Survey (levantamento)

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1 Survey (levantamento)
Allana Isabela Paula Mendes Luis Felipe Sara Cirliane Sérgio Rodrigues

2 1. O que é levantamento/survey?
É um tipo de pesquisa quantitativa que visa “a obtenção de dados ou informação sobre características, ações ou opiniões de um determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população-alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário” (TANUR apud FREITAS et al., 2000, p.105).

3 1. O que é levantamento/survey?
Consiste na coleta de dados referentes a uma dada população a partir de uma amostra selecionada dentro de critérios estatísticos. O levantamento usa técnicas estatísticas e análise quantitativa e permite a generalização dos resultados obtidos para o total da população, permitindo o cálculo da margem de erro.” (DENCKER, 1998, p. 127).

4 1. O que é levantamento/survey?
É um tipo de pesquisa, muito usada por órgãos de estatística particulares e oficiais, onde se faz um recorte quantitativo do objeto de estudo, através de vários instrumentos para coleta de dados, como questionários e entrevistas pessoais (nos domicílios, no trabalho, na rua, pelo telefone, por , e por formulário na internet – e- survey)” (ELIZABETH et al. 2010, p. 3).

5 2.Quando deve ser utilizado?
O método de pesquisa survey é apropriado quando: o foco de interesse é sobre ‘o que esta acontecendo’ ou ‘como está acontecendo’; não se tem o interesse ou não é possível controlar as variáveis dependentes e independentes; o ambiente natural é a melhor situação para se estudar o fenômeno de interesse e o objeto de interesse ocorre no presente ou passado recente. (FREITAS et al. apud ANDRADE e ESCRIVÃO FILHO, 2003, p. 632).

6 3. Quando não é indicado o survey?
O levantamento não é indicado para análise de problemas complexos, que exigem uma profundidade maior. É como uma fotografia, oferecendo uma visão estática do momento pesquisado. Os são mais descritivos que explicativos. (DENCKER, 1998, p. 127).

7 4. CARACTERISTICAS DA METODOLOGIA SURVEY
Gera medidas precisas e confiáveis que permitam análise estatística; Mede opinião, atitudes, preferências, comportamento de um determinado grupo de pessoas; Mede os segmentos de mercado, estimando seu potencial ou volume de negócios. (ELIZABETH et al , p. 3).

8 5. O que diferencia o survey de outros tipos de pesquisa?
Não visa uma mudança de ordem psicossocial, como a pesquisa- ação. A coleta de dados é feita diretamente no local onde está sendo realizada a pesquisa. Já a pesquisa bibliográfica ou documental é feita através de fontes de papel. É uma coleta de dados indireta. É realizada com muitas pessoas e generaliza seu resultado. O estudo de caso não inclui muitas pessoas. É uma abordagem quantitativa, diferenciando-se, assim, do estudo de caso que é qualitativa. (ELIZABETH et al. 2010, p. 3).

9 6. SURVEY – Por onde começar?
Após definido o tema a a ser pesquisa, com objetivo de explorá-lo e delimitá-lo, bem como de avaliar sua relevância, o pesquisador deverá se fazer algumas perguntas do tipo: O que quero saber? O que já sei sobre o assunto, seja no âmbito local, seja em termos de referências mais amplas? Que tipo de dúvidas pretendo esclarecer com a realização dessa pesquisa? Que hipóteses tenho sobre o assunto?

10 Diferentes tipos de pessoas têm opiniões diferentes
Diferentes tipos de pessoas têm opiniões diferentes? Quais são os vários aspectos do problema ou os subtemas relacionas ao tema principal? O que será feito com os resultados? Para quem serão divulgados? (ELIZABETH et al. 2010, p. 4)

11 7. Etapas da metodologia survey
7.1 Definição do objetivo da pesquisa 7.2 Definição da população e da amostra 7.3 Elaboração dos questionários 7.4 Coleta de dados (campo) 7.5 Processamento dos dados (tabulação) 7.6 Análise dos resultados 7.7 Apresentação e divulgação dos resultados (ELIZABETH et al. 2010, p. 4)

12 7.1 Definição do objetivo de pesquisa
Nesta parte do projeto o pesquisador estabelece o que espera conseguir com sua investigação e define onde pretende chegar com sua proposta. Essa é uma das partes mais importante do projeto e deve ser definida de maneira clara, correlacionada com um problema proposto, os objetivos devem ser divididos em gerais e específicos. O objetivo define de modo claro e direto que aspectos da problemática constitui o interesse cultural da pesquisa. (DENCKER, 1998, p. 71).

