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MARKETING II A3 – PESQUISA DE MERCADO.

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Apresentação em tema: "MARKETING II A3 – PESQUISA DE MERCADO."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING II A3 – PESQUISA DE MERCADO

2 TRATA-SE DE UM TERMÔMETRO QUE ACOMPANHA AS OSCILAÇÕES DO MARKETING.
MARKETING II COMO VIMOS O SIM É USADO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DE MERCADO, ORIENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E CONTROLE DO DESEMPENHO DE UMA EMPRESA. TRATA-SE DE UM TERMÔMETRO QUE ACOMPANHA AS OSCILAÇÕES DO MARKETING.

3 MUITAS VEZES É NECESSÁRIO QUE PESQUISADORES COLETEM DADOS NO CAMPO.
MARKETING II PORÉM NEM SEMPRE AS INFORMAÇÕES CONSEGUIDAS PELO MARKETING OU DISPONÍVEIS NO MERCADO RESPODEM AS INDAGAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ANDAMENTO DA EMPRESA. MUITAS VEZES É NECESSÁRIO QUE PESQUISADORES COLETEM DADOS NO CAMPO.

4 UMA EMPRESA PODE AVALIAR ATRAVÉS DO SIM QUE SUAS VENDAS DECLINANDO.
MARKETING II POR EXEMPLO: UMA EMPRESA PODE AVALIAR ATRAVÉS DO SIM QUE SUAS VENDAS DECLINANDO. AS INFORMAÇÕES DOS JORNAIS REVELAM QUE O MERCADO ESTÁ AQUECIDO E EM CRESCIMENTO.

5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
OS GRÁFICOS GERADOS MOSTRAM QUE HÁ TENDÊNCIA A QUEDA E PERDA DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES. OS DADOS NÃO REVELAM PORQUE A EMPRESA ESTÁ PERDENDO PARTICIPAÇÃO E CLIENTES.

6 COMO A EMPRESA IDENTIFICA OS PRINCIPAIS MOTIVOS?
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING COMO A EMPRESA IDENTIFICA OS PRINCIPAIS MOTIVOS? MUITAS VEZES HÁ NECESSIDADE DE QUE SEJA FEITA UMA PESQUISA NO MERCADO A FIM DE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CAUSAS.

7 PESQUISA DE MERCADO A PESQUISA É UMA DAS FERRAMENTAS DE MARKETING MAIS IMPORTANTES PARA QUE UMA EMPRESA AJUSTE SUAS OFERTAS, NECESSIDADES E TENDÊNCIAS DE MERCADO. TRATA-SE DE UM MÉTODO DE COLETA FORMAL QUE SE DESENVOLVEU MUITO COM O MARKETING MODERNO.

8 PESQUISA DE MERCADO PESQUISA DE MARKETING
PESQUISA DE MERCADO X PESQUISA DE MKT É o processo de ouvir a voz do mercado e transmitir à administração apropriada informações a respeito.Referem-se ao ambiente mais amplo em que atuam a empresa. PESQUISA DE MERCADO Trata de questões relacionadas ao marketing, como desempenho da força de vendas, resultados da propaganda, percepções dos clientes, seleção de locais de ponto de venda, etc. PESQUISA DE MARKETING

9 PESQUISA DE MERCADO X PESQUISA DE MKT
O AUTOR ALEXANDRE LUZZI LAS CASAS, DESENVOLVEU UMA DEFINIÇÃO QUE INCLUI OS ASPECTOS RELACIONADOS TANTO A PESQUISA DE MERCADO QUANTO PESQUISA DE MARKETING: UMA FORMA SISTEMÁTICA DE COLETA, REGISTRO E ANÁLISE DE DADOS RELATIVOS AOS PROBLEMAS E OPORTUNIDADES DE MARKETING E PODE SER REALIZADA DE FORMA CONSTANTE (PAINÉIS) OU PARA RESOLVER PROBLEMAS ESPECÍFICOS. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

10 PESQUISA DE MERCADO A PESQUISA DE MERCADO NÃO É UMA ATIVIDADE NOVA – O SEU CRESCIMENTO OCORREU JUNTO COM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADE DE MARKETING.

11 PESQUISA DE MERCADO O BRASIL NÃO É UM PAÍS ONDE OS INVESTIMENTOS EM PESQUISA DE MERCADO SÃO CONSIDERÁVEIS. O PAÍS GASTA EM MÉDIA 0,03% DO PIB EM PESQUISA. MÉDIA BEM INFERIOR AOS INVESTIMETNOS EM PUBLICIDADE QUE É 1,3% DO PIB.

12 Não investe em pesquisa
PESQUISA DE MERCADO OS RESULTADOS ATESTAM QUE EMPRESAS QUE INVESTEM MAIS EM PESQUISA TEM TAMBÉM O MAIOR RETORNO. 16% lucratividade 17% taxa de crescimento 9% lucratividade 12% taxa de crescimento Investe em pesquisa Não investe em pesquisa

13 HÁ VÁRIOS TIPOS DE PESQUISA DAS ATIVIDADES DE MARKETING.
PESQUISA DE MERCADO MUITOS EMPRESÁRIOS ALEGAM NÃO FAZER PESQUISA PORQUE DESCONHECEM SUAS TÉCNICAS E NÃO PERCEBEM QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS. HÁ VÁRIOS TIPOS DE PESQUISA DAS ATIVIDADES DE MARKETING.

