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Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória A história do conhecimento não pode ser contada.

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1 Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória A história do conhecimento não pode ser contada em uma trajetória linear; As transformações sucessivas por que têm passado as ciências demonstram irregularidades e rupturas; A história do conhecimento não pode ser contada em uma trajetória linear; As transformações sucessivas por que têm passado as ciências demonstram irregularidades e rupturas;

2 Objetivo deste Trabalho (...) nosso objetivo geral neste trabalho é, ao tentar (re)construir esse diálogo ou contraposição, sistematizar minimamente uma reflexão acerca das seguintes questões: 1 - A que insuficiências da Análise de Conteúdo se procurou responder com uma nova perspectiva discursiva? 2 - Em que sentido a abordagem da Análise de Conteúdo teria contribuído para as práticas hoje desenvolvidas pela Análise do Discurso? (...) nosso objetivo geral neste trabalho é, ao tentar (re)construir esse diálogo ou contraposição, sistematizar minimamente uma reflexão acerca das seguintes questões: 1 - A que insuficiências da Análise de Conteúdo se procurou responder com uma nova perspectiva discursiva? 2 - Em que sentido a abordagem da Análise de Conteúdo teria contribuído para as práticas hoje desenvolvidas pela Análise do Discurso?

3 Metodologia O percurso da análise bibliográfica de duas obras de referência em Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: BARDIN, Laurence; L’analyse de contenu. Paris: PUF, 1995; MAINGUENEAU, Dominique; Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas: Editora Pontes /Unicamp, 1997, 3ª ed. O percurso da análise bibliográfica de duas obras de referência em Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: BARDIN, Laurence; L’analyse de contenu. Paris: PUF, 1995; MAINGUENEAU, Dominique; Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas: Editora Pontes /Unicamp, 1997, 3ª ed.

4 “O gesto inaugural” da chamada Análise do Discurso Foi empreendido neste duplo sentido: a construção de um outro olhar sobre as práticas linguageiras e o redimensionamento do objeto de análise. A trajetória da Análise do Discurso, passa pela necessária consolidação das opções teórico-metodológicas que vem sendo capaz de realizar, instituindo no novo espaço epistemológico produzido no âmbito dos estudos da linguagem um processo de rupturas e continuidades em relação a uma certa tradição, o que exige reiterados momentos de legitimação.

5 A Análise de Conteúdos A análise de Conteúdos se defini como um “conjunto de técnicas de análise das comunicações” (quantitativos ou não) que aposta no rigor do método como forma de não se perder na heterogeneidade de seu objeto, visa obter, por procedimentos, sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores e conhecimentos relativos às condições de variáveis inferidas na mensagem. (Bardin, 1977, p. 31)

6 A Análise de Conteúdos A Análise de Conteúdo se funda como um modelo duro, rígido, de corte positivista, herdeiro, como dissemos, de um ideal preconizado pelo Iluminismo. Centra-se, sobretudo, na crença de que a “neutralidade” do método seria a garantia de obtenção de resultados mais precisos. Associação de análise quantitativa à objetividade. A Análise de Conteúdos A Análise de Conteúdo se funda como um modelo duro, rígido, de corte positivista, herdeiro, como dissemos, de um ideal preconizado pelo Iluminismo. Centra-se, sobretudo, na crença de que a “neutralidade” do método seria a garantia de obtenção de resultados mais precisos. Associação de análise quantitativa à objetividade.

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8 Análise de Conteúdos e Ideologia A explicitação de um ponto de vista, qualquer que seja a ótica explicitada, desvirtua os rumos da análise, ou seja, a ideologia é vista como o descaminho da descoberta científica. “Estes dois polos, desejo de rigor e necessidade de descobrir, de adivinhar, de ir além das aparências, expressam as linhas de força do seu desenvolvimento histórico e o aperfeiçoamento que, atualmente, ainda a faz oscilar entre duas tendências”. Análise de Conteúdos e Ideologia A explicitação de um ponto de vista, qualquer que seja a ótica explicitada, desvirtua os rumos da análise, ou seja, a ideologia é vista como o descaminho da descoberta científica. “Estes dois polos, desejo de rigor e necessidade de descobrir, de adivinhar, de ir além das aparências, expressam as linhas de força do seu desenvolvimento histórico e o aperfeiçoamento que, atualmente, ainda a faz oscilar entre duas tendências”.

9 A Análise de Conteúdo A principal pretensão da Análise de Conteúdo é vislumbrada na possibilidade de fornecer técnicas precisas e objetivas que sejam suficientes para garantir a descoberta do verdadeiro significado. Na análise de Conteúdo, enquanto concepção de ciência, constitui-se uma prática que se pretende neutra no plano do significado do texto, na tentativa de alcançar diretamente o que haveria por trás do que se diz. A Análise de Conteúdo A principal pretensão da Análise de Conteúdo é vislumbrada na possibilidade de fornecer técnicas precisas e objetivas que sejam suficientes para garantir a descoberta do verdadeiro significado. Na análise de Conteúdo, enquanto concepção de ciência, constitui-se uma prática que se pretende neutra no plano do significado do texto, na tentativa de alcançar diretamente o que haveria por trás do que se diz.

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11 A Crítica às Opções metodológicas -Concepção de linguagem como representação de uma realidade a priori; -A não-problematização das perguntas; -Vinculada à não-problematização do inquérito diz respeito ao fato de que o modo de apresentação das perguntas contribui para um apagamento do pesquisador como coparticipante da situação de entrevista. A Crítica às Opções metodológicas -Concepção de linguagem como representação de uma realidade a priori; -A não-problematização das perguntas; -Vinculada à não-problematização do inquérito diz respeito ao fato de que o modo de apresentação das perguntas contribui para um apagamento do pesquisador como coparticipante da situação de entrevista.

12 Paralelos entre Análise de Conteúdos e Análise do Discurso

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14 Contrapontos entre Análise de Conteúdos e Análise do Discurso “Um dos pontos nodais de ruptura que permitiram a constituição da Análise do Discurso como disciplina no campo dos estudos da linguagem foi o afastamento da idéia de um sujeito que pudesse fazer escolhas, pois o que interessa ao novo campo de saberes constituído é a descrição das vozes que ressoam, atravessam e abalam a ilusão de unidade que se apresenta nos enunciados, denunciando as falácias de uma ótica que priorize o ideal cartesiano de um sujeito da razão”. ( DEUSDARÁ & ROCHA, 2005, p. 317) Contrapontos entre Análise de Conteúdos e Análise do Discurso “Um dos pontos nodais de ruptura que permitiram a constituição da Análise do Discurso como disciplina no campo dos estudos da linguagem foi o afastamento da idéia de um sujeito que pudesse fazer escolhas, pois o que interessa ao novo campo de saberes constituído é a descrição das vozes que ressoam, atravessam e abalam a ilusão de unidade que se apresenta nos enunciados, denunciando as falácias de uma ótica que priorize o ideal cartesiano de um sujeito da razão”. ( DEUSDARÁ & ROCHA, 2005, p. 317)

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16 COMO FAZER CIÊNCIA SOB TAIS PERPECTIVAS?

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


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