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PublicouHOMERO DOMINGUES Alterado mais de 5 anos atrás
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PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing, para gerar, refinar e avaliar ações de marketing, para monitorar o desempenho de marketing e para melhorar a compreensão do marketing como processo.” (Associação de Marketing dos EUA)
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PESQUISA DE MARKETING “Identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações para melhorar a tomada de decisões relacionadas com a identificação e solução de problemas e oportunidades em marketing.” (Malhorta)
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS EM MARKETING PESQUISA PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS a.Potencial de mercado b.Participação de mercado c.Características de mercado d.Análise de vendas e.Previsão f.Tendências de negócios PESQUISA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS a.Segmentação b.Produto c.Preço d.Comunicação e.Localização/distribuição f.Apresentação
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PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 1. Definição do problema 2. Desenvolvimento de uma abordagem de pesquisa 3. Desenvolvimento do plano de pesquisa 4. Coleta de dados 5. Preparação e análise dos dados 6. Preparação e apresentação do relatório 7. Tomada de decisões
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Definição do problema Finalidades do estudo Histórico do problema Informações necessárias
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Abordagem do problema Formulação de uma estrutura objetiva ou teórica Definição de um modelo analítico: verbal, descritivo, matemático Levantamento de questões Levantamento de hipóteses Especificação das informações necessárias
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Desenvolvimento do plano de pesquisa Definição da informação necessária Análise de dados secundários Pesquisa qualitativa Métodos de coletas de dados quantitativos Procedimentos de mensuração e escalas Elaboração do questionário Processo de amostraem e tamanho da amostra Plano de análise dos dados
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Coleta de dados Entrevistas pessoais telefone correio e-mail internet Adequação dos entrevistadores seleção treinamento supervisão avaliação
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Preparação e análise de dados Editoração Codificação Transcrição Verificação
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Preparação e apresentação do relatório Perguntas específicas identificadas (problema de pesquisa) Abordagem de pesquisa utilizada Concepção da pesquisa Procedimentos de coleta e análise de dados adotados Resultados encontrados e principais constatações Sugestões de ações
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TOMADA DE DECISÃO As decisões de marketing devem ser tomadas considerando, além dos resultados da pesquisa e de outras informações de marketing, as tendências e perspectivas do ambiente de negócios e as características da empresa. SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES DE MARKETING
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SIM Sistema de Informações de Marketing Constituído de pessoas equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam as decisões de marketing.
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SSD Sistemas de Suporte às Decisões Sistema integrado que inclui hardware, rede de comunicações, bancos de dados, banco de modelos, banco de software e o usuário SSD (responsável por decisões) que coleta e intrepreta informações para tomar decisões
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A NATUREZA DA PESQUISA DE MARKETING Por que fazer pesquisa em marketing?
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PESQUISA DE MARKETING Informações sobre clientes, concorrentes e outras forças do mercado MARKETING Identificação e satisfação das necessidades e desejos dos consumidores
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PESQUISA DE MARKETING Gerentes de marketing Variáveis de marketing controláveis Grupos de clientes Fatores ambientais incontroláveis Segmentação de mercado Seleção de mercados-alvo Programas de marketing Desempenho e controle Consumidores Funcionários Acionistas Fornecedores Economia Tecnologia Leis Fatores sociais Fatores culturais Fatores políticos Ecologia Concorrência Produto Preço Praça Promoção avaliando as necessidades de informações fornecendo informações tomada de decisões de marketing
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Pesquisa de marketing em PMEs Observação Proximidade com o cliente (saber ouvir e interpretar o que o cliente quer e o que não quer) Acompanhamento das ações dos concorrentes
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Pesquisa de marketing internacional Complexidade Nível de desenvolvimento econômico Cultura Costumes Padrões de compra Especificidades da língua Dificuldade em encontrar dados secundários confiáveis
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Questões Éticas Invasão de privacidade Confidencialidade Manipulações Na elaboração da pesquisa Na apresentação dos resultados
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APLICAÇÕES NA INTERNET FONTE Fornecedores de pesquisa de marketing Dados secundários Software de pesquisa Para coleta de dados Gerenciamento de projetos Comunicação dos resultados da pesquisa
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SPSS para WINDOWS Definir o problema Formular a concepção de pesquisa Coletar, preparar e analisar dados Fazer a preparação e a apresentação do relatório
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A vida na via mais rápida: redes de refeições rápidas aceleram pelo primeiro lugar Estudo de caso, páginas 84 a 87
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