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Microeconomia A I Turma A Prof. Edson Domingues

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Apresentação em tema: "Microeconomia A I Turma A Prof. Edson Domingues"— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia A I Turma A Prof. Edson Domingues
1

2 Comportamento do Consumidor
Restrição Orçamentária Utilidade e Escolha 1

3 Referências Capítulo 3 Capítulo 2, 3, 4, 5
PINDYCK, R. S., RUBINFELD, D.L. Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall, 2002. Capítulo 3 VARIAN, H. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Campus,1994. Capítulo 2, 3, 4, 5

4 Tópicos para discussão
Preferências do Consumidor Restrições Orçamentárias A Escolha do Consumidor 2

5 Preferências do Consumidor
Taxa Marginal de Substituição Vestuário (unidades por semana) A B C U = AV U = AV.: V = U.A^(-1) TMS= inclinação da reta tangente no ponto = = - dV/dA = U.A^(-2) 15 10 5 U1 = 25 Alimento (unidades por semana) 5 10 15 42 54

6 Preferências do Consumidor
42 54

7 Restrições Orçamentárias
O comportamento do consumidor não é determinado, apenas, por suas preferências. As restrições orçamentárias também limitam a capacidade do indivíduo de consumir, tendo em vista os preços que ele deve pagar por diversas mercadorias e serviços. 42 46

8 Restrições Orçamentárias
Linha do orçamento A linha do orçamento indica todas as combinações de duas mercadorias para as quais o total de dinheiro gasto é igual à renda total. 42 47

9 Restrições Orçamentárias
Linha do Orçamento Seja A a quantidade adquirida de alimento e V a quantidade adquirida de vestuário. Preço do alimento = PA e o preço do vestuário = Pv Logo, PA A é a quantidade de dinheiro gasto com alimento e Pv V é a quantidade de dinheiro gasto com vestuário. 42 48

10 Restrições Orçamentárias
A linha do orçamento, então, pode ser escrita como: PA A + PV V = I 42 49

11 Restrições Orçamentárias
Cesta de Alimento(A) Vestuário(V) Despesa Total mercado PA = ($1) PV = ($2) PAA + PVV = I A 0 40 $80 B $80 D $80 E $80 G 80 0 $80 12 50

12 Restrições Orçamentárias
Vestuário (unidades por semana) PV = $ PA = $ I = $80 A B D E G Linha do Orçamento: A + 2V = $80 (I/PV) = 40 30 10 20 20 10 Alimento (unidades por semana) 20 40 60 80 = (I/PA) 42 54

13 Restrições Orçamentárias
A Linha do Orçamento À medida que a cesta consumida se move ao longo da linha do orçamento a partir do intercepto, o consumidor gasta menos com uma mercadoria e mais com a outra. A inclinação da linha mede o custo relativo de vestuário e alimentação. A inclinação é igual à razão dos preços das duas mercadorias com o sinal negativo. 42 55

14 Restrições Orçamentárias
A Linha do Orçamento A inclinação indica a proporção segundo a qual pode-se substituir uma mercadoria pela outra sem alterar-se a quantidade total de dinheiro gasto. 42 56

15 Restrições Orçamentárias
A Linha do Orçamento O intercepto vertical (I/PV) indica a quantidade máxima de V que pode ser comprada com a renda I. O intercepto horizontal (I/PA) indica a quantidade máxima de A que pode ser comprada com a renda I. 42 57

16 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações na Renda Um aumento da renda causa o deslocamento paralelo da linha do orçamento para a direita (mantidos os preços constantes). 42 58

17 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações na Renda Uma redução da renda causa o deslocamento paralelo da linha do orçamento para a esquerda (mantidos os preços constantes). 42 58

18 Restrições Orçamentárias
Vestuário (unidades por semana) Um aumento da renda desloca a linha do orçamento para a direita (I = $160) L2 80 60 L3 (I = $40) Uma redução da renda desloca a linha do orçamento para a esquerda 40 (I = $80) L1 20 Alimento (unidades por semana) 40 80 120 160 42 61

