A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE ASA DE BRUMADINHO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE ASA DE BRUMADINHO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE ASA DE BRUMADINHO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Reunião Equipe CPA Novembro

2 PROCESSO DE AVALIAÇÃO MEC INEP CONAES (SINAES) CPA

3 SINAES Sob a gestão do INEP, com diretrizes e instrumentos aprovados pela CONAES. Promove a avaliação da qualidade das IES: auto avaliação e avaliação institucional (comissões in loco) para fins de credenciamento e recredenciamento

4 SINAES Atribui o Conceito Institucional (CI):
– Cursos de graduação: avaliação dos cursos (comissões in loco) para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Atribui o Conceito de Curso (CC): _ Estudantes: Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE

5 CPA – FINALIDADE: Prevista na Lei nº , de , e regulamentada pela Portaria Ministerial nº 2.051, de Avaliação foi instituída na Faculdade Asa de Brumadinho desde a sua criação Cabe à CPA o assessoramento e acompanhamento da execução da Política de Avaliação Institucional, conforme legislação.

6 ATRIBUIÇÕES DA CPA I. Assessorar os responsáveis pelas avaliações; II. Acompanhar a execução da política da Avaliação Institucional, observada a legislação pertinente; III. Conduzir os processos de avaliação internos; IV. Sistematizar os processos de avaliação internos e externos; V. Prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, sempre que solicitadas.

7 ATRIBUIÇÕES DA CPA I. Apreciar:
a) A missão e o PDI; b) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; c) A responsabilidade social da Instituição; d) A infraestrutura física, em especial a do ensino, pesquisa e biblioteca; e) A comunicação com a sociedade; f) A organização e gestão da Instituição; g) O planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto avaliação; h) As políticas de atendimento aos estudantes.

8 ATRIBUIÇÕES DA CPA Analisar as avaliações dos diferentes segmentos da Faculdade ASA; Desenvolver estudos, análises, projetos e ações visando o aperfeiçoamento e modificação do processo de Avaliação; - Participar de todas as atividades relativas a eventos promovidos pela CONAES - Comissão Nacional de Educação Superior; - Colaborar com os órgãos próprios da Faculdade ASA, no planejamento dos programas de Avaliação Institucional.

9 COMPOSIÇÃO DA CPA: (09 membros)
Presidente: Conceição Parreiras 02 membros do corpo docente: Titulares: Sirlei de Brito: Vice Presidente Faustus Máximus Suplentes: Júlio César Ruth Maria

10 COMPOSIÇÃO DA CPA: 02 membros setor administrativo: Titulares: Vanderli Monteiro Simone Silva Suplentes: Cleide Oliveira Patrícia Bretas

11 COMPOSIÇÃO DA CPA: 02 membros do corpo Discente: Titulares - Vânia Baeta - Sílvia Porto Suplentes: - Maxwell Evangelista - Tiago de Oliveira

12 COMPOSIÇÃO DA CPA: 02 membros da Sociedade Civil: Titulares: - Luís Cláudio Teixeira - Nery Braga Suplentes: - Raquel Garcia - Rosimeire Dalseco

13 REUNIÕES CPA: Ordinariamente sempre que necessário
Ao final de cada processo avaliativo Extraordinariamente, por convocação do Presidente ou por solicitação da maioria simples de seus membros

14 AÇÕES DA CPA: Criação do grupo de whatsapp visando uma comunicação mais ágil. Estudo do regulamento da CPA Análise e discussão dos questionários eletrônicos de avaliação Importância de auxiliar na identificação das fragilidades e potencialidades da IES

15 AÇÕES DA CPA: Análise, discussão de textos e criação do Relatório Final da avaliação institucional postado no e-mec em Análise dos resultados da auto avaliação semestral

16 REUNIÃO CORPO DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO: 05 - 08 – 17
AÇÕES DA CPA: REUNIÃO CORPO DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO: – 17 Apresentação CPA atribuições e competências Apresentação dos critérios de avaliação MEC e respectivos conceitos Divulgação dos resultados da avaliação

17 REUNIÃO CORPO DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO: 05-08-17
AÇÕES DA CPA REUNIÃO CORPO DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO: Análise e discussão dos questionários eletrônicos de avaliação Coleta de sugestões Reforçar o papel do Centro Tecnológico de Capacitação