14 PESQUISA DE MERCADO Um estudo conduzido pela ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE MARKETING, sobre os tipos de pesquisa revelou 5 grandes grupos: PESQUISA DE PROPAGANDA PESQUISA CORPORATIVA E DE ECONOMIA EMPRESARIAL PESQUISA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA PESQUISA DE PRODUTOS PESQUISA DE VENDAS E MERCADO

15 TIPOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA PORCENTAGEM Pesquisa de Propaganda
a) Pesquisa Motivacional 47 b) Pesquisa de comunicação 61 c) Pesquisa de mídia 68 d) Estudos de eficácia da propaganda 76 e) Estudos de propaganda dos concorrentes 67

16 TIPOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA PORCENTAGEM
Pesquisa corporativa e de economia empresarial a) Previsão ao curto prazo (até um ano) 89 b) Previsão a longo prazo (acima de um ano) 87 c) Estudo de tendências de negócios 91 d) Estudo de apreçamento 83 e) Estudo de localização 68 f) Estudo de aquisição 73 g) Estudos internacionais e de exportação 49 h) Sistema de informação de marketing (SIM) 80 i) Pesquisas operacionais 65 j) Funcionários da empresa 76

17 TIPOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA PORCENTAGEM
Pesquisa de responsabilidade corporativa a) Estudo do "direito do saber" do consumidor 18 b) Estudo de impacto ecológico 23 c) Estudos de restrições legais em propaganda e promoção 46 d) Estudo sobre valores e políticas sociais 39

18 TIPOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA PORCENTAGEM Pesquisas de produtos
a) Aceitação e potencial de produtos novos 76 b) Estudos dos produtos dos concorrentes 87 c) Testes de produtos existentes 80 d) Pesquisas de embalagens 65

19 TIPOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA PORCENTAGEM
Pesquisa de venda e de mercado a) Medidas do potencial de mercado 97 b) Análise de participação de mercado c) Determinação das características do mercado d) Análise de vendas 92 e) Estabelecimento de cotas e territórios de vendas 78 f) Estudos sobre canais de distribuição 71 g) Mercados-testes, auditorias em lojas 59 h) Painéis de consumidores 63 i) Estudos sobre compensação de vendas 60 j) Estudos promocionais de prêmios, cupons, amostras, ofertas, etc 58

20 TIPOS DE PESQUISA Podemos perceber que as pesquisas que predominam são as de vendas e mercado, mais especificamente medidas do potencial, análise de participação e determinação das características.

21 TIPOS DE PESQUISA OS TIPOS DE PESQUISA VARIAM DE SETOR PARA SETOR, COMO TAMBÉM ATÉ MESMO ENTRE DEPARTAMENTOS DE UMA EMPRESA. TUDO DEPENDE DA NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DESEJADAS PARA QUE HAJA MOVIMENTOS ESTRATÉGICOS.

22 TIPOS DE PESQUISA AO CONDUZIR PESQUISAS, OS PROFISSIONAIS DE MARKETING PODEM CONTAR PRINCIPALMENTE COM OS SEGUINTES TIPOS: EXPLORATÓRIAS LEVANTAMENTOS EXPERIMENTAIS

23 EXPLORATÓRIAS USADAS QUANDO O PESQUISADOR PRECISA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO OU SITUAÇÃO. É PASSO INICIAL DA PESQUISA QUANDO O INTERESSE É “EXPLORAR” DETERMINADA REALIDADE. PODE SER FEITA DE VÁRIAS FORMAS: O INVESTIGADOR IRÁ CONSULTAR BANCO DE DADOS, BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO, INTERNET, ENTREVISTAR ESPECIALISTA, ETC.

24 EXPLORATÓRIAS COM BASE NESSAS INFORMAÇÕES, O PESQUISADOR IRÁ DEFINIR SE DEVERÁ CONDUZIR UMA PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA (LEVANTAMENTO) OU EXPERIMENTAL. EM ALGUNS CASOS A PESQUISA EXPLORATÓRIA É SUFICIENTE PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS LEVANTADOS.

25 TAMBÉM CONHECIDA COMO PESQUISA DESCRITIVA.
LEVANTAMENTO TAMBÉM CONHECIDA COMO PESQUISA DESCRITIVA. ENVOLVE MAIOR NÚMERO DE ENTREVISTADOS E PERMITE A UTILIZAÇÃO DE UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA. AS PERGUNTAS SÃO ELABORADAS NO SENTIDO DE DESCREVER UMA SITUAÇÃO.

26 ESSE É O TIPO DE PESQUISA MAIS UTILIZADO PELO MARKETING.
LEVANTAMENTO COM ESSE TIPO DE PESQUISA PROCURA-SE ENTENDER O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, OPINIÕES A RESPEITO DE PRODUTOS OU MARCAS, ENTRE OUTRAS. ESSE É O TIPO DE PESQUISA MAIS UTILIZADO PELO MARKETING.

27 EXPERIMENTAL COMO O NOME JÁ DIZ, ESSE TIPO DE PESQUISA PROVÉM DA EXPERIÊNCIA E DA ANÁLISE DE COMO O CONSUMIDOR SE COMPORTA DIANTE DA EXPERIMENTAÇÃO.

28 EXPERIMENTAL POR EXEMPLO: UMA EMPRESA DESEJA SABER O EFEITO QUE A LOCALIZAÇÃO DE UM PRODUTO NA GÔNDOLA DE UM SUPERMERCADO CAUSA NOS RESULTADOS EM VENDAS (VARIÁVEL EXPERIMENTAL). EM DETERMINADA LOCALIZAÇÃO AS VENDAS SÃO MENSURADAS. POSTERIORMENTE O PRODUTO É POSICIONADO EM OUTRA GÔNDOLA E VENDAS SERÃO ANALISADAS EM PERÍODO SEMELHANTE.

29 PESQUISAS CONSIDERADAS COMO EXPERIMENTAL:
TESTES DE SUPERMERCADO PRÉ TESTES DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS TESTES CEGOS


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