Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Laboratório de Estatística I
Profª Ela Mercedes M. de Toscano
2
Roteiro Estrutura Organizacional Mercado de Energia Elétrica Problema
3
Estrutura Organizacional da CEMIG
4
Direção Superior
5
Diretoria de Distribuição e Comercialização
6
Superintendência de Planejamento da Expansão da Distribuição e Mercado
7
Mercado de Energia Elétrica CEMIG
8
A presença da CEMIG
9
Infra-estrutura em 2003 Subestações 28.523 MVA
Linhas de Transmissão (acima de 230 kV) 4.881 km Linhas de Subtransmissão (entre 25 e 230 kV) km Redes de Distribuição (abaixo de 25 kV) km Energia Vendida GWh Nº empregados 11.302 Maior rede de distribuição da América Latina.
10
Composição do Mercado de Energia Elétrica
Classes de Consumidores Residencial Industrial Comercial e de Serviços Rural Poder Público Serviço Público Iluminação Pública Consumo Próprio CEMIG Suprimento
11
Mercado de Energia Elétrica em 2003
Classes Consumidores Energia Faturada GWh Residencial 6.529 Industrial 68.153 21.000 Comercial e de Serviços 3.402 Rural 1.783 Outras 55.254 2.533 Suprimento a Outras Concessionárias 7 621 Total 35.868
12
Característica do Mercado em 2003
As industrias representam 59% do mercado da CEMIG, mostrando a importância da empresa no abastecimento e na garantia do fornecimento de energia de qualidade para as atividades produtivas do Estado.
13
Mercado de Energia Elétrica
Ex.: Prédio de Ensino Superior - Evolução do Consumo de Energia Elétrica jan/02 abr/02 jul/02 out/02 jan/03 abr/03 jul/03 out/03 jan/04 abr/04 jul/04 out/04 Mês - Ano Consumo ( kWh )
14
Mercado de Energia Elétrica
15
Mercado de Energia Elétrica
16
Mercado de Energia Elétrica
17
Mercado de Energia Elétrica
18
Mercado de Energia Elétrica
19
Mercado de Energia Elétrica Evolução do Consumo Global
20
Mercado de Energia Elétrica Comportamento Classe Residencial
21
Mercado de Energia Elétrica Comportamento da Classe Rural
22
Problema
23
Problema Pesquisa: Explicação do Comportamento do Consumo de Energia Elétrica nas Diversas Classes de Clientes
24
Comportamento do Consumo de Energia Elétrica
Influencia nas seguintes atividades da CEMIG: Planejamento Energético – MME Compra e Venda no Atacado Planejamento do Sistema Elétrico Operação do Sistema Elétrico Atendimento Comercial Previsões Financeiras Decisões - Estratégia Empresarial
25
Projeção de Mercado de Energia Elétrica
SE / ALIMENTADOR TRAFO LONGO PRAZO MERCADO MUNICÍPIO CURTO PRAZO COLEGIADO REGIONAL - UN ANUAL / MENSAL MERCADO RESIDENCIAL MERCADO RURAL MERCADO IINDUSTRIAL MERCADO COMERCIAL MERCADO OUTROS Dimensão Sócio Econômica
26
Mercado de Energia Elétrica
Consumo de energia elétrica é afetado por vários aspectos, como: Comportamento da Economia Internacional Nacional Estadual Local Consumidores conscientes Uso eficiente de energia Economia Oferta de soluções e produtos Evolução tecnológica Substituição Competição de mercado
27
Previsão de Mercado de Energia Elétrica
Alguns desafios da previsão de mercado: Identificação do comportamento de clientes e do mercado Identificação das variáveis explicativas do comportamento de clientes e da evolução do mercado Identificação de tendências de mercado Desvio máximo do mercado verificado em relação à previsão de mercado/energia comprada deve se situar entre 0% e +3% Com desdobramento e implicações em: Aumento de participação no mercado Eficiência técnica-operacional Maximização de resultados econômicos
28
Consumo Residencial x Renda
Fonte: Dados BC e Cemig
29
Problema Pesquisa: Explicação do Comportamento do Consumo de Energia Elétrica nas Diversas Classes de Clientes Abordagem: Série histórica de consumidores e consumo por classe Variáveis sócio-econômicas PIB PEA Emprego formal Rendimento – Renda per-capita População urbana – rural, migração Estrutura fundiária Produção física Balança Comercial – Importações e Exportações Ofertas de Crédito – Financiamento Política Tributária e Fiscal IDH (Renda, Longevidade, Educação, Saúde)
30
Sites Energia www.cemig.com.br www.aneel.com.br www.ons.org.br
Economia
31
Obrigado!!!! Adherbal Antonio Venâncio
Gerencia de Planejamento de Mercado – ED/PM Telefone: (31)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.