.

16 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=U0Iuo-ke0B0http://www.youtube.com/watch?v=U0Iuo-ke0B0 Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Bola. Nota: 29,600 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=_nbkRMf67FI&NR=1http://www.youtube.com/watch?v=_nbkRMf67FI&NR=1 Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Fita. Nota: 29,400 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=FcEA3Ye--1c&NR=1http://www.youtube.com/watch?v=FcEA3Ye--1c&NR=1 Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Arco. Nota: 29,300 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=qiQ5m4obctw&NR=1http://www.youtube.com/watch?v=qiQ5m4obctw&NR=1 Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Maças. Nota: 29,600 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=IgcUR2AgTjohttp://www.youtube.com/watch?v=IgcUR2AgTjo Evgenia Kanaeva- Rússia na Final do Campeonato de Portimao- Portugal 2010 final do Aparelho Corda. Nota: 29,100 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=IdAzjQhreF4http://www.youtube.com/watch?v=IdAzjQhreF4 Angélica Kvieczynski - BRA na Final do Pan de Guadalajara 2011 final do aparelho Bola. Bronze http://www.youtube.com/watch?v=hAhM_sgWczQhttp://www.youtube.com/watch?v=hAhM_sgWczQ Conjunto Brasil 5 bolas Final Pan de Guadalajara 2011. Nota: 25,100 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=KR7KMbhh5kY&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=KR7KMbhh5kY&feature=related Conjunto Bulgária 3 fitas e 2 arcos na final do Campeonato Mundial de Ginástica rítmica em Montpellier- França 2011. Nota: 27,400 Ouro http://www.youtube.com/watch?v=q19mJco30_0&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=q19mJco30_0&feature=related Ginástica Rítmica arco Campeonato Pernambucano 2009 http://www.youtube.com/watch?v=eMe-y8lj0Qwhttp://www.youtube.com/watch?v=eMe-y8lj0Qw Ginástica Rítmica de demonstração Colégio Damas Recife.

17 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Sugestão de atividades Assistir aos vídeos em grupo e 1- identificar semelhanças e diferenças da Ginástica Rítmica com a Ginástica Artística; 2- identificar elementos corporais que mais aparecem nos diferentes aparelhos (salto, giro, equilíbrio e flexibilidade); Identificar os elementos corporais possíveis de serem executados e treinados no espaço disponível da escola e da comunidade; Organizar uma oficina de construção de material alternativo para a prática da ginástica rítmica; Organizar séries simples de ginástica rítmica para a socialização na escola e na comunidade.

18 A Ginástica acrobática integra dança, ginástica artística e elementos acrobáticos. É um esporte que exige muita força, flexibilidade, coragem e destreza dos ginastas, por causa do alto grau de dificuldade na execução dos elementos corporais. Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica acrobática Imagem: Bauken77 / GNU Free Documentation License.

19 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática História A origem da acrobacia esportiva remonta à Grécia e à China antigas, quando ginástica e acrobacia foram agrupadas pela primeira vez. Na China, a acrobacia tem forte conotação regional e existe há mais de dois mil anos. Durante esse tempo, os acrobatas chineses desenvolveram estilo próprio, pois os movimentos se originavam do modo de vida das pessoas e tinham estreita relação com o trabalho produtivo. Em 1939, a acrobacia é aceita como esporte na URSS. Em outubro de 1957, foi realizado o primeiro torneio internacional com atletas da URSS, Bulgária e Polônia (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007)

20 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Formas de disputas A ginástica acrobática pode ser disputada nos seguintes conjuntos: - Dupla: - Grupos: Mista Masculina Feminina Trio feminino Quarteto masculino Imagem: Erin Nikitchyuk / GNU Free Documentation License. Imagem: Jolijnh / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. Imagem: Bundesarchiv, Bild 183-33533-0017 / CC-BY-AS / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany. Imagem: Trampoline club du Dauphiné / GNU Free Documentation License. Imagem: State Library of Queensland/ Public Domain.

21 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Função dos ginastas Na ginástica acrobática, os integrantes da dupla e do grupo têm funções diferentes na execução das séries. Vejamos: A base: é o indivíduo que sustenta, de maneira variada, a figura acrobática; Características do ginasta base: - Indivíduo responsável que transmite confiança; - Biótipo: mediano ou longilíneo; - Muita força muscular; - Domínio da noção de centro de gravidade e de ponto de equilíbrio; - Boa flexibilidade; - Liderança. (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007) Imagem: Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany

22 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática O volante: é o integrante do conjunto que executa os movimentos acrobáticos sobre a base ou intermediário, ou após ser lançado por ele; Características do ginasta volante: - Muita coragem; - Constituição física pequena e principalmente leve; - Bom tônus e potência muscular. (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007) Imagem: Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany

