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IMPACTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM DIABETES NO SUDESTE GOIANO

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Apresentação em tema: "IMPACTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM DIABETES NO SUDESTE GOIANO"— Transcrição da apresentação:

1 IMPACTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM DIABETES NO SUDESTE GOIANO
Autores: Silveira, A. O. S. M; Sadoyama, G; Gomides, M. D. A. Instituição: Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, GO. XII CONGREGO Introdução A Educação em diabetes é uma ferramenta fundamental para o aprimoramento das intervenções em diabetes, de forma que profissionais de saúde, pacientes e familiares desenvolvam habilidades e técnicas necessárias para o autocuidado. Objetivo Esta pesquisa avaliou o impacto das ações estratégicas de educação em Diabetes Mellitus (DM) no controle glicêmico dos pacientes diabéticos por uma equipe multidisciplinar (educador em DM, nutricionista, endocrinologista, psicólogo, oftalmologista e cardiologista). Metodologia Trata-se de pesquisa quantitativa e transversal, realizada em uma associação de diabéticos no Sudeste Goiano, com 533 indivíduos diabéticos, cujos dados sociodemográficos e clínicos foram analisados, dos quais selecionou-se 333 indivíduos com DM2 e outros tipos de DM (exceto DM1) para análise do impacto dos processos educativos no controle glicêmico (comparação da hemoglobina glicada inicial e final). Resultados Demonstrou-se predomínio de pessoas idosas, com baixo grau de escolaridade, do gênero feminino, com alto índice de sobrepeso e obesidade, sedentarismo, erro alimentar, dislipidemia e DM2. Percebeu-se pacientes com DM2 mais compensados que DM1 (46,3% vs. 12,2 %; p < 0,001). Através da análise da hemoglobina glicada (HPLC) observou-se aumento da prevalência de indivíduos controlados, que permaneceram dentro das metas adequadas após o seguimento pela equipe multiprofissional, e também de redução do número de indivíduos descontrolados (RP:2,76, IC:2,18-3,51; p=0,001) (Figura 1). Conclusão Conclui-se que a abordagem interdisciplinar foi capaz de promover melhorias no controle do DM2, inclusive superando o controle glicêmico em relação a outros dados da literatura, porém ações com destaque para o DM1 se faz necessário de forma mais imediata e eficiente. Referências 1- BECK, J.; GREENWOOD, D. B.; BLANTON, L.; BOLLINGER, S. T.; BUTCHER, M. K.; CONDON, J. E.; CYPRESS, M.; FAUKENER, P.; FISCHL, A. H.; FRANCIS, T. F.; KOLB, L. E.; LAVIN-TOMPKINS, MACLEOD, J.; MARYNIUK, M.; MENSING, C.; ORZECK, E. A., POPE, D. D.; PULIZZI, J. L.; REED, A. A.; RHINEHART, A. S.; SIMINERIO, L.; WANG, J National Standards for Diabetes Sel-Magement Education and Support. Diabetes Care 2017;40: 2- CHRVALA, C. A., SHERR, D.; LIPMAN, R. D. Diabetes self-management education for adults with type 2 diabetes mellitus: A systematic review of the effect on glycemic control. Patient Education and Conseling (2016); 99:


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