A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2."— Transcrição da apresentação:

1 Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2

2 Dissertação Argumentativa
A dissertação argumentativa é um estilo de textocaracterizado pela apresentação e defesa de um ponto de vista ou ideia sobre um determinado tema. Além disso, o texto é composto por uma grande quantidade de argumentos, de forma a defender a ideia ou ponto de vista do locutor, e convencer o interlocutor de sua opinião.

3 Características Gerais
A dissertação possui várias características padronizadas, entre elas: Utilização da 3ª pessoa do singular, e em determinados argumentos 1ª pessoa do plural. Utilização de frases curtas e coesas. Utilização da norma culta. Utilização de introdução, desenvolvimento e conclusão.

4 Introdução A introdução é uma parte fundamental da dissertação, que visa introduzir o tema da redação e o ponto de vista ou ideia a ser abordado. Possui variações que afetam o modo de construir o desenvolvimento.

5 Desenvolvimento O desenvolvimento ocupa a maior parte do espaço da redação. Seu propósito é desenvolver o ponto de vista ou ideia apresentada na introdução, na tentativa de convencer o interlocutor através de argumentos. Para isso se utiliza: citação de exemplos, fornecimento de dados concretos, opiniões verídicas de especialistas, etc.

6 Conclusão A conclusão é a parte em que se dá um fecho ao texto. Deve ser coerente com a argumentação e o ponto de vista defendidos na redação. Costuma apresentar uma proposta intervencionista para a solução de determinado problema exposto pelo tema, que seja de acordo com a argumentação.

7 Esquemas de Dissertação
As dissertações, apesar de possuírem um padrão básico, costumam admitir vários esquemas de construção de texto. Entre eles existem 6 indicados pela Branca Granatic, a serem apresentados e analisados a seguir:

8 Esquema Argumentativo
Título 1º parágrafo TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 2º parágrafo Desenvolvimento do argumento 1 3º parágrafo Desenvolvimento do argumento 2 4º parágrafo Desenvolvimento do argumento 3 5º parágrafo Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final

9 Esquema Causa-Consequência
Título 1º parágrafo Apresentação do TEMA (com ligeira ampliação) 2º parágrafo Causa (com explicações adicionais) 3º parágrafo Consequência (com explicações adicionais) 4º parágrafo Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final

10 Para redações de aspecto analista e mais leves.
Esquema Analista Para redações de aspecto analista e mais leves. Título 1º parágrafo Apresentação do TEMA 2º parágrafo Análise dos aspectos favoráveis 3º parágrafo Análise dos aspectos contrários 4º parágrafo Expressão inicial + posicionamento pessoal em relação ao TEMA + observação final

11 Para temas de conteúdo histórico.
Esquema Histórico Para temas de conteúdo histórico. Título 1º parágrafo Estabelecimento do TEMA 2º parágrafo Retrospectiva histórica (época mais distante) 3º parágrafo Retrospectiva histórica (época mais próxima e época atual) 4º parágrafo Expressão inicial + retomada do TEMA (agora sob uma perspectiva histórica

12 Para temas de conteúdo geográfico.
Esquema Geográfico Para temas de conteúdo geográfico. Título 1º parágrafo Estabelecimento do TEMA 2º parágrafo Análise do TEMA relacionado à área geográfica 1 3º parágrafo Análise do TEMA relacionado à área geográfica 2 4º parágrafo Expressão inicial + retomada do TEMA procedendo a uma análise comparativa referente à localização espacial

13 Esquema Comparativo Geográfico
2ª opção para temas de conteúdo geográfico Título 1º parágrafo Estabelecimento do TEMA 2º parágrafo Análise comparativa entre a região geográfica 1 e a região geográfica 2 (abordagem de um determinado aspecto) 3º parágrafo Análise comparativa entre a região geográfica 1 e a região geográfica 2 (abordagem de um outro aspecto) 4º parágrafo Expressão inicial + retomada do TEMA, agora analisado em relação à localização espacial

14 Para redações de aspecto crítico e mais radicais
Esquema Crítico Para redações de aspecto crítico e mais radicais Título 1º parágrafo Estabelecimento do TEMA (a perplexidade diante da situação) 2º parágrafo Referência a fatos de conhecimento público 3º parágrafo Comentários críticos (crítica dos fatos, ideias ou circunstâncias) 4º parágrafo Considerações finais (observação crítica seguida de uma expectativa)

15 Conclusão Sendo a dissertação o tipo textual mais requisitado em situações formais, por exemplo, em provas e testes, a capacidade de desenvolver uma boa redação é essencial. E, para consegui-lo, basta seguir o melhor esquema (de acordo com o tema e finalidade do texto), sempre seguindo as regras da norma padrão.

16 Conclusão Quanto melhores os argumentos, melhor será a redação, sem dúvida. Ainda assim, é possível desenvolver um bom texto sem ser um especialista no tema, se o autor for um especialista em esquemas de dissertação.


Carregar ppt "Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google