A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDIÇÃO Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Didática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDIÇÃO Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Didática"— Transcrição da apresentação:

1 AUDIÇÃO Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Didática
Docente: ProfªDrª Maria Eliza Brefere Arnoni Discentes: Janaine Braga Ramos Marieli Bianchi Mécia C. G. S. Conti Rebeca G. Gomes

2 A audição é a capacidade de reconhecer o sons emitidos pelo ambiente.

3 Mas o que é o som? O som é definido por Hertz (unidade de medida) o Hertz é a vibração do ar por segundo.

4 O órgão responsável pela audição é dividido em três partes:

5 Orelha Externa: É formada: Pavilhão auditivo ou auricular;
Glândulas sebáceas; Meato acústico externo (ou conduto auditivo externo); Pavilhão Auricular Conduto auditivo

6 Orelha Média: Tímpano ou membrana timpânica;
Ossículos (Martelo, bigorna e estribo); Janela Oval ou tuba auditiva;

7 Orelha Interna: Cóclea, tem formato espiralado e é de extrema importância para a audição. É composta por: Labirinto; Células ciliadas ou sensoriais ciliadas; Nervo facial, nervo auditivo, utrículo, vestíbulo e sáculo;

8 Mecanismo

9 Captamos os sons por meio das ondas sonoras
Captamos os sons por meio das ondas sonoras. O som chega à orelha externa, posteriormente atinge a membrana timpânica onde há a divisão entre orelha externa e orelha média. A membrana timpânica vibra de acordo com as ondas sonoras. Essa vibração passa pelos ossículos da orelha interna. O impulso passa pelo nervo auditivo que transmite para o centro da audição no córtex cerebral onde ocorre a interpretação do som.

10

11 Nexos Internos: Som; Anatomia; Mecanismo; Nexos Externos: Cerume; Equilíbrio; Danos auditivos;

12 Resgatando Por meio de questionário perguntamos aos alunos do segundo ano do ensino fundamental I :  Como sabemos que o som existe? (Podemos ouvi-lo)

13 Respostas: C.1: “Sim, porque as coisas fas barulho e nos olvimos”
C.2: “ Sim porque o que agente fala nós ouve.” C.3: “Porque sem som a gente não ouve nossos paiz falando porezemplo “vai tomar banho”” C.4: “Escuta eu vejo as coisas chero as coisas.” C.5: “Eu sei eu escuto ele todo dia” C.6: “ Pelo ouvido”

14 Vídeo: jNF9q8

15 REFERÊNCIAS ZAMAT,E.M.M. et al. Para a criança conhecer o ambiente: Aula de ciências naturais na perspectiva da Metodologia da Mediação Dialética LOUREDO, Paula. A audição. Brasil Escola. Disponível em : < . Acesso em: 28 out Tutorial Audição. Produção de Carlos Veiga Filho. YOUTUBE, vídeo. Disponível em: < .Acesso em: 28 out


Carregar ppt "AUDIÇÃO Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Didática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google