A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA AUTÔNOMO - EPR Donato– CAP BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA AUTÔNOMO - EPR Donato– CAP BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR."— Transcrição da apresentação:

1 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA AUTÔNOMO - EPR Donato– CAP BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS – CFSD/2016

2 OBJETIVOS:  Conhecer os componentes da P. A;  Saber montar o equipamento de maneira correta ;  Saber realizar os testes inerentes ao bom funcionamento do equipamento;  Saber manuzear o sensor eletrônico do equipamento; ASSUNTOS:  Componentes da P.A: Cilindro de Ar Respiravél; Suporte Dorsal (Bodyguard); Máscara Panorâmica;  Montagem e Desmontagem do Equipamento;  Testes: - Teste de vedação de média e alta pressão; -Teste do alarme sonoro; - Teste de vedação e conecção da máscara:

3 COMPONENTES:

4  Cilindro de Ar Respirável: Peso: 4,2 Kg 6,8 Litros; 300 Bar.  Suporte Dorsal: Redutor de Pressão; Tira anti-vibração ; Tirantes Reguláveis; Ajustador do comprimento do suporte; Válvula de Demanda: o Botão de liberação do fluxo de ar (PURGA); o Botão de bloqueio de fluxo de ar. Dispositivo eletrônico (Bodyguard PSS 100): o Informa a quantidade de pressão em Bar; o Sensor de movimento, após 20 sec é acionado; o Apito sonoro é acionado quando resta apenas 55 bar; o Informa a temperatura do ambiente; o Informa a quantidade de tempo Restante em minutos; o Botão de pânico; o Tally Key (CHAVE )

5  Máscara Panorâmica: Amplificador vocal; Alça de transporte; Tirantes de regulagem (aranha); Mascarilha interna; trava da válvula de demanda (TVD)

6 MONTAGEM E DESMONTAGEM DO EQUIPAMENTO  Posicione o suporte na horizontal, folgue a fita do cilindro e deslizando-o; posicione a válvula do cilindro junto ao volante do redutor;  Coloca-se o equipamento na posição vertical, rosqueie-o volante na válvula do cilindro. Não utilize ferramentas para apertar. Use apenas a força das mãos e coloque a tira antevibração no volante;  Coloque novamente o equipamento na posição horizontal, aperte bem a fita do cilindro e acomode a parte que sobrar;  Para desmontagem realize operação inversa, começando pela liberação da tira que prende o cilindro;  Não esqueça que o sistema deve estar despressurizado para desmontagem do cilindro, para isso basta conferir se a válvula do cilindro está fechada e pressionar o botão de liberação de fluxo de ar da VD.

7 TESTES  Teste de vedação de média e alta pressão: 1)Verifique se o botão de bloqueio da válvula de demanda está acionado; 2) Abra o registro do cilindro, vagarosamente, para pressurizar o sistema e fechando-o novamente; e 3) Verifique, no manômetro, se não houve perda de mais de 10 BAR em um minuto.

8  Teste do alarme sonoro: 1)segure a válvula de demanda e vede, com a mão, a saída de ar; 2) pressione o botão de liberação do fluxo de ar; 3) alivie suavemente a mão, liberando o ar do sistema; e 4) observe se vai apitar na pressão ideal de 55 BAR, podendo ter um erro de ± 5 BAR.

9 ART. 29 inciso VIII - os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada eestacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN;  Teste de vedação e conecção da máscara: 1)Encaixe a válvula de demanda na máscara e depois puxe, suavemente, para testar a sua trava, a seguir, pressione a trava e retire a válvula; 2) Coloque a alça de transporte da máscara no pescoço e a máscara no rosto, ajustando a aranha de regulagem; 3) Inspire, profundamente, segure a respiração e conecte a válvula de demanda na máscara; 4) No momento da inspiração, se houver uma selagem satisfatória, a máscara virá de encontro ao rosto.

10 ART. 29 inciso VIII - os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada eestacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN;

11

12 DÚVIDAS? “O coração do Homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Pv 16:9


Carregar ppt "EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA AUTÔNOMO - EPR Donato– CAP BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google