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PublicouLuiz Gustavo Sá Figueira Alterado mais de 8 anos atrás
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Conteúdo da Seção Conceitos fundamentais de estratégia de marketing Análise do microambiente de negócios Análise do macroambiente de negócios
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Os Desafios do Marketing Compreender as necessidades e desejos dos clientes: cidadãos, instituições, empresas, organizações não governamentais, Estado, enfim... Clientes. Produzir, comunicar e entregar valor aos clientes de forma responsável e sustentável. Para atender a estes desafios, é necessário desenvolver estratégias consistentes.
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A Função do Marketing Demanda Oferta $, informações Produtos, serviços, informações
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Processo de Planejamento Estratégico de Marketing Análise do ambiente externo: Microambiente Macroambiente Análise do ambiente interno: FFOA Análise da demanda: Clientes individuais Clientes corporativos Plano estratégico: MissãoMetas e Objetivos EstratégiasImplementação e controle
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Conceitos Centrais em Estratégia: Missão “A missão da organização é o seu propósito, a sua razão de ser” (Churchill & Peter pg.87) “Uma declaração de missão procura responder à pergunta “Em que negócio estamos´” (Ferrell & Hartline p. 27)
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Missão da Petrobrás Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes, e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
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Missão da Yamada? Extrafarma ?Big Ben? Yamada- Extrafrma- Big Ben -
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Missão da AmBev Disponibilizar para o mercado as melhores marcas, produtos e serviços que possibilitem a criação de vínculos fortes e duradouros com nossos consumidores e clientes
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Conceitos Centrais em Estratégia: Objetivos Descrição de onde se quer chegar (declaração da meta) com a devida quantificação. Características dos objetivos eficazes: Claros e comunicáveis Mensuráveis Específicos: distribuem responsabilidades Estimulantes: desafiadores mas alcançáveis
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Conceitos Centrais em Estratégia: Estratégia Conjunto de planos preparados para… Alcançar os objetivos definidos, de forma consistente com a missão da empresa. Estratégias de marketing envolvem: Desenvolvimento de produtos Precificação correta de produtos Planejamento de distribuição Planejamento de comunicação
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Estratégias de Crescimento Produtos Mercados Produtos AtuaisNovos Produtos Clientes Atuais Penetração de mercado Desenvolviment o de produto Novos Clientes Desenvolviment o de mercado Diversificação
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Exemplo: AMBEV Produtos Mercados Produtos Atuais Novos Produtos Clientes Atuais Campanha para aumento de vendas no inverno Lançamento de uma cerveja orgânica Novos Clientes Expansão de exportações para a Ásia Lançamento de fermento para pães e bolos
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Pesquisa Pesquise missões de empresas de um mesmo setor de atividade econômica. Por exemplo, empresas de varejo. Colete e descreva os produtos que estas empresas disponibilizam no mercado. Colete e descreva campanhas publicitárias usadas para comunicar estes produtos. Estes produtos, campanhas e missões são compatíveis? É possível, com base nesta análise, detectar diferenças entre as empresas concorrentes? Escreva sobre essas diferenças.
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