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BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos

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Apresentação em tema: "BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias e Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p , maio/ago CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.10, n.2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), p. 5-20, jul./dez

2 Métodos dos estudos de usuários
Seguindo a abordagem proposta por Cunha (1982, p.7), vamos diferenciar os métodos de pesquisa para estudo de usuário a partir da técnica de coleta de dados utilizada. Lembramos que uma pesquisa envolve várias etapas: definição dos propósitos e limites do estudo; preparação de um esboço da organização do relatório final; determinação dos tipos de dados e dos métodos de coleta; preparação das tabelas, formulários e impressos para coleta e tabulação dos dados; coleta de dados; tabulação e análise; preparação do relatório; revisão, crítica e preparação final do relatório. (Cf. WIGHT, citado por FIGUEIREDO, 1994, p )

3 Métodos mais utilizados na coleta de dados dos estudos de usuários
A escolha das técnicas de coleta de dados relaciona-se intimamente com os propósitos e o objeto do estudo e pode ser subdividida em três classes: técnicas envolvendo análise documentária, técnicas envolvendo observação e técnicas envolvendo perguntas (CUNHA, 1982, p.7).

4 Técnicas envolvendo análise documentária:
Análise de conteúdo Análise de citações Documentos de biblioteca Diários

5 Técnicas envolvendo observação:
Observação não participante Observação participante Análise de tarefas e resolução de problemas

6 Técnicas envolvendo perguntas:
Questionário Entrevista Técnica do Incidente Crítico Técnica de Delfos (Delphi) Grupos Focais

7 Elaboração e Aplicação de Questionários
1º Passo: Conhecer o contexto associado ao projeto. 2º Passo: Colher informações preliminares a respeito de questões importantes para as partes interessadas e os indivíduos-chave: - informações descritivas - informações comportamentais - informações preferenciais 3º Passo: Delinear e especificar questões-chave 4º Passo: Elaborar primeira versão do questionário 5º Passo: Aplicar Pré-Teste para avaliar: - Clareza - Abrangência - Aceitabilidade 6º Passo: Revisar as perguntas (se necessário, efetuar novo pré-teste) 7º Passo: Aplicar o questionário

8 Texto ou declaração introdutória deve:
Identificar a organização ou entidade que conduz o estudo. Estabelecer os objetivos e metas do estudo. Apresentar a base da seleção da amostra. Demonstrar a importância dos resultados para os próprios entrevistados. Valorizar a participação do entrevistado. Demonstrar que todas as respostas são valiosas: não há respostas corretas ou incorretas. Estimar o tempo necessário à condução do questionário. Por correio ou incluir instruções para devolução. Por telefone ou pessoalmente: solicitar permissão para prosseguir com as perguntas.

9 Formato das perguntas: aberto ou fechado
Vantagens das perguntas fechadas: Conjunto de alternativas de resposta é uniforme Lista de possibilidades de resposta tende a tornar a pergunta mais clara Evita-se respostas estranhas ou irrelevantes Oferecem melhor abordagem de tratamento para assuntos delicados Quantos abortos você já fez? ___ nenhum ___ um ___ dois ___ três ___ quatro ___ cinco ou mais Exemplos: Qual a sua formação escolar? ___ ensino médio incompleto ou menos ___ ensino médio completo ___ superior incompleto ___ superior completo ___ pós-graduação

10 Formato das perguntas: aberto ou fechado
Desvantagens das perguntas fechadas: Seleção de resposta ao acaso por incerteza ou incompreensão da pergunta Não permitem distinções sutis entre os entrevistados Tendem a restringir a amplitude do assunto A questão da categoria “outros, favor especificar” O uso de perguntas abertas: Volume de informações irrelevantes e repetitivas Aptidão de comunicação por parte de entrevistado Demanda de tempo  índice de recusas Categorização interpretativa, subjetiva e demorada