23 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Os intermediários: são os integrantes do trio e do quarteto que exercem as funções tanto de base quanto de volante nos exercícios. Características do ginasta intermediário: - Menor que a base e maior que o volante; - Força física; - Flexibilidade; - Coragem; - Possuir características de base e volante. (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007) Imagem: Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany

24 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Movimentos básicos Equilíbrio: Exercício em que os parceiros formam e mantêm uma figura por pelo menos três segundos; Dinâmico: Exercício em que há uma fase de voo do volante. Imagem: Kirsten5400 / Creative Commons. Imagem: Public Domain

25 Cadeirinha Punho Pegada de braço Simples Dedos Frontal Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Pegadas Imagem: SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: http://lucia- desporto.blogspot.com/2009/01/ginstica-acrobtica-pegas.html e http://www.prof2000.pt/users/ricaela/ginacrobatica/colectiva/colectivasolo.htm

26 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Posições do Base Imagem: SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: http://ginasticaefd.blogspot.com/2010/01/postura-fundamental-do-base_05.html e http://tiagoeducacaofisica.blogspot.com/search/label/Gin%C3%A1stica%20Acrob%C3%A1tica

27 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Exercícios Básicos Pirâmide Exercício em Trio Exercício em Quarteto Imagem: SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens do site: http://ginasticaefd.blogspot.com/2010/01/figuras-basicas-na-ginastica-acrobatica.html

28 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Julgamento das séries A nota de uma série de ginástica acrobática é obtida pela soma das notas de execução, dificuldade e artística. A nota de execução é dada pela avaliação do exercício executado no que diz respeito à falta técnica (erro de execução); Na nota artística, é avaliado o exercício de mérito artístico; A nota de dificuldade é a soma dos valores dos exercícios apresentados.

29 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=mgm-4dHRL4Ihttp://www.youtube.com/watch?v=mgm-4dHRL4I Quarteto da China - Campeonato Mundial 2009 http://www.youtube.com/watch?v=lViBn7Vl9IM&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=lViBn7Vl9IM&feature=related Trio da Rússia – Campeonato Mundial de 2002 – Ouro http://www.youtube.com/watch?v=yo3KZPrTD5M&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=yo3KZPrTD5M&feature=related Crianças acrobatas da China – Excelente!!!!! http://www.youtube.com/watch?v=H3GiqHm5rQA&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=H3GiqHm5rQA&feature=related Crianças acrobatas da Ucrânia – Impressionante!!!!! http://www.youtube.com/watch?v=AaYHWNM0jOM&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=AaYHWNM0jOM&feature=related Os melhores da ginástica acrobática http://www.youtube.com/watch?v=HDOH0qtqT98http://www.youtube.com/watch?v=HDOH0qtqT98 Ginástica acrobática nas aulas de Educação Física http://www.youtube.com/watch?v=2PCQGrtQvWg&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=2PCQGrtQvWg&feature=related Festival de Ginástica

30 Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Sugestão de atividades Assistir aos vídeos e identificar 1º) a capacidade física condicionante mais utilizada nessa modalidade; 2º) as semelhanças e diferenças entre as ginásticas artística, rítmica e acrobática.. Montar grupos e organizar séries simples de ginástica acrobática (muita atenção na segurança das atividades) a serem socializadas na escola/comunidade.. Organização de festival para apresentação das séries produzidas pelos alunos da escola durante o bimestre (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática e as séries simples de ginástica).

31 Questões 1ª) Em qual ginástica esportiva os ginastas são identificados como Base, Volante e Intermediário e qual a função de cada um deles? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

32 2ª) Identifique a alternativa que contém a parte de uma apresentação que não faz parte da ginástica artística masculina: Imagem: BILD-BY /Fabian Hambüchen. Imagem: Rick MacCharles /Ivan Ivankov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: Jacklee / Erdenebold Ganbatyn / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Jacklee / Some Rights Reserved. a)b)c) d)e) Imagem: TheBostonianLonghorn / Alicia Sacramone / GNU Free Documentation License.

