A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frutos, Legumes e Hortaliças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frutos, Legumes e Hortaliças"— Transcrição da apresentação:

1 Frutos, Legumes e Hortaliças
Princípios para uma alimentação saudável Trabalho realizado por: Jéssica Gomes nº 10, 9º B Luís Grega nº 16, 9º B Fauzia Velji nº 21, 9º B

2 Frutos, Legumes e Hortaliças
Os frutos, legumes e hortaliças representam uma parte fundamental da alimentação saudável que deve ser praticada diariamente são fornecedores insubstituíveis minerais e de vitaminas compostos protectores e de alguns tipos de fibras alimentares, por todas estas razões estes alimentos denominam-se protectores.

3 Frutos Função primordial dos frutos é a protecção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies actuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.

4 Frutos Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros, ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distâncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem liberadas longe do local de origem. Certos frutos armados de espinhos agarram-se à pelagem de mamíferos ou penugem de aves, e assim percorrem grandes distâncias. Há ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momentos antes de atingir o solo.

5 Frutos Quanto à composição:
Frutos simples: quando os carpelos são unidos entre si, ao menos nos primeiros estágios de desenvolvimento. Ex.: a maior parte dos frutos conhecidos apresentam-se desta forma, como limões, peras, maracujás, mamões, pepinos e goiabas. Frutos compostos: os carpelos são separados desde a flor, e desenvolvem-se separadamente. Ex.: morango, magnólia.

6 Legumes Legume é um fruto seco simples, que se desenvolve de um único carpelo e usualmente descende pela abertura da sutura da folha carpelar e da nervura oposta. Um nome comum para este tipo de fruto é uma cápsula, embora este termo seja aplicado principalmente aos frutos secos provenientes de vários carpelos. Plantas bem conhecidas que têm legumes ou vagens incluem a alfafa, os trevos, as ervilhas, os feijões, e os amendoins. O amendoim é um caso especial, pois o seu fruto, que se desenvolve subterraneamente, é indecente, isto é, não abre espontaneamente para libertar as sementes.

7 Legumes Os legumes, no sentido de leguminosas, são notáveis pela sua habilidade para a fixação de nitrogénio atmosférico, uma realização atribuível ao relacionamento simbiótico das plantas com uma bactéria do género Rhizobium encontrada em nódulos nas suas raízes. A habilidade para formar esta simbiose reduz os custos de fertilizantes para os fazendeiros que cultivam legumes, e tem ainda a vantagem dos legumes poderem ser usados em rotação de colheita, para reabastecer o solo que foi esgotado de nitrogénio.

8 Legumes A semente e as folhas dos legumes têm proteínas em índice comparativamente mais elevado que muitas outras plantas, provavelmente devido ao nitrogénio adicional que os legumes recebem com a simbiose. O seu elevado índice de proteínas torna-os desejáveis na agricultura e na nutrição: os legumes cultivados caem em duas classes, forragem e grão. Forragem são legumes como alfafa, trevo e ervilhaca, que são semeados no pasto para a alimentação por animais domésticos. Os legumes de grão são cultivados para a produção de sementes que são usadas para o consumo humano e animal, ou para a produção dos óleos para usos industriais. Os legumes de grão incluem feijões, lentilhas, tremoços, ervilhas, amendoins e soja.

9 Hortaliças e Legumes Para aproveitar ao máximo o conteúdo nutricional destes alimentos algumas precauções devem ser tomadas: Prepare-os imediatamente antes de os usar para que estes não fiquem muito tempo em contacto com o oxigénio do ar, perdendo assim quantidades significativas de vitaminas; Se os vai cortar, descascar, ripar ou triturar faça-o imediatamente antes de os servir ou cozinhar; Não os deixe “de molho” (em água) durante longos períodos de tempo; Sempre que adequado, procurar consumir estes alimentos crus; Procure cozinhar estes alimentos durante o tempo estritamente necessário em recipientes fechados, pois a exposição a altas temperaturas, reduz conteúdo em determinadas vitaminas.


Carregar ppt "Frutos, Legumes e Hortaliças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google