A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SINAES Mudança de paradigmas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SINAES Mudança de paradigmas"— Transcrição da apresentação:

1 SINAES Mudança de paradigmas
Por uma ético-epistemologia da avaliação SINAES CONAES/INEP/DEAES

2 Avaliação para formação e desenvolvimento social
Complexidade: epistemológica, técnica, ética, política... Toda prática social (avaliação) é carregada de valores (subjetividade) Ciência “neutra” é máquina cega

3 Avaliação: Fundação de valores
Opera com valores (afirma/nega) De acordo com visões de mundo Interessa a todos os indivíduos Induz comportamentos Modela sistemas, instituições, currículos....

4 Concepções contraditórias
Educação como benefício públicosociedade é a referência Educação como benefício privadoindivíduo e empresa são referências

5 FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO Bem público: Bem privado: Autonomia
Cidadania Solidariedade Identidade nacional Responsabilidade social Bem privado: Sucesso individual Lucro Competitividade Empresa/mercado

6 PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO
HEURÍSTICO: Busca a formação (melhoria) Avaliação formativa Participação (sujeitos) EXPERIMENTALISTA Busca o controle Avaliação somativa Quantidade de produtos e rendimentos

7 PARADIGMA HEURÍSTICO DE AVALIAÇÃO: ÊNFASES
Qualitativo e plurirreferencial Naturalista Fenomenológico Subjetivista (intersubjetividade)

8 PARADIGMA EXPERIMENTALISTA: ÊNFASES
Quantitativo e monorreferencial Objetivista (indiferente aos resultados) Conformidade com a norma (conservadorismo)

9 HEURÍSTICO Centralidade: sujeito (envolve todos os protagonistas)
Avaliação formativa, função ético-política Busca de compreensão holística Valoriza processos, representações, vivências, participação social... Combina procedimentos quantitativos/qualitativos

10 EXPERIMENTALISTA - HEURÍSTICO + EXPERIMENTALISTA
Centralidade: objeto (produto) Avaliação somativa, função tecnoburocrática: controle Só o mensurável existe. Objetividade = verdade, neutralidade, verificabilidade Classificação (ranking): orientação p/ clientes/mercado - HEURÍSTICO + EXPERIMENTALISTA Quantidade/qualidade: dimensões co-essenciais e interdependentes Transformar quantitativo em qualitativo, números em dados Interrogação s/ sentidos dos produtos, processos, causalidades, possibilidades... melhoria

11 HEURÍSTICO + EXPERIMENTALISTA
Quantidade/qualidade: dimensões co-essenciais e interdependentes Transformar quantitativo em qualitativo, números em dados Interrogação s/ sentidos dos produtos, processos, causalidades, possibilidades... melhoria

12 EXPLICAÇÃO E IMPLICAÇÃO
Explicação passagem necessária da compreensão.Todo sem as partes não é nada Partes sem o todo não é nada. Ratio e Pathos. E, não OU

13 EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: INTERATUAÇÃO
Problema não é a objetividade como dimensão do real e idéia regulativa, e, sim, o objetivismo como A verdade científica; problema não é o método experimental, mas, sim, o experimentalismo como único meio de conhecer

14 PARTICIPAÇÃO: PARADIGMA EXPERIMENTALISTA
Indivíduos são submetidos à avaliação; fornecem informações; não elaboram/discutem/emitem juízos, não se responsabilizam Instrumentos elaborados exteriormente Informações e resultados processados exteriormente

15 PARTICIPAÇÃO: PARADIGMA HEURÍSTICO
Sujeitos sociais: professores, estudantes, técnicos, membros sociedade (protagonistas) Participação ativa em todas fases Processo de construção social Engajamento, compromisso, responsabilidade coletiva

16 PARTICIPAÇÃO: CONDIÇÕES
Garantia de liberdade comunicativa Motivação: utilidade e valor Compromisso coletivo com a aprendizagem Infra-estrutura (meios, tempo, apoio político

17 AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA E REGULAÇÃO
Socialização e democratização Autonomia cidadã e institucional + heteronomia ( Estado e sociedade) Avaliação interna participativa + externa (Estado, pares acadêmicos, membros sociedade organizada) Legitimidade técnica e ética

18 ARTICULAÇÃO Articula corpo social, funções, dimensões, instrumentos, momentos, sentidos internos e relações externas... Imagem unitária, compreensão de conjunto Condição p/construção do sistema

19 OBRIGADO JOSÉ DIAS SOBRINHO


Carregar ppt "SINAES Mudança de paradigmas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google