A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005."— Transcrição da apresentação:

1

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005

3 CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO III PROFª: URSULA BLATTMANN

4 REFERÊNCIA TEIXEIRA, Robson da Silva. Serviço da informação na biblioteca de um laboratório farmacêutico - um estudo prático. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.2, n.2, jan. 2005. Disponível em: http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php ?id=154&article=35&mode=pdf. Acesso em: 07 mar. 2005. http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php ?id=154&article=35&mode=pdf http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php ?id=154&article=35&mode=pdf

5 OBJETIVO èAvaliar os serviços e produtos; èAvaliar o grau de satisfação do usuário; Verificar o que poderá ser mudado ou reavaliado em função de uma melhor adequação às necessidades destes usuários. Verificar o que poderá ser mudado ou reavaliado em função de uma melhor adequação às necessidades destes usuários.

6 METODOLOGIA èConsultas bibliográficas especializadas na área; Questionário entrevista; Questionário entrevista; Método de amostragem simples de coleta de dados; Método de amostragem simples de coleta de dados; Tratamento e análise de dados. Tratamento e análise de dados.

7 POPULAÇÃO/AMOSTRAGEM. A pesquisa envolveu funcionários, estagiários e prestadores de serviço. Totalizando uma amostra de 70 profissionais.

8 INSTRUMENTO Questionário composto de questões direcionadas à identificação e perfil do usuário, serviços e produtos da biblioteca, falhas do Serviço de Recuperação da informação (SRI), fontes informacionais, relacionamento entre o usuário e o bibliotecário.

9 COLETA DE DADOS A aplicação do questionário foi realizada no período de 15/06/2001 à 29/06/2001. A aplicação do questionário foi realizada no período de 15/06/2001 à 29/06/2001. Dos 70 questionários entregues, foram devolvidos 36. Dos 70 questionários entregues, foram devolvidos 36.

10 ANÁLISE E RESULTADO DE DADOS

11 46% na faixa entre 20 e 30 anos; 35,1% na faixa entre 31 e 40 anos; 13,5% na faixa etária de 41 e 50 anos; 2,7% na faixa etária de 51 e 60 anos; 2,7% não informaram a idade. FAIXAETÁRIA FAIXA ETÁRIA

12 Zona Norte 46% Zona Sul 5,4% Zona Oeste 43,2% Centro 2,7% Baixada Fluminense 2,7% LOCALIZAÇÃO DOS ENTREVISTADOS

13 2º GRAU COMPLETO: 2,7% 3° GRAU COMPLETO: 75,7% ESPECIALIZAÇÃO: 21,6% GRAU DE ESCOLARIDADE

14 Médico científico: 24,31% Marketing: 67,6% Recursos Humanos 5,4% Industrial 2,7% CARGOS OCUPADOS NA EMPRESA

15 1 à 5 anos: 56,8% 6 à 10 anos : 27% 11 à 15 anos: 16,2% VÍNCULO DE TRABALHO

16 94,6% conhecem 5,4% não conhecem 86,5% não freqüentam outra biblioteca 13,5% freqüentam outra biblioteca SERVIÇOS E PRODUTOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA

17 Para atender solicitação externa: 59,4% Solucionar dúvidas surgidas no horário de expediente: 51,3% Para atender solicitação interna: 40,5% Conhecimento pessoal: 37,8% PRODUTO DA BUSCA

18 Procura direto na estante: 29,7% Possui facilidade para encontrar informações: 45,4% Solicitam ajuda do bibliotecário: 83,8% ACERVO

19 Diariamente: 13,5% Uma vez por semana: 32,4% Uma vez por mês: 16,2% Raramente: 16,2% Bimestral: 2,7% Trimestral: Semestral: 2,7% Não freqüentam: 2,7% FREQUÊNCIA QUE UTILIZAM A BIBLIOTECA

20 51,4% Conhecem as ferramentas 48,6% Não conhecem as ferramentas GRAU DE CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AS FERRAMENTAS DE PESQUISA QUE A BILIOTECA POSSUI

21 Ampliação do espaço físico: 21,6% Atualização constante do acervo: 13,5% Aquisição de novas assinaturas de base de dados: 2,7% O QUE PODE SER MELHORADO NA BIBLIOTECA PARA O ATENDIMENTO AO USUÁRIO

22 Aumento do acervo: 10,8% Disponibilidade do acervo em rede 2,7% Marketing dos serviços 8,1% Marketing dos produtos 5,4% Não encontram falhas no SRI: 13,5%

23 Conseguem a informação desejada: 97,3% Não conseguem a informação desejada: 2,7% EFICIÊNCIA DO SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

24 MOTIVOS DA NÃO UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA 29,7% não tem tempo de freqüenta-la; 5,4% freqüentam outras bibliotecas; 2,7% acervo não atende as necessidades; 62,2% não responderam a questão.

25 ATUAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS 91,9% relação entre usuário e bibliotecário; 94,6% receptividade no atendimento; 89,2% a orientação quanto ao uso da biblioteca; 83,8% o conhecimento do acervo; 97,3% auxílio às dificuldade dos usuários. Estes dados significam entre ótimo e bom. Estes dados significam entre ótimo e bom.

26 CONCLUSÃO Pesquisou-se o SRI da biblioteca de uma indústria farmacêutica com a pretensão de descobrir qual era a relação entre o usuário e o SRI e com a análise dos dados coletados, contribuir para a melhoria do serviço.

27 Com o término da pesquisa percebeu-se que ela contribuirá para corrigir algumas falhas no SRI. Traçou-se um alvo a ser atingido à espera de que o usuário possa utilizar o SRI e sinta-se satisfeito com o resultado obtido.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google