A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO

2 Este treinamento é baseado no programa de proteção de máquinas da Alumar, criado para implantar os melhores dispositivos de proteção em máquinas/equipamentos para ajudar na busca de um ambiente de trabalho livre de incidentes. INTRODUÇÃO: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

3 OBJETIVO: © © Proteção de Máquinas Conhecer os fundamentos da proteção de máquinas e as formas seguras de sua utilização para redução/eliminação de riscos de incidentes. © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

4   A proteção de máquinas constitui uma regra básica de segurança. É importante que os empregados que trabalham em máquinas ou equipamentos que tiveram proteção requeridas, estejam consciente da importância da mesma. REGRAS BÁSICAS: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

5 As proteções são necessárias para: Prevenir contato; Permanecer seguro; Proteger contra quedas de objetos. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

6 A instalação de proteção nas máquinas são importantes por dois motivos: Os incidentes provocados por máquinas são a causa de um grande número de lesões graves; Esses incidentes são perfeitamente evitáveis. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

7 As proteções são necessárias para: Prevenir contato; Permanecer seguro; Proteger contra quedas de objetos. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

8 PROTEÇÕES Proteções são barreiras que previnem acesso às áreas perigosas de uma máquina. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. ZONA DE PERIGO Um ponto no qual uma pessoa pode ficar presa entre: as partes móveis de uma máquina, partes móveis e fixas ou partes móveis e materiais.

9 FERRAMENTAS PORTÁTEIS Ferramenta utilizada manualmente e que exige o esforço do homem para sua operação. As ferramentas portáteis podem ser motorizadas e não motorizadas. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

10 FERRAMENTAS PORTÁTEIS NÃO MOTORIZADAS Ferramentas utilizadas como prolongamento das mãos do trabalhador, sem o uso do acionamento elétrico, mecânico, pneumático ou de efeito combinado. Ex.: chaves de fenda, serrotes, talhadeiras, martelos, etc. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

11 FERRAMENTAS PORTÁTEIS MOTORIZADAS Ferramentas utilizadas por acionamento elétrico, mecânico, pneumático ou por outra fonte de energia motriz. Ex.: furadeiras, lixadeiras, esmerilhadeiras, marteletes pneumáticos, mandrilhadoras, aparafusadeiras, etc. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

12 ZONA DE PERIGO Um ponto no qual uma pessoa pode ficar presa entre: as partes móveis de uma máquina, partes móveis e fixas ou partes móveis e materiais. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

13 Uma barreira ou clausura que evita o contato com as partes móveis de uma máquina. GUARDA © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. Exemplo de proteção por barreira.

14 TRANSMISSÃO DE FORÇA Todo aparelhamento que se movimenta transmitindo força para uma máquina afim de que essa possa processar o trabalho para o qual foi construída. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

15 TRAVA Um aparelho que interage com outro para governar operações simultâneas na mesma máquina ou em máquinas ou equipamentos ligados. © © Proteção de Máquinas DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

16 A parte da máquina em que é colocada a matéria prima durante determinadas operações. PONTO DE OPERAÇÃO DEFINIÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

17 © © Proteção de Máquinas EXEMPLOS DE PROTEÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. CORTINAS DE LUZ

18 © © Proteção de Máquinas EXEMPLOS DE PROTEÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TAPETES DE SEGURANÇA

19 © © Proteção de Máquinas EXEMPLOS DE PROTEÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. PEDALEIRAS

20 © © Proteção de Máquinas EXEMPLOS DE PROTEÇÕES: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. BOTOEIRAS COMBINADAS

21 Responsabilidades dos empregados: Inspecionar diariamente os equipamentos usando check list específico; Informar as condições inseguras identificadas; Não operar nenhuma máquina/equipamento sem treinamento ou autorização; Participar de revisão das práticas de segurança e cumprir integralmente os procedimentos constantes no programa de proteção de máquinas da Alumar. © © Proteção de Máquinas RESPONSABILIDADE: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

22 Responsabilidades da liderança: Assegurar o cumprimento do programa de proteção de máquinas da Alumar; Tomar ações para que sejam eliminados todos os riscos identificados pelos empregados. © © Proteção de Máquinas RESPONSABILIDADE: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

23 Os princípios básicos para redução ou eliminação dos riscos de incidentes em máquinas/equipamentos são os seguintes:   Identificação do risco;   Eliminação e/ou redução através de   Uso efetivo da proteção adotada;   Treinamento;   Cumprimento das práticas seguras. © © Proteção de Máquinas PROCEDIMENTOS: © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. Projetos específicos;

24 As máquinas/equipamentos não devem ser operados se as proteções não estiverem no local; Nenhuma proteção deve ser ajustada ou retirada do lugar, por qualquer razão, por ninguém, a menos que a pessoa tenha sido treinada e esteja autorizada a realizar este serviço. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

25 Antes que as proteções sejam removidas para realizações de trabalhos necessários, todas as fontes de energia deverão ser eliminadas, conforme norma de etiquetamento e bloqueio da Alumar; Analise sempre os riscos potenciais associados às máquinas/equipamentos, as proteções nelas contidas e reporte imediatamente à sua supervisão qualquer irregularidade encontrada. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

26 Sempre que máquina/equipamento apresentar qualquer defeito, execute o procedimento de etiquetamento e bloqueio para evitar operações indevidas e movimentos inesperados, em seguida comunique à sua supervisão; Nunca coloque dedos, mãos, braços ou qualquer parte do corpo dentro do ponto de operação ou zona de perigo reconhecida, a menos que o equipamento esteja etiquetado e bloqueado corretamente. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

27 É proibido operar máquina/equipamento ou estar nas proximidades (raio de um metro) usando: gravatas, roupas largas, relógios, anéis ou outros adereços. De um modo geral as roupas devem ser justas, sem partes soltas, as unhas rentes e os cabelos curtos ou recolhidos sob o capacete. PRÁTICAS DE TRABALHO: © © Proteção de Máquinas © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A.

28 CHECK LISTS DE INSPEÇÃO ASPECTOS QUESTIONADOS NA INSPEÇÃO ÍTEM CHECK LIST DE OBSERVAÇÃO PARA PROTEÇÃO DE MÁQUINAS SIM NÃO N/A A Máquina/equipamento possui proteção nas suas partes móveis e girantes? Previnem os contatos da mãos, braços e outras partes do corpo contras as partes móveis e girantes? Garantem que nenhum objeto entrará em contato com as partes móveis/girantes? A lubrificação poderá ser feita sem a remoção das proteções? São realizadas inspeções programadas das proteções com registros das falhas e ações corretivas? Há nas máquinas/equipamentos pontos de prensamentos ou partes identificadas como tal que estejas protegidas? As proteções, originais ou não, das máquinas/ equipamentos foram mantidas? x x x x x x x

29

30

31 PROTEÇÃO DE BARREIRA FIXA AJUSTE POR INTEIRO OU AJUSTE PARCIAL PROTEÇÃO AUTO-AJUSTÁVEL FORNECE BARREIRAS MÓVEL PARA ACOMODAR A PEÇA QUE ENTRA NA ÁREA PERIGOSA


Carregar ppt "PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google