Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SINAES Mudança de paradigmas
Por uma ético-epistemologia da avaliação SINAES CONAES/INEP/DEAES
2
Avaliação para formação e desenvolvimento social
Complexidade: epistemológica, técnica, ética, política... Toda prática social (avaliação) é carregada de valores (subjetividade) Ciência “neutra” é máquina cega
3
Avaliação: Fundação de valores
Opera com valores (afirma/nega) De acordo com visões de mundo Interessa a todos os indivíduos Induz comportamentos Modela sistemas, instituições, currículos....
4
Concepções contraditórias
Educação como benefício públicosociedade é a referência Educação como benefício privadoindivíduo e empresa são referências
5
FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO Bem público: Bem privado: Autonomia
Cidadania Solidariedade Identidade nacional Responsabilidade social Bem privado: Sucesso individual Lucro Competitividade Empresa/mercado
6
PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO
HEURÍSTICO: Busca a formação (melhoria) Avaliação formativa Participação (sujeitos) EXPERIMENTALISTA Busca o controle Avaliação somativa Quantidade de produtos e rendimentos
7
PARADIGMA HEURÍSTICO DE AVALIAÇÃO: ÊNFASES
Qualitativo e plurirreferencial Naturalista Fenomenológico Subjetivista (intersubjetividade)
8
PARADIGMA EXPERIMENTALISTA: ÊNFASES
Quantitativo e monorreferencial Objetivista (indiferente aos resultados) Conformidade com a norma (conservadorismo)
9
HEURÍSTICO Centralidade: sujeito (envolve todos os protagonistas)
Avaliação formativa, função ético-política Busca de compreensão holística Valoriza processos, representações, vivências, participação social... Combina procedimentos quantitativos/qualitativos
10
EXPERIMENTALISTA - HEURÍSTICO + EXPERIMENTALISTA
Centralidade: objeto (produto) Avaliação somativa, função tecnoburocrática: controle Só o mensurável existe. Objetividade = verdade, neutralidade, verificabilidade Classificação (ranking): orientação p/ clientes/mercado - HEURÍSTICO + EXPERIMENTALISTA Quantidade/qualidade: dimensões co-essenciais e interdependentes Transformar quantitativo em qualitativo, números em dados Interrogação s/ sentidos dos produtos, processos, causalidades, possibilidades... melhoria
11
HEURÍSTICO + EXPERIMENTALISTA
Quantidade/qualidade: dimensões co-essenciais e interdependentes Transformar quantitativo em qualitativo, números em dados Interrogação s/ sentidos dos produtos, processos, causalidades, possibilidades... melhoria
12
EXPLICAÇÃO E IMPLICAÇÃO
Explicação passagem necessária da compreensão.Todo sem as partes não é nada Partes sem o todo não é nada. Ratio e Pathos. E, não OU
13
EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: INTERATUAÇÃO
Problema não é a objetividade como dimensão do real e idéia regulativa, e, sim, o objetivismo como A verdade científica; problema não é o método experimental, mas, sim, o experimentalismo como único meio de conhecer
14
PARTICIPAÇÃO: PARADIGMA EXPERIMENTALISTA
Indivíduos são submetidos à avaliação; fornecem informações; não elaboram/discutem/emitem juízos, não se responsabilizam Instrumentos elaborados exteriormente Informações e resultados processados exteriormente
15
PARTICIPAÇÃO: PARADIGMA HEURÍSTICO
Sujeitos sociais: professores, estudantes, técnicos, membros sociedade (protagonistas) Participação ativa em todas fases Processo de construção social Engajamento, compromisso, responsabilidade coletiva
16
PARTICIPAÇÃO: CONDIÇÕES
Garantia de liberdade comunicativa Motivação: utilidade e valor Compromisso coletivo com a aprendizagem Infra-estrutura (meios, tempo, apoio político
17
AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA E REGULAÇÃO
Socialização e democratização Autonomia cidadã e institucional + heteronomia ( Estado e sociedade) Avaliação interna participativa + externa (Estado, pares acadêmicos, membros sociedade organizada) Legitimidade técnica e ética
18
ARTICULAÇÃO Articula corpo social, funções, dimensões, instrumentos, momentos, sentidos internos e relações externas... Imagem unitária, compreensão de conjunto Condição p/construção do sistema
19
OBRIGADO JOSÉ DIAS SOBRINHO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.