A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais silvestres,exóticos e domésticos. Animais Silvestres – são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais silvestres,exóticos e domésticos. Animais Silvestres – são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas."— Transcrição da apresentação:

1 Animais silvestres,exóticos e domésticos

2 Animais Silvestres – são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais.

3 Animais silvestres,exóticos e domésticos Exemplos: mico, morcego, quati, onça, tamanduá, ema, papagaio, arara, canário-da- terra, tico-tico, galo-da-campina, jibóia, jacaré, jabuti, tartaruga-da-amazônia, abelha sem ferrão, vespa, borboleta, aranha e outros. O acesso, uso e comércio de animais silvestre são controlados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

4 Animais silvestres,exóticos e domésticos Animais Exóticos ­– são aqueles cuja distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas.

5 Animais silvestres,exóticos e domésticos Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas jurisdicionais e que tenham entrado espontaneamente em Território Brasileiro. Exemplos: leão, zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre- dágua, cacatua, arara-da-patagônia, calopsita, entre outros.

6 Animais silvestres,exóticos e domésticos Exemplos: leão, zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre- dágua, cacatua, arara-da-patagônia, calopsita, entre outros.

7 Animais silvestres,exóticos e domésticos Em outras palavras, os animais silvestres pertencem à fauna brasileira, enquanto os animais exóticos são originários de ecossistemas de fora do Brasil. A legislação descreve ainda os animais domésticos, que podem ser silvestres ou exóticos (dependendo de sua origem).

8 Animais silvestres,exóticos e domésticos São aqueles que, por meio de processos de manejo e melhoramento zootécnico passaram a apresentar características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem. Em alguns casos, podem inclusive apresentar aparência diferente da espécie que os originou. Os exemplos vão desde gato, galinha, cavalo, vaca, porco canário-belga, abelha-europeia e muitos outros.

9 Animais silvestres,exóticos e domésticos A importância de se definir a diferença entre animal silvestre e exótico é simples: o acesso, o uso e o comércio de animais silvestres são controlados pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O instituto tem registrados criadouros e comerciantes por todo o país autorizados a vender animais silvestres de origem legal.

10 Animais silvestres,exóticos e domésticos Manter em cativeiro um animal silvestre de origem ilegal ou não comprovada é crime, passível de prisão e multa de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A origem do bicho deve estar descrita na Nota Fiscal emitida pelo comerciante ou criadouro e cada animal possui um número de identificação individual, descrito na nota e verificado no próprio espécime por meio de uma anilha fechada e/ou de um microchip.

11 Animais silvestres,exóticos e domésticos A origem do bicho deve estar descrita na Nota Fiscal emitida pelo comerciante ou criadouro e cada animal possui um número de identificação individual, descrito na nota e verificado no próprio espécime por meio de uma anilha fechada e/ou de um microchip.

12 Animais silvestres,exóticos e domésticos Cabe lembrar que, pela legislação, não é possível “legalizar” um animal silvestre junto ao IBAMA, caso ele tenha sido adquirido em desacordo com a lei. Neste caso, a pessoa pode optar por permanecer com o animal e correr o risco de ser denunciada ou entregá-lo voluntariamente ao IBAMA, não sofrendo as penalidades.

13 Animais silvestres,exóticos e domésticos Caso desejem adquirir um animal silvestre, procurem sempre um criadouro ou comerciante devidamente registrado no IBAMA. E, obviamente, levem em conta suas características únicas para oferecer a ele condições que respeitem o seu bem estar, com alimentação adequada, higiene e cuidados veterinários especializados. Afinal, como o próprio IBAMA diz, devemos nos unir para defender o que é de todos: o Patrimônio Natural do Brasil, um bem de uso comum dos brasileiros e garantia para as futuras gerações.

14 Animais silvestres,exóticos e domésticos RÉPTEIS

15 Animais silvestres,exóticos e domésticos

16

17 O nome réptil vem do latim reptare (rastejar). De fato a característica mais comum dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento, roçando o ventre no solo.

18 Animais silvestres,exóticos e domésticos Os répteis evoluíram dos anfíbios há aproximadamente 350 milhões de anos, mas os primeiros répteis surgiram há 320 milhões de anos. A partir desses répteis, surgiram os répteis atuais, as aves e os mamíferos. Devido a algumas características como pele seca, a córnea e as escamas, e ovos amnióticos que permitiram a reprodução fora d’água, os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre.