19 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações nos Preços Se o preço de uma mercadoria aumenta, a linha do orçamento sofre uma rotação para a esquerda em torno do intercepto da outra mercadoria. 42 62

20 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações nos Preços Se o preço de uma mercadoria diminui, a linha do orçamento sofre uma rotação para a direita em torno do intercepto da outra mercadoria. 42 62

21 Restrições Orçamentárias
Vestuário (unidades por semana) Um aumento no preço do alimento para $2,00 modifica a inclinação da linha do orçamento e causa sua rotação para a esquerda. L3 (PA = 2) (PA = 1/2) L2 Uma redução no preço do alimento para $0,50 muda a inclinação da linha do orçamento e causa sua rotação para a direita. 40 (PA = 1) L1 Alimento (unidades por semana 40 80 120 160 42 65

22 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações nos Preços Se os preços de ambas as mercadorias aumentam, mas a razão entre os dois preços permanece inalterada, a inclinação da linha do orçamento não muda. 42 66

23 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações nos Preços Entretanto, a linha do orçamento sofrerá um deslocamento paralelo para a esquerda. 42 66

24 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações nos Preços Se os preços de ambas as mercadorias diminuem, mas a razão entre os dois preços permanece inalterada, a inclinação da linha do orçamento não muda. 42 67

25 Restrições Orçamentárias
Efeitos das Modificações na Renda e nos Preços Modificações nos Preços Entretanto, a linha do orçamento sofrerá um deslocamento paralelo para a direita. 42 67

26 A Escolha do Consumidor
Os consumidores escolhem uma combinação de mercadorias que maximiza sua satisfação, dado o orçamento limitado de que dispõem. 68

27 A Escolha do Consumidor
A cesta de mercado ótima deve satisfazer duas condições: 1) Ela deve estar situada sobre a linha do orçamento. 2) Ela deve fornecer ao consumidor sua combinação preferida de bens e serviços. 69

28 A Escolha do Consumidor
Lembre-se de que a inclinação de uma curva de indiferença é dada por: Além disso, a inclinação da linha do orçamento é: 70

29 A Escolha do Consumidor
Logo, podemos afirmar que a satisfação é maximizada no ponto em que: 71

30 A Escolha do Consumidor
Podemos afirmar que a satisfação é maximizada quando a taxa marginal de substituição (de A por V) é igual à razão entre os preços (de A e V). 72

31 A Escolha do Consumidor
Vestuário (unidades por semana) Linha do Orçamento Pc = $2 Pf = $1 I = $80 O ponto B não maximiza a satisfação porque a TMS (-(-10/10) = 1) é maior do que a razão entre os preços (1/2). -10V +10A U1 40 B 30 A 20 20 40 80 Alimento (unidades por semana) 76

32 A Escolha do Consumidor
Vestuário (unidades por semana) Pc = $2 Pf = $1 I = $80 U3 D A cesta de mercado D não pode ser consumida dada a restrição orçamentária. 40 Linha do Orçamento 30 20 20 40 80 Alimento (unidades por semana) 77

33 A Escolha do Consumidor
PV = $2 PA = $1 I = $80 Vestuário (unidades por semana) A No ponto A, a linha do orçamento e a curva de indiferença são tangentes, e nenhum nível mais elevado de satisfação pode ser obtido. No ponto A: TMS =PA/PV =0,5 40 U2 Linha do Orçamento 30 20 20 40 80 Alimento (unidades por semana) 78

34 A Escolha do Consumidor
PV = $2 PA = $1 I = $80 Vestuário (unidades por semana) 40 U2 Mapa de Curvas de Indiferença Linha do Orçamento 30 A U5 20 U4 U3 20 40 80 Alimento (unidades por semana) 78

35 A Escolha do Consumidor
Projetando um Novo Automóvel (II) Suponhamos a existência de dois grupos de consumidores, ambos dispostos a gastar $10.000,00 para melhorar o estilo e o desempenho dos automóveis. Os grupos têm preferências distintas. 79

36 A Escolha do Consumidor
Projetando um Novo Automóvel(II) Se um fabricante de automóveis for capaz de encontrar o ponto de tangência entre a curva de indiferença de determinado grupo e sua restrição orçamentária, ele poderá elaborar um plano de produção e marketing adequado. 79