18 AÇÕES DA CPA Análise do PDI juntamente com os coordenadores
Análise das dimensões da avaliação e coerência com as ações da instituição Análise do Regimento Interno da CPA;

19 AÇÕES DA CPA: Criação o Diretório Institucional representativo de alunos de todos os cursos para estreitar as relações entre o corpo técnico, administrativo, docente e o corpo discente (até fevereiro de 2019)

20 AÇÕES DA CPA Previsão das atividades de extensão conforme as dimensões juntamente com o corpo docente e coordenadores Revitalização do NEAB junto aos alunos Divulgação do Centro tecnológico

21 REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TURMA:
AÇÕES DA CPA: REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TURMA: Apresentar CPA suas competências e atribuições; Ressaltar a importância do processo de auto avaliação da IES por todos os segmentos: corpo discente, docente, pessoal técnico administrativo, egresso, sociedade... Esclarecer outras formas de avaliação Externa da instituição.

22 REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TURMA:
AÇÕES DA CPA: REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TURMA: Explicar as formas de avaliação da instituição e dos cursos: Auto avaliação institucional Avaliação Externa, ENADE Apresentar formas de divulgação dos resultados da avaliação: por meio do site da instituição, Murais informativos, Representantes de turma, Reuniões da CPA, diretamente com os Setores Responsáveis

23 REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TURMA PARA:
AÇÕES DA CPA: REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TURMA PARA: Enfatizar a importância do papel dos representantes de turma no incentivo aos colegas e na participação efetiva de todas as etapas da avaliação Destacar a importância do NUDIS ( Núcleo de Apoio ao Discente) e da Ouvidoria Destacar os conceitos obtidos pelo MEC

24 PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO)
AÇÕES DA CPA PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO) Apresentação da Equipe CPA e suas atribuições Processo de avaliação: MEC, INEP, CONAES, SINAES, CPA, OUVIDORIA Componentes do SINAES: (1) Avaliação das instituições; (2) Avaliação dos cursos de graduação; (3) Avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE)

25 PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO)
AÇÕES DA CPA:  PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO) Apresentação dos conceitos de avaliação da instituição que é resultado das informações prestadas pela instituição, avaliação externa e ENADE

26 PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO)
AÇÕES DA CPA: PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO) Como o aluno pode participar e ser representante do seu segmento na CPA? Divulgação e inscrição para composição na CPA (processo) Importância da participação efetiva nos processos de avaliação

27 PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO)
AÇÕES DA CPA: PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO) Divulgação do papel e importância da ouvidoria como apoio na avaliação Atendimento Ouvidoria: Presencial: segunda e quinta feiras Caixa de Sugestões ao lado da secretaria Pelo telefone:

28 AÇÕES DA CPA: Após cada processo de avaliação: Reunião da Equipe CPA
PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO) Após cada processo de avaliação: Reunião da Equipe CPA Conhecimento das fragilidades e potencialidades Tomada de decisões para aprimoramento do processo e correção das fragilidades

29 PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO)
AÇÕES DA CPA: PALESTRA PELA EQUIPE CPA PARA COMUNIDADE DISCENTE ( AUDITÓRIO) Divulgação dos resultados: Site da instituição Informativos Murais, Ouvidoria Reunião com representantes de turma e CPA Por meio dos coordenadores e representantes de turma

30 VISITA DA EQUIPE CPA ÀS TURMAS DOS PRIMEIROS PERÍODOS:
AÇÕES DA CPA: VISITA DA EQUIPE CPA ÀS TURMAS DOS PRIMEIROS PERÍODOS: Enfatizar as competências e atribuições da CPA Conscientizar aos alunos novatos da importância da participação na avaliação com vistas ao crescimento coletivo dos agentes educativos

31 VISITA ÀS SALAS DE AULAS ANTES DE CADA PERÍODO AVALIATIVO:
AÇÕES DA CPA: VISITA ÀS SALAS DE AULAS ANTES DE CADA PERÍODO AVALIATIVO: Prestar informações, esclarecer dúvidas Apresentar Ouvidoria como órgão de apoio Destacar o papel do NUDIS

32 Apresentação das ações e solicitações em função do processo avaliativo Edi Tavares

33 MOMENTOS PARA PERGUNTAS E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS
AGRADECEMOS A PRESENÇA E EMPENHO DE TODOS


Carregar ppt "FACULDADE ASA DE BRUMADINHO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google