A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que"— Transcrição da apresentação:

1 A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
3 DE DEZEMBRO DE 2016 A compaixão e o dinheiro Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurado é dar que receber. (At 20:35)

2 TEXTO BÁSICO

3 10. A compaixão e o dinheiro
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurado é dar que receber. (At 20:35)

4 Objetivo

5 10. A compaixão e o dinheiro
Mostrar ao estudante da Palavra de Deus as bases bíblicas para exercitarmos a compaixão, através do socorro aos necessitados, de modo que pratiquemos este ensino com convicção.

6 INTRODUÇÃO

7 10. A compaixão e o dinheiro
Em tempos de crise econômica, numa sociedade capitalista, cuja base é a desigualdade social, essa mensagem torna-se ainda mais urgente. Então, vejamos o que a Bíblia diz sobre a compaixão e o dinheiro.

8 Entendendo o ensino bíblico

9 10. A compaixão e o dinheiro
As bênçãos financeiras que Deus nos concede, de acordo com as Escrituras, não são um fim em si mesmas. São, na verdade, um meio. Nosso dinheiro não pode ser usado de forma mesquinha e egoísta. O Senhor nos abençoa para que também sejamos bênção na vida dos outros. Devemos exercitar a compaixão, socorrendo os necessitados. O que é compaixão? É, literalmente, sofrer junto, é sentir a dor do outro e ajudá-lo. Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre isso. 1. A importância da compaixão 2. Os cuidados na compaixão 3. Os benefícios da compaixão

10 Respondendo o ensino bíblico
1. O Criador e o dinheiro Respondendo o ensino bíblico

11 10. A compaixão e o dinheiro
01. O que compaixão tem a ver com dinheiro? Você acha que usar nosso dinheiro para socorrer os necessitados é um dever cristão? Baseie-se no item 1 e em Mateus 25:31-46. 02. Existem orientações bíblicas sobre como exercer a compaixão da forma correta. Quais os dois primeiros cuidados que devemos ter? Baseie no comentário; Mt 6:2-4; 1 Tm 6:17-18. 03. Segundo Gl 6:9-10 e 1 Tm 5:8, quando exercemos a compaixão, a quem devemos dar prioridade? Existe, na Bíblia, algum exemplo da igreja ajudando os irmãos na fé? Devemos ajudar apenas os irmãos de fé? 04. Leia o item 3, Fl 4:18; Cl 3:17; At 20:35; 2 Co 9:1-2, e responda: Quais os três benefícios apontados na Bíblia, no ato de compaixão? Você concorda com isso? Por quê?

12 Praticando o ensino bíblico
1. O Criador e o dinheiro Praticando o ensino bíblico

13 10. A compaixão e o dinheiro
1. Tenha compaixão, repensando os seus gastos. Pense na maneira como você gasta o seu dinheiro. Os lanches no final de semana e outras coisas pequenas não podem dar lugar ao socorro aos necessitados? Mesmo na crise, Deus espera de nós fidelidade. De um jeito ou de outro, coloque na ponta do lápis e veja que, talvez, Deus poderia usar você muito mais para abençoar vidas. De volta a Mateus 25:31-46, surge a pergunta: Temos lançado mão desse privilégio ou temos cometido pecado? 05. Por que é incorreto tornar o dinheiro a finalidade de vida? Você poderia compartilhar algum exemplo prático nesse sentido?

14 10. A compaixão e o dinheiro
2. Tenha compaixão, dando um bom destino ao seu dinheiro. Precisamos aprender a repartir o que o Senhor nos deu. Ele não nos abençoa para ostentarmos riqueza e luxo, nem para desperdiçarmos nosso dinheiro com coisas supérfluas, enquanto inúmeras famílias mendigam ao nosso redor (talvez, algumas delas, de irmãos na fé). Mudemos essa realidade a partir de nós. Rever o orçamento, como vimos anteriormente, tem um propósito: destinar um pouco do dinheiro aos necessitados. 06. Discuta com a classe sobre a frase: “Precisamos aprender a repartir o que o Senhor nos deu”. Por que isso é tão necessário?

15 10. A compaixão e o dinheiro
Desafio da semana Como desafio desta semana, procure saber de algum irmão que está necessitado ou contate os diáconos e a junta assistencial de sua igreja. Veja o que pode doar. Como diz o velho ditado: “a caridade começa em casa”.

16 Próxima lição Lição 11 A idolatria e o dinheiro


Carregar ppt "A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google