A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Estatística I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Estatística I"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Estatística I
Profª Ela Mercedes M. de Toscano

2 Roteiro Estrutura Organizacional Mercado de Energia Elétrica Problema

3 Estrutura Organizacional da CEMIG

4 Direção Superior

5 Diretoria de Distribuição e Comercialização

6 Superintendência de Planejamento da Expansão da Distribuição e Mercado

7 Mercado de Energia Elétrica CEMIG

8 A presença da CEMIG

9 Infra-estrutura em 2003 Subestações 28.523 MVA
Linhas de Transmissão (acima de 230 kV) 4.881 km Linhas de Subtransmissão (entre 25 e 230 kV) km Redes de Distribuição (abaixo de 25 kV) km Energia Vendida GWh Nº empregados 11.302 Maior rede de distribuição da América Latina.

10 Composição do Mercado de Energia Elétrica
Classes de Consumidores Residencial Industrial Comercial e de Serviços Rural Poder Público Serviço Público Iluminação Pública Consumo Próprio CEMIG Suprimento

11 Mercado de Energia Elétrica em 2003
Classes Consumidores Energia Faturada GWh Residencial 6.529 Industrial 68.153 21.000 Comercial e de Serviços 3.402 Rural 1.783 Outras 55.254 2.533 Suprimento a Outras Concessionárias 7 621 Total 35.868

12 Característica do Mercado em 2003
As industrias representam 59% do mercado da CEMIG, mostrando a importância da empresa no abastecimento e na garantia do fornecimento de energia de qualidade para as atividades produtivas do Estado.

13 Mercado de Energia Elétrica
Ex.: Prédio de Ensino Superior - Evolução do Consumo de Energia Elétrica jan/02 abr/02 jul/02 out/02 jan/03 abr/03 jul/03 out/03 jan/04 abr/04 jul/04 out/04 Mês - Ano Consumo ( kWh )

14 Mercado de Energia Elétrica

15 Mercado de Energia Elétrica

16 Mercado de Energia Elétrica

17 Mercado de Energia Elétrica

18 Mercado de Energia Elétrica

19 Mercado de Energia Elétrica Evolução do Consumo Global

20 Mercado de Energia Elétrica Comportamento Classe Residencial

21 Mercado de Energia Elétrica Comportamento da Classe Rural

22 Problema

23 Problema Pesquisa: Explicação do Comportamento do Consumo de Energia Elétrica nas Diversas Classes de Clientes

24 Comportamento do Consumo de Energia Elétrica
Influencia nas seguintes atividades da CEMIG: Planejamento Energético – MME Compra e Venda no Atacado Planejamento do Sistema Elétrico Operação do Sistema Elétrico Atendimento Comercial Previsões Financeiras Decisões - Estratégia Empresarial

25 Projeção de Mercado de Energia Elétrica
SE / ALIMENTADOR TRAFO LONGO PRAZO MERCADO MUNICÍPIO CURTO PRAZO COLEGIADO REGIONAL - UN ANUAL / MENSAL MERCADO RESIDENCIAL MERCADO RURAL MERCADO IINDUSTRIAL MERCADO COMERCIAL MERCADO OUTROS Dimensão Sócio Econômica

26 Mercado de Energia Elétrica
Consumo de energia elétrica é afetado por vários aspectos, como: Comportamento da Economia Internacional Nacional Estadual Local Consumidores conscientes Uso eficiente de energia Economia Oferta de soluções e produtos Evolução tecnológica Substituição Competição de mercado

27 Previsão de Mercado de Energia Elétrica
Alguns desafios da previsão de mercado: Identificação do comportamento de clientes e do mercado Identificação das variáveis explicativas do comportamento de clientes e da evolução do mercado Identificação de tendências de mercado Desvio máximo do mercado verificado em relação à previsão de mercado/energia comprada deve se situar entre 0% e +3% Com desdobramento e implicações em: Aumento de participação no mercado Eficiência técnica-operacional Maximização de resultados econômicos

28 Consumo Residencial x Renda
Fonte: Dados BC e Cemig

29 Problema Pesquisa: Explicação do Comportamento do Consumo de Energia Elétrica nas Diversas Classes de Clientes Abordagem: Série histórica de consumidores e consumo por classe Variáveis sócio-econômicas PIB PEA Emprego formal Rendimento – Renda per-capita População urbana – rural, migração Estrutura fundiária Produção física Balança Comercial – Importações e Exportações Ofertas de Crédito – Financiamento Política Tributária e Fiscal IDH (Renda, Longevidade, Educação, Saúde)

30 Sites Energia www.cemig.com.br www.aneel.com.br www.ons.org.br
Economia

31 Obrigado!!!! Adherbal Antonio Venâncio
Gerencia de Planejamento de Mercado – ED/PM Telefone: (31)


Carregar ppt "Laboratório de Estatística I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google