37 Projetando um Novo Automóvel (II)
Estilo Estes consumidores estão dispostos a abrir mão de uma considerável dose de estilo para obter algum desempenho adiciomnal $10.000 $3.000 $7.000 $10.000 Desempenho 81

38 Projetando um Novo Automóvel (II)
Estilo $3.000 Estes consumidores estão dispostos a abrir mão de uma considerável dose de desempenho para obter algum estilo adicional $7.000 $10.000 $10.000 Desempenho 81

39 A Escolha do Consumidor
Tomada de Decisões e Políticas Públicas Escolha entre transferências de recursos vinculadas e não-vinculadas como meio de financiamento das despesas da polícia local

40 A Escolha do Consumidor
Transferência não-vinculada Despesas do setor privado ($) U1 A Antes da Transferência Linha do Orçamento: PQ A: Cesta de mercado que maximiza a satisfação Despesas OR: Setor privado OS: Polícia R S P Q Despesas com a polícia ($) O

41 A Escolha do Consumidor
Transferência não-vinculada Despesas do setor privado ($) V T Após a Transferência Linha do Orçamento: TV B: Cesta de mercado que maximiza a satisfação Despesas OU: Setor privado OZ: Polícia B U Z U1 U3 P A R Despesas com a polícia ($) O S Q

42 A Escolha do Consumidor
Transferência vinculada Despesas do setor privado ($) Antes da Transferência Linha do Orçamento: PQ A: Cesta de mercado que maximiza a satisfação Após a Transferência C: Cesta de mercado que Despesas OW: Setor privado OX: Polícia C X W T U1 P R U2 A R Despesas com a polícia ($) O S Q

43 A Escolha do Consumidor
Transferência não-vinculada Despesas do setor privado ($) T U1 Transferência não-vinculada Ponto B OU: Despesas do setor privado OZ: Despesas da polícia Transferência vinculada Ponto C OW: Despesas do setor privado OX: Despesas da polícia U3 P B U Z W A C U2 Despesas com a polícia ($) O X Q R

44 A Escolha do Consumidor
Solução de Canto Uma solução de canto ocorre quando o consumidor opta por soluções extremas, comprando apenas um tipo de mercadoria. Isso ocorre quando as curvas de indiferença são tangentes ao eixo horizontal e/ou ao eixo vertical. A TMS não é igual a PA/PB na cesta escolhida. 83

45 Solução de Canto A U2 U3 U1 Uma solução de canto ocorre no ponto B. B
Iogurte Congelado (taças/mês) A U2 U3 U1 Uma solução de canto ocorre no ponto B. B Sorvete (taças/mês) 84

46 A Escolha do Consumidor
Solução de Canto No ponto B, a TMS de sorvete por iogurte é maior que a inclinação da linha do orçamento. Isso significa que o consumidor estaria disposto a abrir mão de mais iogurte em troca de um pouco de sorvete, se possível. Mas não há mais iogurte que possa ser trocado por sorvete! 85

47 A Escolha do Consumidor
Solução de Canto Quando ocorre uma solução de canto, a TMS do consumidor não se iguala necessariamente à razão entre os preços. Nesse caso temos: 86

48 A Escolha do Consumidor
Solução de Canto Se a TMS for, de fato, significativamente maior do que a razão entre os preços, então, uma pequena diminuição no preço do iogurte não alterará a cesta de mercado do consumidor. 87

49 A Escolha do Consumidor
Fundo de Poupança para Educação Universitária Suponha que os pais de Sérgio tenham feito uma poupança para custear sua educação universitária. O dinheiro só pode ser gasto com educação. 88

50 A Escolha do Consumidor
Fundo de Poupança para Educação Universitária Se parte do dinheiro pudesse ser usado na aquisição de outras mercadorias, sua cesta de consumo preferida mudaria. 88