11 Seqüência das perguntas
Perguntas introdutórias Perguntas delicadas Perguntas afins Série padronizada de respostas Seqüência lógica Perguntas de filtragem ou “peneira” Verificações de confiabilidade Perguntas abertas de acompanhamento Perguntas abertas de aspectos gerais Extensão do questionário

12 Diretrizes para a redação de perguntas:
Nível de linguagem Palavras e frases não-específicas Perguntas com múltiplas finalidades Informações manipulativas Ênfase inadequada Palavras e frases emocionais

13 Níveis de medição: Escala nominal Escala ordinal Escala de intervalos

14 Formatação das perguntas:
Distribuição das respostas no questionário Número de respostas alternativas Estrutura de categorias para variáveis de escala de intervalos Ordem das alternativas de resposta Respostas múltiplas Respostas escalonadas Instruções ao entrevistador

15 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
1. Você acha que os imigrantes clandestinos deveriam receber pagamentos da AFDC (Ajuda a Famílias com Crianças Dependentes)? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

16 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
2. Sua cidade tem um dos governos mais eficientes do país. Por favor, classifique-a em termos da sua eficiência global. Muito Favorável Favorável Neutro Desfavorável

17 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
3. Você está satisfeito com o fluxo do trânsito e a disponibilidade de estacionamento em sua vizinhança? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

18 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
4. Você acredita que a eutanásia deve ser praticada se o paciente está irremediavelmente doente ou dá seu consentimento? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

19 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
5. Por favor, indique abaixo sua renda: ____ Abaixo de R$400,00 ____ R$400,00 e abaixo de R$600,00 ____ R$ 600,00 - R$1000,00 ____ R$1000,00 - R$1250,00 ____ Acima de R$ 1250,00 – R$2000,00

20 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
6. Que espécie de atividades você gostaria de ver mais em sua comunidade? ____ Peças de teatro ____ Música ____ Dança ____ Palestras ____ Futebol ____ Filmes

21 Determinação da composição da amostragem
Definir a população ou universo Definir a população útil – lista de membros identificáveis e contáveis Extrair a amostra dos entrevistados – população identificada para as entrevistas

22 Aplicação do Questionário
Pesquisas por correio Pesquisas por telefone Pesquisas pessoais Tabulação e análise das respostas ao questionário

23 Descobertas dos estudos de usuários
Resultados não são generalizáveis Métodos preferidos para busca de informação (biblioteca pessoal, edifício, pessoa próxima, etc) Motivos pelos quais não se usa um SI Os SI são escolhidos para uso por acessibilidade e facilidade - princípio do menor esforço Fatores que levam a buscar informação (atualização, solução de problema momentâneo, revisão – saber como agem os clientes, controlar estoques, aumentar produtividade, etc)

24 Descobertas dos estudos de usuários
Variáveis que interferem no uso de SIs (função do indivíduo na organização, tamanho da organização, qualificação, nível de experiência, fase do trabalho, etc) Canais mais utilizados (formais e informais) Descoberta dos colégios invisíveis e gatekeepers Comunicação oral acontece mais no início dos projetos Canais informais são elo para os formais Grande dependência de pequeno número de periódicos

25 Limitações dos estudos de usuários
Os dados obtidos a partir de questionamento usualmente diferem daqueles obtidos por métodos de observação Espera-se que o usuário responda sobre suas necessidades de informação quando eles realmente não sabem quais serviços e produtos poderiam existir à sua disposição; o conteúdo, extensão e profundidade dos mesmos; não sabem sequer quais são suas reais necessidades, são capazes de expor apenas suas demandas.

26 Limitações dos estudos de usuários
EU são difíceis porque precisam de respostas lógicas que possam ser interpretadas quantitativamente e resultar em aplicações práticas Amostragens ruins Mais importante que melhorar metodologia é melhorar os modelos teóricos Necessidade de justificar os gastos com os SIs – ter um uso efetivo de informação

27 Referências BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p , maio/ago CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.10, n.2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), p. 5-20, jul./dez FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, p. ISBN – X REA, Louis M. e PARKER, Richard A. Metodologia de Pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2002.


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