A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFUCIONISMO: VIVER EM HARMONIA. O Confucionismo representa uma face religiosa da China. O Confucionismo ocupa o lado mais visível, público e oficial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFUCIONISMO: VIVER EM HARMONIA. O Confucionismo representa uma face religiosa da China. O Confucionismo ocupa o lado mais visível, público e oficial."— Transcrição da apresentação:

1 CONFUCIONISMO: VIVER EM HARMONIA

2 O Confucionismo representa uma face religiosa da China. O Confucionismo ocupa o lado mais visível, público e oficial da sociedade chinesa. Existe uma convicção na China de que o ser humano, que se encontra debaixo do céu e sobre a terra, é submetido aos mesmos princípios do resto do universo e ao ritmo do TAO, o princípio de ordem que governa a totalidade do universo e lhe garante a unidade.

3 O TAO É absolutamente único, mas tem dois aspectos que, interagindo um sobre o outro, se manifestam no mundo. Eles são o Yin e o Yang. O ritmo das mudanças que se manifestam na natureza é devido a esta interação, ou seja, a interpretação da vida.

4 Na concepção chinesa do mundo, o universo consiste em yang - o elemento masculino e em yin, o elemento feminino. Em 1850, o filósofo Ralph Emerson em seu ensaio sobre a filosofia oriental, descrevia que o yin-yang estava presente na polaridade, na ação e na reação, na escuridão e na luz, no calor e no frio, no masculino e no feminino, na inspiração e na expiração, no ritmo do sangue.

5 O yang é: masculino, pai, céu, deus-pai, Sol, consciente, compreensão, lógica, eu, condição desperta, cabeça, forma, ter, tensão, voltado para o exterior, decidido, risco, só, gasta energia, construtivo ou destrutivo, abstrato, ordenado, sóbrio, patriarcado etc. O yin é: feminino, mãe, terra, mãe-terra, Lua, inconsciente, sentimento, intuição, eu interior, condição de sonho, coração, conteúdo, ser, relaxamento, voltado para o interior, segue o fluxo da vida, pacífico, atraído pela comunidade, economiza energia, cura e preserva, orgânico, fluente, sóbrio, matriarcado etc.

6 Nem a terra nem o céu são perfeitos, mas juntos podem formar a perfeita harmonia. Yin e yang são vistos como um jogo harmonioso, e não competitivo. É discernir que ambos os elementos contém aspectos fortes e fracos. Conflitos ocasionais entre os dois elementos são inevitáveis. Na verdade, a maneira de o ser humano conseguir criar a harmonia interior e exterior. A vida harmoniosa só pode ocorrer através do jogo vital do yin e yang, um caminho para chegar ao "Uno".

7 O Confucionismo, dentro deste contexto da religião chinesa, é uma doutrina ética, social e política que Confúcio organizou para levantar a china de sua profunda decadência, pois o país atravessava um período de desordem social e política.

8 Uma das ideias fundamentais de Confúcio era que a natureza e o universo estão em harmonia e isso devia ser aplicado também aos homens. Ensinava que a harmonia e a ordem iriam prevalecer se as pessoas respeitassem as leis, dessem bons exemplos e tentassem viver em harmonia uns com os outros.

9 Defendia as CINCO VIRTUDES: Bondade. Honradez. Decoro. Sabedoria. Fidelidade — encerram o conjunto do dever humano. Confúcio acreditava que a virtude era o remédio para todos os males.

10 CONFÚCIO não pregou propriamente uma religião, mas, em vez disso, incorporou valores espirituais elevados num modo de vista. Dentre esses conceitos está o de humanidade (jen), em que, para alcançar a paz neste mundo, é necessário praticar a benevolência para com os outros. Além disso, é necessário fazer o bem sem esperar reconhecimento.

11 O Confucionismo exige que as denominações sejam corretas, isto é, as palavras devem estar de acordo com os atos, e vice-versa. O Confucionismo, sem tratar diretamente da religião, pressupõe-na como fundamento, com seu cortejo de deuses, espíritos, leis divinas, forças ocultas, ritos... Porém, o seu campo de interesse é a ordem social, o bom governo, as virtudes civis, a moral pública, o bem-estar e a felicidade.

12 Mais do que uma religião é um sistema de vida. Culto e adoração é ao “Supremo Governador” – que é considerar deus. Praticam a adoração e veneração aos ancestrais, piedade filial. O culto aos pais vivos deveria continuar depois da morte. Celebram as fases da vida. O casamento é um dos rituais mais importantes. Confúncio pregava a importância da família. Não existem sacerdotes, livros sagrados ou igreja. Dá ênfase a um tipo de humanismo onde os princípios morais têm grande importância. Destaca-se o respeito nas relações entre pais e filhos, marido e mulher, governantes e governados. SÍNTESE.

13 Busca do caminho, que garante o equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. Tem como propósito fornecer instrução moral, ensinar as pessoas a viver com valores de respeito, cortesia, dever, sabedoria e generosidade. Busca-se criar e praticar a ordem e a harmonia dentro da família e na sociedade através do equilíbrio das forças opostas do YIN e YANG. A natureza humana é divina e boa. Caridade e justiça são as maiores virtudes.


Carregar ppt "CONFUCIONISMO: VIVER EM HARMONIA. O Confucionismo representa uma face religiosa da China. O Confucionismo ocupa o lado mais visível, público e oficial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google