Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pesquisa em Psicologia
Prof. Felipe Gonçalves
2
Validade em Pesquisa Tem origem nos métodos quantitativos, nos quais a validade corresponde ao grau em que a medida está livre de. A validade se refere à semelhança entre o conceito e suas medidas, ao grau em que uma medida representa precisamente o que se espera dela.
3
Validade em Pesquisa Em pesquisas quantitativas a validade é um atributo se relacionado à objetividade, à possibilidade de repetição do experimento, ao fato de a pesquisa estar aberta à verificação por outras pessoas e à capacidade de generalização.
4
Validade em Pesquisa Em pesquisas qualitativas, a concepção de validade assume formas distintas, pois a discussão sobre escalas de medição não se aplica a métodos qualitativos, sendo necessária a compreensão da validade em outra perspectiva. Nesse sentido, em pesquisas qualitativas, verificar a validade seria determinar se ela mede verdadeiramente o que o pesquisador propôs-se a medir, se seus processos metodológicos são coerentes e seus resultados são consistentes. (Ollaik e Ziller, 2012)
5
Validade Interna e Externa Das pesquisas
Validade externa: diz respeito ao grau de generalização dos resultados de um estudo em particular, para outros contextos. “Os resultados dessa pesquisa podem ser aplicados a outros grupos e contextos?”
6
Validade Interna e Externa das pesquisas
Validade Interna: Até que ponto os resultados de um estudo são corretos para a amostra de pacientes estudados. Se aplica às condições daquele grupo em particular, e não, necessariamente, a outros grupos. A validade interna é determinada pela qualidade do planejamento e da execução do estudo, incluindo adequada coleta e análise dos dados.
7
Validade Interna e Externa das pesquisas
Existe uma relação entre validade interna e metodologia da pesquisa, assim como entre validade externa e a generalização.
8
Variáveis variável é qualquer coisa que pode ser classificado ou medido em duas ou mais categorias: exemplos de variáveis: estatura, estado civil, nível de escolaridade, agressividade, introversão, conservadorismo político, nível intelectual etc. Nas pesquisas experimentais, quase-experimentais e correlacionais, trata-se de estabelecer relações entre variáveis. As Variáveis são de tipo Dependente e Independente.
9
Variáveis Variável independente: aquela que exerce influência sobre outra variável, determinando ou afetando a segunda. Fator determinante para que ocorra um determinado resultado; condição ou causa para um determinado efeito ou conseqüência; é o estímulo que condiciona uma resposta.
10
Variáveis Variável dependente: É o elemento que surge, se altera ou desaparece quando o investigador introduz, modifica ou remove a variável independente. Fator ou propriedade que é efeito, resultado, conseqüência ou resposta de uma variável dependente; não é manipulada, mas é o efeito observado como resultado da manipulação da variável independente.
11
Variáveis Em um delineamento experimental, controla-se a variável independente, e registra-se a variável dependente (o resultado do controle da variável independente).
12
Delineamento de Pesquisa
É o plano, o esboço geral no qual são indicados os princípios metodológicos a serem seguidos a partir dos objetivos da pesquisa. O delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, envolvendo tanto a sua diagramação quanto a previsão de análise e interpretação dos dados.
13
TIPOS DE DELINAMENTOS Levantamento PESQUISA DESCRITIVA Correlação
Quase-experimentais Experimentais PESQUISA EXPERIMENTAL
14
Delineamento de Pesquisa
Temos ainda o Estudo de Caso, a Pesquisa-ação, e a Pesquisa intervenção, que dependendo do tipo de classificação adotada, podem ou não estar incluídas nas pesquisas ditas descritivas.
15
DELINEAMENTO DE LEVANTAMENTO
É o tipo mais simples de pesquisa, já que visa identificar quais variáveis constituem uma determinada realidade. Ex.: Pesquisa de opinião, intenção de voto. Grupo Procedimento Adolescentes grávidas (N = 50) Idade, Religião, Constituição Familiar, Idade do pai da criança, Escolaridade de ambos...etc.
16
DELINEAMENTO CORRELACIONAL
É uma forma de pesquisa descritiva em que se compara a ocorrência de algumas variáveis em dois momentos ou situações diferentes em um contexto natural. Busca descrever a ocorrência conjunta de componentes dos fenômenos, mas não propicia dados que determinam se as relações são ou não causais.
17
DELINEAMENTO CORRELACIONAL
Problema: Qual a relação entre separação dos pais e agressividade em crianças? Hipóteses: Crianças cujos pais são separados são muito agressivas. Variáveis antecedente e conseqüentes: separação dos pais e agressividade; Delineamento: correlacional Validade externa: Alta Validade Interna: Baixa separado
18
DELINEAMENTO CORRELACIONAL - CARACTERÍSTICAS -
Trabalha com variáveis antecedentes e conseqüente; Possui alta validade externa; Possui baixa validade interna; Ausência de manipulação de grupos; Tem uma maior aproximação empírica do comportamento social, já que a observação se dá no seu contexto natural; Há uma compensação da falta de controle das variáveis através do uso de métodos de controle estatístico.
19
Sentido da correlação A correlação pode ser classificada quanto ao seu sentido, em positiva ou negativa. Uma correlação positiva indica que os respondentes que obtiveram escores altos na variável X tende a obter escores também altos na variável Y.
20
Vantagens do método correlacional
Só trabalha com um grupo; É barato e rápido; É um método feito no próprio ambiente, sem controle experimental; Não manipula as variáveis; Alto poder de generalização.
21
Desvantagens do método correlacional
Não há controle das variáveis espúrias; Não verifica a relação causa e efeito;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.