33 3ª) Diferencie as ginásticas Artística, Rítmica e Acrobática: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

34 4ª) Identifique a figura que não corresponde à Ginástica Rítmica: a) d) b) e) c) Imagem: Tsutomo Takasu / Aeon Cup / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: cs: User:Pernak1 / GNU Free Documentation License. Imagem: Tomtheobald / Yulia Raskina / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: website www.laGR.com Imagem: Jolijnh / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

35 SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 2Brian Greek /Shawn Johnson / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shawn _Johnson_competes.jpg 07/02/2012 4aJacklee / Néstor Abad / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:FloorE xercise-YOGArtisticGymnastics- BishanSportsHall-Singapore-20100816-01j.jpg 09/02/2012 4b e 32c Fabian Hambüchen / BILD-BY. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fabian Hambuechen-WM07.jpg 09/02/2012 4c e 32d Rick MacCharles /Ivan Ivankov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ivan_iv ankov_-_pommel_horse_-_2000.jpg 09/02/2012 5a e 32a Jacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rings- YOGArtisticGymnastics-BishanSportsHall- Singapore-20100816-09.jpg 09/02/2012 5b e 32b Jacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paralle lBars-YOGArtisticGymnastics-BishanSportsHall- Singapore-20100816-02b.jpg 09/02/2012 5cJacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vault- YOGArtisticGymnastics-BishanSportsHall- Singapore-20100816-05.jpg 09/02/2012 6aWilson Dias / Jade Barbosa / Agência Brasil. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jade_B arbosa_16072007.jpg 09/02/2012 6bSelo da União Soviética / Designer: Suschenko / Почта СССР, художник И. Сущенко http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:XXII_Sum mer_Olympics_in_Moscow._Uneven_parallel_b ars.jpg 09/02/2012 Tabela de Imagens

36 Slide1 4 Autoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 6c e 32e TheBostonianLonghorn / Alicia Sacramone /GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alicia_ Sacramone_Nationals.JPG 09/02/2012 6dJudy Shen http://www.cai-china.org / Shawn Johnson / Creative Commons Attribution 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shawn _Johnson_Olympics_Vault.jpg 09/02/2012 11Fernando Araújo / Secretaria de comunicação – Poá / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ginast ica_ritmica_em_po%C3%A1_- _s%C3%A3o_paulo_-_brasil.jpg 09/02/2012 13aCasey West / Creative Commons - Atribuição – Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Clubs.jpg 09/02/2012 13b e 34c Tomtheobald / Yulia Raskina / Creative Commons Attribution 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raskin a10-syd20000929blr-450ver2.jpg 09/02/2012 13c e 34e website www.laGR.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Kurylskaya Ball.jpg 09/02/2012 13d e 34b cs: User:Pernak1 / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gymn astika_Vy%C5%A1kov_2010.JPG 09/02/2012 13e e 34a Tsutomo Takasu / Aeon Cup / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flickr_ -_tpower1978_-_Aeon_Cup_(2).jpg 09/02/2012 Tabela de Imagens

37 SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 18Bauken77 / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gymn aestrada2007_Wolfurt08.JPG 09/02/2012 20a Erin Nikitchyuk / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chines e_Contortion_Acrobatics.jpg 09/02/2012 20bBundesarchiv, Bild 183-33533-0017 / CC-BY-AS / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bunde sarchiv_Bild_183-33533- 0017,_Leipzig,_DHfK,_Bodenturnen.jpg 09/02/2012 20cTrampoline club du Dauphiné / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acro- tcd.JPG 09/02/2012 20d e 34d Jolijnh / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wedst rijd_acrogym.jpg 09/02/2012 20eState Library of Queensland/ Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:StateLi bQld_1_115964_Swimmers_watching_a_gymn astic_display_at_Burleigh_Heads,_ca._1924.jpg 09/02/2012 21Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fototh ek_df_roe- neg_0006357_021_Turnvorf%C3%BChrung_(Ak robatik).jpg 09/02/2012 22Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fototh ek_df_roe- neg_0006760_031_Akrobatische_Darbietung_b ei_der_Festivit%C3%A4t_zum_6.jpg 09/02/2012 Tabela de Imagens

38 SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 23Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fotot hek_df_roe- neg_0006357_024_Turnvorf%C3%BChrung_(Ak robatik).jpg 09/02/2012 24aPublic Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cheer leading_at_UP_theater.jpg 09/02/2012 24bKirsten5400 / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cheer Twist.png 09/02/2012 25SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: http://lucia- desporto.blogspot.com/2009/01/ginstica- acrobtica-pegas.html e http://www.prof2000.pt/users/ricaela/ginacrob atica/colectiva/colectivasolo.htm Acervo SEE-PE10/02/2012 26SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: http://ginasticaefd.blogspot.com/2010/01/post ura-fundamental-do-base_05.html e http://tiagoeducacaofisica.blogspot.com/searc h/label/Gin%C3%A1stica%20Acrob%C3%A1tica Acervo SEE-PE12/03/2012 27SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens do site: http://ginasticaefd.blogspot.com/2010/01/figu ras-basicas-na-ginastica-acrobatica.html Acervo SEE-PE12/03/2012 Tabela de Imagens


Carregar ppt "Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google