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Geração de Quadro de Horários

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Apresentação em tema: "Geração de Quadro de Horários"— Transcrição da apresentação:

1 Geração de Quadro de Horários
SEE – Secretaria de Estado de Educação (DRHU) FDE – Fundação para o desenvolvimento da Educação GSI – DNE Gerência de Sistema da Informação Depto de Negócios da Educação 1 1

2 VISÃO GERAL DA FERRAMENTA
CONCEITUAL VISÃO GERAL DA FERRAMENTA 2

3 Quadro de Horário Em um esforço de modernização das suas ferramentas de gestão, a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, através do seu Departamento de Recursos Humanos - DRHU e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, está propondo uma nova solução automatizada de: Geração e Gerenciamento de Quadro de Horário para as escolas da Rede de Ensino do Estado de São Paulo 3

4 Objetivo Como Objetivo: Tornar os processos de feitio de horários das AULAS dos professores mais ágil, eficaz e transparente beneficiando diretores de ensino, professores, alunos/responsáveis e gestão. Otimizando a criação dos quadros de horário das escolas por meio de um algoritmo de alocação Permitindo às escolas realizar alterações no quadro de horário gerado de uma forma fácil e intuitiva Permitindo às escolas homologar um quadro para poder disponibilizá-lo em consulta pública (alunos/responsáveis e o público em geral); 4 4

5 Principal Premissa O que ocorre hoje
O que a ferramenta “Quadro de Horários” PRECISA para as escolas iniciarem seu uso: Dados das Escolas Diretoria de Ensino e Escolas Dados dos funcionários Diretores Professores Dados das Turmas: quais turmas cada escola tem em cada ano letivo Dados da Atribuição de Aulas do ano letivo: aula de qual disciplina em cada turma Todos esses dados já são preenchidos em sistemas da SEE (Quadro Aulas, PAEF, JATI, SAS, Cadastro de Escolas) PREMISSA para a solução: Fornecimento de uma carga desses dados periódica 5

6 Cenário Quadro de Horários Diretorias CIE Escolas Atribuição dos
Professor na Classe Atribuição dos Professores Livro Ponto Horários das aulas e HTPCs dos professores Ideia para o Futuro EAT I SAS Diretores Vice-Diretores Quadro de Horários EATII JATI PAEF Professores (efetivos, OFAs e Candidatos) EATII Quadro Aulas Turmas Aulas 6 6

7 Benefícios e Impactos Unicidade dos Dados no decorrer de todo o processo Gestão da Escola Horário Turma Cadastro de Escola, Quadro aulas, JATI,... Horário Professor (inclusive horários em outra escola e seus horários de HTPC) Agilidade dos Processos Minimizando ao máximo a digitação duplicada de dados Horário Escolar Gestão dos órgãos centrais (Diretorias de Ensino, DRHU, FDE, SEE) Alocação de Horários dos professores (aulas e HTPC) Consistência das informações Visibilidade dos horários de todas as escolas, integrando com o apontamento deste professores Homologação dos horários apenas sem conflitos Consulta Pública para alunos e/ou responsáveis 7

8 COMO UTILIZAR A FERRAMENTA
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9 Visão Geral do Processo de Geração do Quadro de Horário
Novo Ano Letivo Execução da Carga de Dados (Escolas, Diretores, Professores, Turmas, Aulas Configurar Horários de Funciona-mento Associar Professores nas Turmas Definir aulas Ed. Física Fora do Horário Definir Impedimen-tos Definir Preferências Definir HTPC Gerar o Quadro de Horário Alterar Quadro de Horário Homologar Quadro de Horário Consulta Pública Configurações da Escola Criação do Quadro de Horário pela Escola 9

10 Público Alvo do Sistema (Usuários)
Escolas: serão os diretores de cada escola e os usuários designados por eles para gerenciar o quadro de horário de sua escola Eles podem realizar todas as configurações da escola (horários, impedimentos, etc). Podem gerar e homologar quadros e podem obter relatórios de sua escola. O diretor de cada escola será incluído por meio de uma carga inicial e seu login e senha será o “CIE+RG” (sem hífen) Diretorias de Ensino: eles têm acesso a tudo que suas escolas têm acesso e à relação de quadros homologados dessas escolas Administrador DRHU: além de ter acesso a todas as funcionalidades de todas as escolas, eles podem cadastrar anos letivos e acessar os logs de uso da ferramenta. Administrador do Sistema (FDE): responsáveis pelas manutenções no sistema. Eles acessam tudo que os demais usuários e ainda têm acesso aos logs de erros, logs da carga de dados, etc. Acesso Anônimo: São os responsáveis/alunos bem como qualquer outro público que queira visualizar os quadros de horário vigentes das escolas. Eles acessarão a área pública do sistema – consulta de quadros vigentes 10

11 Configurações da Escola
Módulos do Sistema Área Restrita Área Pública Consulta Pública Administração Configurações do Sistema Logs de Uso Logs de Erro Logs da Carga Relação de Quadros Homologados Cadastro Adm Sistema Adm DRHU Usuários das Diretorias Usuários das Escolas Anos Letivos Configurações da Escola Associar Professor na Turma Definir horário Definir Aulas Ed. Física fora do horário Definir HTPCs Definir Impedimentos Definir Preferências Turmas Semestrais Quadro de Horário Gerar novo Listar quadros gerados Alterar Visualizar Pendências Excluir Homologar Copiar Relatórios Horário Escolar Horário da Turma Horário do Professor Horário do Professor em quadros não homologados 11

12 Módulos do Sistema Área Pública Área Restrita 12

13 PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES
QUADRO DE HORÁRIOS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES 13