13 7.2 Definição da população e da amostra
População é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Amostra é uma parte, um subconjunto da população. (Wikipedia)

14 7.2.1 tipos de amostragem Probabilística:aleatório simples,aleatório sistemático, estratificado, por conglomerados, por áreas, múltiplas etapas Não probabilística: por conveniência (ou acidental), com fins especiais, por quotas (ou proporcional), de julgamento (ou intencional).

15 7.3 Elaboração dos questionários
A finalidade do questionários é obter, de maneira sistemática e ordenada, informações sobre as variáveis que intervêm em uma investigação em relação a uma população ou amostra determinada. Essas informações dizem respeito, por exemplo, a quem são os turistas, o que fazem e pensam, suas opiniões, sentimentos, esperanças, desejos etc. Os questionários são impressos e respondidos pelo entrevistador. (DENCKER, 1998, p. 146).

16 7.3.1 CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO DO QUESTIONARIO
Basicamente, devem ser observados os seguintes critérios: Incluir apenas itens que sejam importantes para esclarecer o problema. Verificar se foram contempladas todas as variáveis indicadas na hipótese. Estabelecer critérios de ordenação e sistematização das questões. A formulação das questões deve ser clara,de modo a facilitar a compreensão por parte do entrevistado. A forma de apresentação do questionário ao pesquisado Impressão e estética. (DENCKER. 1998, p. 147).

17 7.3.2 Principais características do questionário
Não se observam os fatos diretamente, mas sim mediante as manifestações verbais que as pessoas fazem sobre eles. Podem ser anônimos ou identificados Não exige do pesquisador o mesmo preparo que a entrevista O questionário é mais barato que a entrevista Permite analisar aspectos subjetivos e objetivos e, por tanto, o estudo direto dos fenômenos sociais. Permite perguntas sobre fatos e opiniões. (DENCKER, 1998, p. 148). 

18 7.3.2 Principais características do questionário
Pode ser aplicado a um grande número de pessoas simultaneamente. Permite a obtenção de uma grande quantidade de informações com referência a aspectos bastante diversificados. Garante certa uniformidade das respostas devido ao carácter padronizado das perguntas, instruções etc. Pode ser enviado por correio e cobrir áreas mais extensas. (DENCKER, 1998, p. 148). 

19 7.3.3 elaboração do questionário
Plano para a elaboração do questionário  As perguntas devem ser ordenadas em uma sequencia logica. Incluir apenas perguntas que realmente tenham relação com o objetivo do estudo. Começar com perguntas fáceis, deixando as difíceis para o fim. Começar com perguntas mais impessoais, deixando as de cunho mais intimo para o fim. Verificar se o entrevistado tem condições de responder as questões. (DENCKER, 1998, p. 148). 

20 7.3.3 elaboração do questionário
Ordem e formulação das perguntas No inicio, colocar as informações que servem para caracterizar o informante: sexo, idade, estado civil. No caso de nome, verificar se é necessária a identificação. Quando o questionário não é identificado, as respostas são mais livres e sinceras no que se refere a assuntos pessoais. (DENCKER, 1998, p ).

21 7.3.3 elaboração do questionário
Regras para a formulação de perguntas Cada item deve conter uma só pergunta. Usar alternativas adequadas para a pergunta fechadas. A formulação não deve ser equívoca. Quando há risco de o termo empregado não ser entendido, este deve ser explicado. Ex: "na sua opinião que obras históricas (igrejas, prédios, praças) devem constar do roteiro turístico da cidade?" Deve-se evitar perguntas tendenciosas (que orientam a resposta). (DENCKER, 1998, p. 149).

22 7.3.3 elaboração do questionário
Precauções ao elaborar um questionário Não fazer perguntas embaraçosas. Não obrigar o entrevistado a fazer cálculos. Não incluir perguntas sobre passado distante. Não incluir perguntas que já contenham resposta. (DENCKER, 1998, p. 149). 

23 7.4 Coleta de dados (campo)
São construídos os instrumentos de coleta de acordo com o tipo de dado que se pretende levantar. Todos os dados levantados devem possuir relação com a questão que se pretende esclarecer. (DENCKER, 1998, p. 89).

24 7.5 Processamento dos dados (tabulação)
É a parte do processo estatístico de analise. A operação essencial da tabulação é a contagem para determinar o número de casos que estão nas várias categorias. (DENCKER, 1998, p. 163).