19 Os répteis mais conhecidos são as cobras e os lagartos, principalmente porque eles estão melhores distribuídos do que os crocodilianos, tartarugas e tuataras, que também pertencem à classe reptiliana. Mais de 7.000 espécies de répteis têm sido classificadas, a maioria delas encontrada nos climas tropicais e subtropicais. E são divididos em três classes quelônios crocodilianos e escamados

20 Domínio:Eukaryota Reino:Animalia Subreino:Metazoa Superfilo:Deuterostomia Filo:Chordata Subfilo:Vertebrata Infrafilo:Gnathostomata Superclasse:Tetrapoda Classe:Reptilia Classificação Científica:

21 Habitat: - Quelônios: o habitat dos Quelônios é bem variado, já que as tartarugas são aquáticas e podem viver em água doce ou salgada, os jabutis são terrestres e os cágados vivem em água doce. - Crocodilianos: Jacarés e crocodilos habitam regiões tropicais, geralmente às margens dos rios. - Escamados: Os lagartos e serpentes vivem em desertos, florestas, campos, rios, regiões litorâneas, mares, manguezais, montanhas e áreas urbanizadas.

22 Nicho Ecológico: - O nicho ecológico dos répteis é muito variado, tendo cada espécie a sua própria alimentação, variando de acordo com o habitat em que vive. Eles podem ser carnívoros, herbívoros ou onívoros.

23 Características Gerais: Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar, com sucesso e definitivamente, o ambiente terrestre. Isto porque desenvolveram algumas características adaptativas, tais como: presença de casca calcária envolvendo o ovo e pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal contra a desidratação.

24 Outra adaptação importante à vida no ambiente terrestre é fecundação interna, independente da água, na qual os gametas (óvulos e espermatozóides) ficam protegidos das influências do meio externo. As fêmeas são geralmente ovíparas, isto é, quando fecundadas põem ovos e os embriões se desenvolvem dentro deles, portanto fora do corpo materno

25 Alguns desses vertebrados apresentam dentes (cobras, crocodilos e jacarés), sendo que certas cobras têm presas inoculadoras de veneno. Associadas à presença de glândulas salivares modificadas em glândulas de veneno, essas presas caracterizam o que chamamos de cobras peçonhenta

26 Quelônios são tartarugas, jabutis e cágados. Têm o corpo recoberto por duas carapaças: a carapaça dorsal, na parte superior do corpo, e o plastrão, na parte inferior. Essas duas carapaças são presas uma à outra. Somente há aberturas para o pescoço, os membros anteriores, posteriores e para a cauda.

27 As tartarugas são aquáticas e podem viver em água doce ou salgada. Suas pernas têm a forma de nadadeiras, o que facilita a locomoção na água. Os jabutis são terrestres e seus dedos são grossos. Os cágados vivem em água doce e seus dedos são ligados por uma membrana que auxilia na natação. Os quelônios não têm dentes. A boca apresenta um bico córneo e são vegetarianos, carnívoros ou onívoros.

28

29 Crocodilianos Os Crocodilianos são crocodilos e jacarés. São grandes répteis aquáticos. Tem corpo alongado e recoberto por placas córneas (escamas). Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática. São carnívoros. O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilos, e, quando fecha a boca, seus dentes não aparecem. Já o crocodilo, tem a cabeça mais estreita e, com a boca fechada, alguns dentes são aparentes.

30

31 Escamados Os Escamados são os lagartos e as serpentes (popularmente chamados de cobras). Esses animais tem a pele coberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertílios e ofídios.

32 Lacertílios – São os lagartos, camaleões e lagartixas, répteis de corpo alongado, com a cabeça curta unida ao corpo por um pequeno pescoço. Possuem quatro membros, sendo os anteriores mais curtos que os posteriores. São herbívoros, insetívoros e carnívoros.

33 Ofídios - São as serpentes ou cobras, répteis que não têm pernas. A grande maioria destes animais possui glândulas que fabricam veneno. Uma serpente é peçonhenta quando seus dentes são capazes de injetar veneno nos animais que ataca. Os dentes tem um canal ou sulco que se comunica com as glândulas produtoras de veneno. No momento da picada, o veneno escoa por este canal e é injetado no corpo da presa. São carnívoros.

34 Anatomia A classe dos répteis estão melhor adaptados à vida em terra seca que os anfíbios. Os pulmões são bem desenvolvidos e possuem brônquios ramificados, podendo fornecer toda a respiração necessária, principalmente porque a caixa torácica está completa. Nas tartarugas não existe o esterno. A pele, que não é necessária à respiração, é sempre espessa, e apresenta uma camada córnea diferenciada em placas e escamas. Estas podem ser lisas ou rugosas, justapostas ou sobrepostas. As escamas são formadas pela epiderme (camada mais externa da pele). A camada mais externa é substituída à medida que se desgasta (tartarugas e crocodilos) ou é mudada completamente (cobras e lagartos). A mandíbula é articulada de tal maneira que a boca pode ser bastante aberta, para o animal engolir presas grandes.

35 As escamas são formadas pela epiderme (camada mais externa da pele). A camada mais externa é substituída à medida que se desgasta (tartarugas e crocodilos) ou é mudada completamente (cobras e lagartos). A mandíbula é articulada de tal maneira que a boca pode ser bastante aberta, para o animal engolir presas grandes.


Carregar ppt "Animais silvestres,exóticos e domésticos. Animais Silvestres – são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google