A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD) 4º TRIMESTRE 2018 LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PORTUGAL PROFESSOR QUAGLIO JUNIOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD) 4º TRIMESTRE 2018 LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PORTUGAL PROFESSOR QUAGLIO JUNIOR."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD) 4º TRIMESTRE 2018 LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PORTUGAL PROFESSOR QUAGLIO JUNIOR DEIXE SEU LIKE

2 A Parábola do Juiz Iníquo registrada no Evangelho de Lucas 18:1-8 também é conhecida como a Parábola da Viúva Perseverante ou a Parábola da Mulher Persistente. Ela faz parte de um texto bíblico cujo tema principal é fé e oração. Nessa parábola o Senhor Jesus falou especificamente sobre a necessidade da perseverança de fé na oração Seu significado ensina muitas lições preciosas para todos cristãos.

3 Jesus fala sobre um Juiz que que julgava em certa cidade e não temia Deus e nem ajudava as pessoas
Nesta mesma cidade tinha uma mulher viúva com uma causa, ela buscava os serviços do juiz para julga-la Como o Juiz demorava em atende-la ela insistia: Faze-me justiça contra meu adversário Na perseverante insistência dessa viúva o Juiz resolveu atende-la evitando assim ser importunado, mas admitindo que não temia a Deus e não tinha consideração pelas pessoas Jesus conclui a Parábola dizendo: Lucas 18:6-8 Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

4 Jesus contou a Parábola para advertir os discípulos sobre o dever da oração
Lucas registrou essa parábola sequencialmente após uma exposição escatológica feita por Jesus (Lucas 17) Este detalhe é importante, pois os ensinos do capítulo 18 possuem uma ligação direta com o tema do capítulo 17, apesar de não percebermos No cap. 17 o Senhor falou do período difícil que seus seguidores deveriam suportar antes de seu retorno glorioso Luc 17:22,23 Jesus alertou que esse período seria longo e traria um sofrimento progressivo até culminar nesse dia Diante dessa realidade, no cap 18 Ele exorta seus seguidores a perseverar em oração, com fé, assim seriam respondidas.

5 Essa Parábola possui um paralelo muito claro com a Parábola do Amigo Importuno contada por Jesus em outra ocasião (Lucas 11:5-8) As duas parábolas enfatizam a importância de perseverar com fé na oração. Na Parábola do Juiz Iníquo são mencionados três personagens: o juiz; a viúva; o adversário da viúva. A viúva tinha um opositor que de alguma forma estava agindo com injustiça contra ela. As viúvas naquela época facilmente passavam necessidades, principalmente quando herdavam dividas de seus maridos falecidos. Desde o Antigo Testamento, a Bíblia menciona algumas viúvas que passaram por situações difíceis e viveram de modo precário. A viúva que hospedou o profeta Elias em Sarepta, e a viúva que mais tarde hospedou o profeta Eliseu (1 Reis 17:8-16; 2 Reis 4:1-7).

6 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Lucas 11:5-8 Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. Mateus 7:7,8 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

7 O significado da Parábola do Juiz Iníquo é bastante claro: os filhos de Deus devem orar constantemente, de modo perseverante e sem esmorecer, mesmo que sejam submetidos a uma longa espera Luc 18:1 Na parábola Jesus estabeleceu também um contraste agudo entre o juiz iníquo e o justo Juiz. Isso fica muito claro quando Jesus chama a atenção para as palavras do juiz e contrasta com a seguinte pergunta: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” (Lucas 18:7). Com base nesse raciocínio, não podemos desprezar o uso de uma expressão que transmite um significado muito sublime. Jesus diz que certamente Deus fará justiça “aos seus eleitos” A palavra original grega é eklektos, que significa “selecionado” ou escolhido

8 Aprendemos que essa parábola nos ensina a orar continuamente com fé perseverante. A viúva não desistiu Orar pelos motivos corretos e também legítimos e aceitável. Era o Juiz que fazia justiça A resposta pode demorar mas a nossa fé não pode desfalecer O propósito da nossa oração deve ser pelos motivos que visam o bem do Reino de Deus Entender que se o Senhor não lhe responder esteja a lhe ensinar alguma coisa, deve parar para refletir

9 A bíblia nos revela alguns tipos de fé que não produz salvação e é importante identificá-las pra não correr o risco de acharmos que estamos salvos por elas. Fé Intelectual no conhecimento da palavra de Deus; Pecadores e até os demónios tem esse conhecimento, e conhecimento da Palavra de Deus não salva o homem da condenação eterna, Romanos 1:18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.

10 A Fé Histórica ela concorda com ou aprova determinados fatos bíblicos
Nicodemos parecia concordar com fatos sobre a identidade de Jesus, porém isso não lhe garantia a entrada no reino dos céus João 3 : 1 – 3 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus

11 assim também o rei Agripa acreditava nos profetas, mas essa fé não o trouxe salvação
Atos 26 : 26 – 28 Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!

12 A Fé Miraculosa muita gente acreditou no poder de Jesus após a multiplicação dos pães e peixes a ponto de desejarem torná-lo rei João 6 : 14,15 Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: "Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo". Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte. Porém isso não isentou que Jesus identificasse os incrédulos João 6 : 26 eles estavam interessados somente no que Ele podia fazer. Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.

13 A Fé Temporal por ser passageira e momentânea esta fé se baseia na vida emocional a parábola do semeador ilustra bem a fé temporal que sucumbe em meio as tribulações e perseguições. Mateus 13: Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

14 A Fé Salvadora nos faz reconhecer que somos pecadores ao olharmos pra Cristo como o filho de Deus
Ela nos traz convicção de pecado e a necessidade de arrependimento Romanos 3 : 22 – 25 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; fatos que nenhuma das outras que foram mencionadas faz. fim

15 REFLEXÃO Deixe seu like Subscreva no canal
Visite nosso site – Deixe seu like

16 Oração, perseverança e fé.
O que devemos levar em conta na interpretação dessa parábola? Devemos levar em conta o propósito que levou Jesus a contar essa parábola. • Segundo a lição, é necessário interpretar, ao pé da letra, cada detalhe das parábolas? Não é preciso interpretar, ao pé da letra, cada detalhe de todas as parábolas. • Qual foi a decisão inédita tomada pela viúva da parábola? Ela toma uma decisão inédita, pois não escolhe advogados (talvez sua condição nem o permitisse), nem defensores públicos, mas contra o costume de seu ambiente, decide apresentar, pessoalmente, a instância ao juiz. • Qual é o elemento de contraste dessa parábola? O juiz desta parábola é iníquo, injusto; Deus, a quem servimos, por outro lado, é justo. Nisto consiste o elemento de contraste dessa parábola. • O último tópico da lição destaca três coisas que, segundo a parábola, não devem faltar na vida do cristão. Quais são elas? Oração, perseverança e fé.

17 DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMILIA
Subscreva no canal Visite nosso site – Deixe seu Like


Carregar ppt "ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD) 4º TRIMESTRE 2018 LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PORTUGAL PROFESSOR QUAGLIO JUNIOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google