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II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade

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Apresentação em tema: "II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade
Concepção e Metodologia de Autoavaliação dos Cursos e Programas na UP

2 Objectivos do uso do Manual
Uniformização dos processos da autoavaliação Política institucional Política macional (SINAQES)

3 Histórico Socialização nas delegações, faculdades e escolas
Conselho de reitores I Seminário Nacional da Autoavaliação e Qualidade Seminários de divulgação da metodologia da autoavaliação na UP Experiência da UP na avaliação interna

4 Constituição Natureza da autoavaliação;
Princípios da autoavaliação na UP; Pilares da visão institucional sobre a autoavaliação; Funções da autoavaliação; Estrutura de gestão da autoavaliação da UP; Dimensões da autoavaliação;

5 Constituição Métodos da autoavaliação; Processos de autoavaliação;
Estrutura do Projecto de autoavaliação; Estrutura do relatório de autoavaliação; Seminário Nacional da Autoavaliação e Qualidade;

6 Instrumentarium O documento encerra com as fontes e um conjunto de apêndices, designadamente: (i): Padronização das evidências; (ii) Roteiro de verificação das evidências; (iii) Questionário aos estudantes; (iv) Questionário aos docentes; (v) Questionário aos graduados; (vi) Guiões de entrevista e (vii): Roteiros dos grupos focais.

7 Funções Classificativa (acreditação)
Autosuperativa: desenvolvimento institucional. Análise FOFA e Plano de Melhoria (CNAC)

8 Pilares da autoavaliação (UP)
Cultura e clima institucional Qualidade da acção Desenvolvimento institucional Pensamento institucional

9 Metodologia (Ponto Crítico)
Autoavaliação como processo cíclico e contínuo, com diferentes momentos (i) recolha das evidências, (ii) interpretação das evidências, (iii) identificação de tarefas de mudança (plano de melhoria) e (iv) reformulação do plano estratégico.

10 Metodologia Recolha de evidência: método de obsevação sistemática e de análise documental Interpretação de evidência: inquérito (questionário, entrevista), grupos focais, método estatístico Identificação das tarefas de mudança: diálogo institucional e identificação institucional Revisão do plano de acção: FOFA e Plano de melhoria

11 Estrutura operativa CAQUP Comissões centras da UO/Academicas
Comissões de AA dos cursos, programs e projectos Pontos focais

12 Dimensões da Autoavaliação (Ponto Critico)
Missão; Gestão; Currículo; Pesquisa e extensão; Corpo docente; Corpo discente; CTA; Infraestruturas; Internacionalização.

13 Princípios Participação: constituição das comissões
Complementaridade metodológica: abordagem qualitativa e quantitativa (Validade e fidedignidade dos resultados) Cruzamento entre evidências e tendências perceptivas Centro na pessoa, para além dos processos (autoavaliação) Desenvolvimento da cultura de autoavaliação (educação)

14 Desafios Documentação dos processos (actas, relatórios, etc)
Organização das evidências Interpretação das evidências (descrição e análise) Interpretação dos dados do questionário através dos índices perceptivos Dimensão da Missão (falta de evidências)

15 Desafios Maximização da autoavaliação para o desenvolvimento institucional Seguimento do cíclo metodológica Combinação da descrição e análise

16 Seminário Nacional de Autoavaliação e Qualidade
Os resultados obtidos do processo da autoavaliação deverão conduzir ao Seminário Nacional da Autoavaliação e Qualidade na UP, a ser realizado de dois em dois anos. Este Seminário tem a função de assessoria à planificação institucional e à Reitoria, tendo os seguintes termos de referência:

17 Seminário Nacional de Autoavaliação e Qualidade
Apreciação e aprovação do relatório global de qualidade e reflexão sobre os resultados da autoavaliação e suas consequências institucionais; Análise dos relatórios de avaliação externa; Análise das implicações institucionais de acreditação ou desacreditação de cursos;

18 Seminário Nacional de Autoavaliação e Qualidade
Análise das necessidades de restruturação da acção institucional; Reconstrução da visão estratégica; Reconstrução do plano estratégico da instituição; Definição de novas políticas.


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