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Textos das aulas: Flick, W. Desenho na pesquisa qualitativa. (Cap

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Apresentação em tema: "Textos das aulas: Flick, W. Desenho na pesquisa qualitativa. (Cap"— Transcrição da apresentação:

1 Textos das aulas: Flick, W. Desenho na pesquisa qualitativa. (Cap
Textos das aulas: Flick, W. Desenho na pesquisa qualitativa. (Cap. 7)       MINAYO, Cecília. Pesquisa social. (Capítulo 4)

2 Análise de dados na pesquisa
Antes da análise  o pesquisador deve realizar uma avaliação do material construído. TEORIAS  CATEGORIAS  ANÁLISE Quando você analisa… - Compara  * diferentes entrevistas / respostas * numa mesma entrevista, diferentes relatos * semelhança entre entrevistas - Generaliza  refletir sobre os limites de seus dados e amostra - Triangulação - Qualidade  postura reflexiva em sua prática com os dados, avaliando criticamente o seu próprio papel de pesquisador.

3 CODIFICAÇÃO e CATEGORIZAÇÃO
- Escrita  todo o material escrito é relevante. - Desenho básico CODIFICAÇÃO e CATEGORIZAÇÃO RECURSOS E OBSTÁCULOS  * Tempo e recursos; * Perguntas não claras; * Perceber que você não obteve as respostas que desejava;

4 Análise de dados (Conversação, Discurso e Documentos)
Construir um corpus de material Inventário de vários exemplares e depois os comparar entre si para encontrar princípios regulares e estruturais. Escrita TEORIA  CATEGORIAS  ANÁLISE EIXOS DE ANÁLISE

5 Vivências e Perspectivas a partir da lei “Maria da Penha”
EXEMPLO: Memórias do Feminino: Vivências e Perspectivas a partir da lei “Maria da Penha” Vanessa Ferreira Gomes Objeto As concepções subjetivas, construídas pela memória social, de mulheres em situação de violência conjugal, acerca de sua identidade, e as implicações na relação conjugal violenta, assim como nas expectativas em relação às medidas judiciais. Público Alvo Mulheres em situação de violência conjugal, residentes em Nova Iguaçu e que solicitaram medidas protetivas no Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Nova Iguaçu.

6 Objetivo Geral Analisar as concepções acerca de uma identidade feminina construída pela memória social, identificando os fatores que levaram à denúncia e compreendendo as expectativas quanto às medidas judiciais de mulheres em situação de violência conjugal que denunciaram seus parceiros e solicitaram medidas protetivas de urgência, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

7 Metodologia Pesquisa qualitativa História de vida tópica ➪ Minayo (1992) Análise de conteúdo 5 Casos indicados pela equipe multidisciplinar do Juizado Entrevistas na sede de atendimentos da equipe multidisciplinar

8 Estrutura 1 – MEMÓRIAS DE UMA IDENTIDADE FEMININA Halbwachs, Pollak, Maffesoli, ButlerCosta, Rohden e Caulfield. 2 – O CAMPO JURÍDICO, A GARANTIA DE DIREITOS E AS MULHERES IGUAÇUANAS Bourdieu(1989), Debert (2008), Lei /2006 3 – MULHERES IGUAÇUANAS: ENTRE A REPRODUÇÃO E A PRODUÇÃO

9 ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS SEGUNDO AS CATEGORIAS:
CATEGORIAS TEÓRICAS: GÊNERO / IDENTIDADE / DIREITOS / POLÍTICA PÚBLICA / MEMÓRIA SOCIAL. ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS SEGUNDO AS CATEGORIAS: Memórias de pessoas de referência na história de vida; Concepção de uma identidade feminina; Reprodução de comportamentos seguindo modelos preestabelecidos; Fatores que desencadearam a denúncia; Expectativas em relação ao resultado do processo judicial e ressignificação da concepção de identidade feminina.

10 Análise…  Buscar o que é homogêneo e diferente  DESCREVER / ANALISAR / INTERPRETAR  Interpretação = ponto de partida e ponto de chegada Análise / Interpretação  durante todo o processo da pesquisa  Verificar se o material coletado e analisado revela qualidade.

11 Análise de Conteúdo… Início do século XX  Bardin  viés quantitativo
Descobrir o que está por trás dos conteúdos manifestos  ultrapassar o nível das aparências. Há várias maneiras de analisar conteúdos: Análise representacional ou Análise de avaliação Medir atitudes do locutor  linguagem reflete quem a utiliza. Análise de expressão Existe relação entre o discurso e as características do locutor e seu meio. Análise de Enunciação Análise das estruturas da fala / COMUNICAÇÃO = PROCESSO Análise Temática: Conceito central é o tema. Unidades de registro = Decomposição da mensagem / Palavra = unidade Unidades de Contexto = Compreender o contexto do qual a mensagem faz parte.

12 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS…
Categorização  Decompor o material a ser analisado em partes; Distribuir as partes em categorias; Fazer uma descrição do resultado da categorização. As categorias devem ser EXAUSTIVAS, EXCLUSIVAS, CONCRETAS e ADEQUADAS. Inferência  dedução / aceitação de uma proposição. Quem diz o que? A quem? Como? Com que efeito? Descrição Interpretação  produção de conhecimento

13 Neste sentido, o pesquisador irá realizar …
LEITURA COMPREENSIVA Visão de totalidade / conjunto Apreender particularidades Elaborar pressupostos iniciais Determinar conceitos teóricos EXPLORAÇÃO DO MATERIAL Distribuir frases e textos Fazer o diálogo entre as partes do texto Identificar (através das inferências) os núcleos de sentidos Dialogar os núcleos de sentidos com os pressupostos iniciais Analisar os diferentes núcleos de sentidos Reagrupar o texto por eixos / temas Elaborar uma redação por tema Síntese interpretativa

14 Método de Interpretação de Sentidos…
Perspectiva das correntes compreensivas das Ciências Sociais; Teoria da Interpretação de Geertz  HOMEM “AMARRADO” POR UMA TEIA DE SIGNIFICADOS. Interpretação  compreensão destas relações. Caminhos para a interpretação…  Leitura compreensiva Exploração do material  1. Identificar e problematizar ideias. 2. Busca de sentidos + amplos 3. Diálogo entre as ideias problematizadas e o referencial teórico  Síntese Interpretativa

15 Como construir as categorias de análises?

16 Desde que me entendo por gente, tenho… a. dificuldade com..
Fonte: Desde que me entendo por gente, tenho… a. dificuldade com.. b. facilidade com… 3) Meu traço mais marcante para… a. os outros é… b. para mim é… 4) Hoje em dia… a. meu maior medo é… b. minha maior coragem é… 6) O que me faz… a. mais feliz é… b. mais infeliz é…


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