51 A Escolha do Consumidor
Fundo de Poupança para Educação Universitária Outro Consumo ($) A: Consumo antes da poupança. U2 C U3 A poupança desloca a linha do orçamento B B: Consumo sob a restrição de que a poupança deve ser gasta com educação A U1 P Q C: Consumo no caso em que a poupança pode ser gasta com outro tipo de bem Educação ($) 92

52 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
A utilidade marginal mede a satisfação adicional obtida do consumo de uma unidade adicional de uma mercadoria. 107

53 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Exemplo A utilidade marginal derivada do aumento de 0 para 1 unidade de alimento poderia ser 9 Do aumento de 1 para 2 poderia ser 7 Do aumento de 2 para 3 poderia ser 5 Observação: A utilidade marginal é decrescente 108

54 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Utilidade Marginal Decrescente O princípio da utilidade marginal decrescente afirma que, à medida que se consome mais de uma mercadoria, cada quantidade adicional que for consumida propiciará adições cada vez menores de utilidade. 109

55 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Utilidade marginal e curva de indiferença Se o consumo se move ao longo de uma curva de indiferença, a utilidade adicional derivada de um aumento no consumo de uma mercadoria, alimento (A), deve compensar a perda de utilidade da diminuição no consumo da outra mercadoria, vestuário (V). 110

56 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Vestuário 16 14 12 10 8 6 4 U1 2 Alimento 1 2 3 4 5

57 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Formalmente: 111

58 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Rearrumando: 112

59 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Dado que: Temos então: 113

60 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Quando os consumidores maximizam sua satisfação: Sendo a TMS também igual à razão das utilidades marginais do consumo de A e V, temos: 115

61 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
O que nos dá a equação para a maximização da utilidade: 116

62 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
A utilidade é maximizada quando o orçamento é alocado de modo que a utilidade marginal por real (ou qualquer outra moeda) despendido é igual para ambas as mercadorias. A isso denomina-se princípio da igualdade marginal. 117

63 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
V E 5 11,67 F 7 9 G 6,33 V E 11,67 UMA/PA UMV/PV E 0,24/4=0,60 0,30/3=0,10 F 0,16/4=0,40 0,45/3=0,15 G 0,80/4=0,20 0,60/3=0,20 F 9 6,33 G A 5 7 9 42 54

64 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Gasto em outras mercadorias (R$) 70 U1 C 750 50 D Com um limite de 50 MWh, o consumidor se move para uma curva de indiferença mais baixa (menor nível de utilidade). 900 U2 B 200 A 1000 Energia (MWh por mês) 123

65 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Gasto em outras mercadorias (R$) 50 Com um limite de 50 MWh, o consumidor se move para uma curva de indiferença mais baixa (menor nível de utilidade). 900 U2 1000 D Energia (MWh por mês) 123

66 Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
Gasto em outras mercadorias (R$) 70 U1 C 750 50 Com a elevação do preço da energia, o resultado pode ser pior em termos de utilidade, dependerá: da elevação no preço das preferências 900 B 200 1000 D E D: recionamento E: elevação de preços U Energia (MWh por mês) 100 123

67 Resumo As pessoas se comportam de modo racional na tentativa de maximizar o grau de satisfação que podem obter por meio da aquisição de uma combinação particular de bens e serviços. A escolha do consumidor depende de dois itens que se relacionam: as preferências do consumidor e a linha do orçamento. 145

68 Resumo Os consumidores fazem suas escolhas por meio da comparação de cestas de mercado ou pacotes de mercadoria. As curvas de indiferença possuem inclinação para baixo e jamais se interceptam. As preferências do consumidor podem ser completamente descritas por um mapa de indiferença. 145

69 Resumo A Taxa Marginal de Substituição de A por V corresponde à maior quantidade de V à qual uma pessoa se dispõe a renunciar para que possa obter uma unidade adicional de A. As linhas do orçamento representam todas as combinações de mercadorias com as quais os consumidores gastariam toda sua renda. 146

70 Resumo Os consumidores maximizam sua satisfação levando em consideração a restrição orçamentária. A teoria da preferência revelada mostra como as escolhas feitas pelos consumidores quando ocorrem variações de preço e de renda podem ser utilizadas para determinar suas preferências. 148


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