25 7.5.1 elaboração da folha-sumário
O preenchimento da folha-sumario é a tabulação. Reúne as informações de forma organizada e permite que se faça a análise dos dados. (DENCKER, 1998, p ). 

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27 7.5.2 tabulação simples  Neste caso o entrevistado só pode dar uma resposta.O número de respostas é igual ao número de entrevistas.

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29 7.5.3 tabulação de respostas múltiplas
Neste caso o entrevistado pode indicar mas de uma alternativa como resposta.

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31 7.5.4 tabulação de perguntas encadeadas
A pergunta que vem em primeiro lugar divide a amostra em grupos. A segunda pergunta dirige-se apenas a um dos grupos.

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33 7.5.5 tabulação de perguntas em aberto
Perguntas em que o entrevistado responde de forma livre.O pesquisador deverá analisar todas as respostas dada e estabelecer categorias padronizando as respostas. Após o estabelecimento de categorias, procede-se à tabulação, como no caso da tabulação simples ou múltiplas.

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35 7.5.6 perguntas com escalas  Nas perguntas com escalas é preciso estabelecer uma pontuação que permita avaliar a resposta dada de forma numérica. Cada escala pode ser trabalhada de maneira diversas. Para a escala de likert, por exemplo, uma das mais usadas em turismo, pode ter o seguinte esquema de pontuação:

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37 7.5.7 tabulação por grupos separados
Pode ser efetuada a tabulação separando-se a amostra em função de alguma característica relevante e comparar os resultados.

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39 7.5.8 tabulação eletrônica   O computador é atualmente usado para tabulação de pesquisa de modo indiscriminado, sem a devida análise de sua adequação ou não à pesquisa realizada. Existem muitos programas para tabulação e análise de dados.

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41 7.6 Análise dos resultados
A análise dos dados devem procurar: Caracterizar o que é típico de que grupo (tendência central – média, mediana ou moda); Indicar até que ponto viriam os indivíduos no grupo (amplitude, desvio padrão, quartil etc); Mostrar outros aspectos da maneira como os indivíduos se distribuem com relação à variável que está sendo medida; Mostra a relação das diferentes variáveis entre si; Descrever as diferenças entre dois ou mais grupos de indivíduos. (DENCKER, 1998, p. 171).

42 7.7 Apresentação e divulgação dos resultados
A apresentação em forma gráfica é adequada para quem será apresentado o relatório. Muitas pessoas leem bem tabelas, enquanto outras preferem gráficos. (DENCKER, 1998, p. 261).

43 8. tipos de gráficos  

44 8.1 Linha

45 8.2 Disperção XY

46 8.3 Bolhas

47 8.4 Radar

48 8.5 Superfície

49 8.6 Cone, cilindro e pirâmide

50 8.7 Área

51 8.8 Coluna

52 8.9 Barras

53 8.10 Pizza

54 8.11 Rosca

55 9.pesquisa de mercado em turismo

56 10.Órgãos que usam a metodologia survey
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): uma fundação pública da administração federal brasileira criada em tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. (Wikipedia) IBOPE Inteligência (anteriormente Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina. A empresa fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado, no Brasil e em mais 14 países. (Wikipedia)

57 análise de artigos

58 Cluster e cooperação entre empresas: uma enquete (survey) com pequenos empreendimentos hoteleiros da região central do Estado de São Paulo - Sérgio

59 O Processo de Aprendizagem de Alunos de Turismo e Hotelaria Sob a Perspectiva Andragógica - Sara

60 Pesquisa de Identificação do Perfil e Satisfação dos Turistas e Visitantes de Brasília Durante a Copa do Mundo Paulo

61 Reflexões sobre a atuação profissional dos turismólogos e o planejamento do turismo: pesquisa com os egressos dos Cursos de Turismo de Curitiba, Paraná, Brasil - Allana

62 AVALIAÇÃO DO GOVERNO - Luis

63 REFERêNCIAS FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de administração, São Paulo, v.35, n.3, jul./set ANDRADE, José Henrique de e ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Cluster e cooperação entre empresas: uma enquete (survey) com pequenos empreendimentos hoteleiros da região central do Estado de São Paulo In EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p ALMEIDA, Elizabeth Caldas de et al. Pesquisa do tipo levantamento ou survey. Rio de Janeiro: PUCRJ, p. WIKIPEDIA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < Acesso em 18 set WIKIPEDIA. Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Disponível em: < t%C3%ADstica >. Acesso em 18 set WIKIPEDIA. População (estatística).Disponível em: < Acesso em 22 set 2016.


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