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Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.

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1 Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005 - UFSC Apresentação do artigo: Motivação dos Recursos Humanos em Bibliotecas Universitárias.

2 » REFERÊNCIA: RIBEIRO, Rejane M.R. Motivação dos recursos humanos em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.2, n.1, p.71- 79. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2005. http://server01.bc.unicamp.br/revbib/ar tigos/v2_p71-79.pdf

3 » INTRODUÇÃO Há pesquisas sobre motivação dos recursos humanos (R. H.) nas empresas prestadoras de serviço em geral; É escassa a literatura sobre motivação de R. H. em bibliotecas;

4 Na maioria das bibliotecas universitárias, os bibliotecários que as administram necessitam de capacitação para responder e solucionar as questões de gestão de R. H., mas também precisam compreender as teorias motivacionais.

5 » TEORIAS MOTIVACIONAIS Várias teorias tratam das razões que levam as pessoas a executarem uma atividade. As mais conhecidas teorias voltadas para a motivação no trabalho são as Teorias das Necessidades de Maslow e a Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais de Herzberg.

6 » MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Diferentes razões animam e incentivam as pessoas para o trabalho. Maslow separou em cinco grupos essas razões: *psicológicas;*segurança; *sociais; *estima; e*realização.

7 Herzberg coloca como razões básicas:*salário;*benefícios;*segurança; *condições de trabalho;*realização. Elas não são motivacionais, mas causam insatisfação quando não atendidas. Para Herzberg uma pessoa realiza um bom trabalho quando há razões motivacionais como: *liberdade;*inovação;*criatividade.

8 A realização é um fator importante tanto para Maslow como para Herzberg. McGregor estabelece em sua teoria x e y que a auto-realização é o fator importante. Para Taylor e Fayol os fatores financeiros são os principais motivadores do trabalho. Os gestores devem utilizar essas teorias para motivar sua equipe.

9 » MOTIVANDO OS RECURSOS HUMANOS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS A biblioteca universitária deve estar : *bem organizada; *acervo atualizado; *serviços e produtos diferenciados e condicionados às mudanças e inovações; *um quadro de pessoal motivado e capacitado para o trabalho.

10 E assim satisfazer as necessidades informacionais dos usuários. Algumas sugestões para motivar o quadro de pessoal: * boa comunicação e informação; * buscar soluções; * valorização da equipe; * transferir tarefas e * estimular iniciativas.

11 » MOTIVANDO PESSOAS DIFÍCEIS O gestor deve: tirar das pessoas difíceis as soluções, construindo uma imagem ampliada do subordinado e buscando as razões que sejam a causa da desmotivação; e propor metas que elas possam cumprir.

12 » CONCLUSÕES: Conhecer as necessidades que são mais importantes para uma pessoa naquele momento, e influenciar seu comportamento. Assunto de relevância para a sobrevivência da biblioteca, ter pessoal capacitado e motivado, tanto nas funções de linha de frente como nas de retaguarda, para manter a qualidade do serviço prestado.

13 Motivar a equipe é importante, mas é vital manter a motivação em alta. A biblioteca deseja apresentar serviços e produtos com qualidade, ganhar e conservar o usuário.

14 » MOTIVAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS EM BIBLIOTECAS RELACIONADA COM A DISCIPLINA CIN 5432 É indiscutível a necessidade de pessoal motivado e especializado, bibliotecário, condizendo com a importância do serviço de referência, pois ele deve:

15 Identificar a necessidade do usuário; saber negociar; conhecer os recursos existentes e desenvolver a estratégia de busca da informação; estabelecer prazos; buscar e entregar a informação solicitada durante o levantamento bibliográfico.

16 Para concluir, o serviço de referência seria um mediador entre os recursos de informação existentes...... e a satisfação das necessidades informacionais de interesse do usuário.


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