14 Primeiro Acesso – Escola e Diretoria
Os diretores das escolas são cadastrados por meio de uma carga inicial Usuário e senha: código CIE +RG, sem hífen (-). Importante Exemplo dos Dados Iniciais de Acesso dos Diretores: CIE da Escola: 12 RG do Diretor: Usuário e Senha: Piloto: Trabalhar com ano de 2010, por isso, cadastramos o ano letivo de 2010 terminando em janeiro de 2011. Após o primeiro acesso o sistema solicitará ao usuário modificar a senha de acesso inicial, permitindo assim o usuário escolher a sua própria senha. 14 14

15 Reinicializando um Acesso (diretoria)
Importante Este processo permitirá à Diretoria reinicializar um acesso, para quando o usuário esquecer a sua senha. 15

16 Reinicializando um acesso.
Importante O sistema após a confirmação do botão salvar irá atribuir a senha de acesso inicial do sistema (CIE+RG) 16

17 Ano Letivo Piloto: Trabalhar com ano de 2009, por isso, cadastramos o ano letivo de 2009 terminando em janeiro de 2010. Os módulos “Configurações da Escola”, “Quadro de Horário” e “Relatórios” funcionam de acordo com o ano letivo escolhido No logon, automaticamente é atribuído o ano atual. Caso ele não esteja cadastrado, é requisitada a escolha de um dos anos letivos cadastrados. 17 17

18 Configuração Individual da Escola
Importante A parametrização dos dados da escola, é definida em única etapa, sendo possível alterar em qualquer instante. Estes parâmetros faz-se necessário no inicio do processo para que o sistema automaticamente possa entender os intervalos que irão interferir na alocação. 18

19 Horário de Turmas e Períodos
Importante Fica livre para que cada escola defina o seu intervalo e o tempo para cada turma de sua escola, deixando flexível a apropriação. Podendo distribuir por faixas de seus alunos no mesmo espaço físico. 19

20 Registrando Aulas fora de horário
Importante Esta funcionalidade tem o caráter de estabelecer aulas que possam ocorrer para seus alunos em seu contra-turno, muito comum em nossa rede de ensino. Na consulta pelo aluno, o sistema apresentará todas as suas aulas inclusive as que estiver fora de seu turno. 20

21 Associando Professor Escolher a turma Inserir Professor 21

22 Associação do Professor
Informar Condição e Início da vigência e SALVAR Informar Dados do Professor e CONFIRMAR Preenchiment o automático Importante É importante ressaltar que o professor titular necessariamente deve ter sua vigência inserida, mesmo que este esteja afastado e/ou designado em outra função. Dessa forma, você deverá inserir a sua atribuição e fechá-la, incluindo posteriormente o professor substituto. 22

23 Definindo Impedimentos do Professor (a)
Importante O ato de registrar o impedimento do professor, não trata de preferências e sim de impossibilidade de dar aula num determinado horário (s) ou dias, observando que os impedimentos estarão relacionados com a carga horária deste professor. 23

24 Registrando as preferências
Importante A Escola se desejar, poderá estabelecer para um ou mais professores definir o grau de sua preferência (Muito alta, Alta, Média, Baixa e Muito Baixa). Observe que preferência somente será atendida pelo algoritmo do programa se não tiver empecilhos. 24

25 Atribuindo HTPCs dos Professores
25

26 HTPC 26

27 Geração Automática 27

28 Alteração de Horário Aulas Vagas ou sem professor associado
Escolher a turma ou a aula que deseja alterar o horário Horários de Todas as turmas separados por turno e tipo de ensino 28

29 Quadro do Professor (selecionado)
Alteração de Horário Área de Transferência é de acordo com o Professor e Horário Quadro da Turma Quadro do Professor (selecionado) 29

30 Homologação de Quadro Primeiro Quadro Homologado:
Data inicial de vigência: indicação da Escola, data atual ou retroativa Data final de vigência: data de término do ano letivo 30

31 Validações da Homologação
Os horários de HTPCs de todos os professores foram definidos Existem aulas na “Área de Transferência”, ou seja, alguma aula não foi alocada Conflito de horário do professor inclusive com o quadro vigente das outras escolas em todo o período desse quadro Total de aulas diárias do professor foi ultrapassado, incluindo aulas do quadro vigente de mesmo período das outras escolas 31

32 Mudanças e Geração de Quadro com Base
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33 Homologação Segundo Quadro
Próximos Quadros Homologados: Data inicial de vigência: indicação da Escola, data atual ou retroativa. Porém, maior que o início do último quadro homologado. Se dois quadros homologados com mesma data inicial, a homologação do primeiro torna-se sem efeito. Data final de vigência: data de término do ano letivo. Porém, a data final do último quadro homologado será atualizada para o dia anterior ao início do novo quadro homologado. 33

34 Fechando vigência de um Professor associado para substituição
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35 Acesso pelo aluno/responsável
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36 Acesso Público (aluno/responsável)
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37 CURSOS ON-LINE (GOCOURSE)
IMPORTANTE 37

38 Acesso ao Curso on-line
Importante Exemplo dos Dados Iniciais de Acesso ao curso CIE da Escola: 12 RG do Diretor: Usuário e Senha: 38

39 Turma do Curso do Quadro
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40 Conteúdo do Curso do Quadro
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41 Links de Acesso Quadro de Horário Cursos On-line (GoCourse)
Cursos On-line (GoCourse) 41

42 Pedro Antonio de Moura – FDE-GSI-DNE Elide Magnani – DRHU – EATII
Manoel M. Branco – DRHU - EATII 42


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