A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?"— Transcrição da apresentação:

1 Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?

2 Contos Maravilhoso s São histórias sem a presença de fadas. Desenvolvem também num ambiente mágico (animais, gênios, plantas, objetos mágicos e duendes). Enfatizam a parte material, sensorial e ética do ser humano. Têm por objetivo a realização do herói ou da heroína mediante conquista de tesouro e outros bens materiais. Considera- se como Conto Maravilhoso toda a situação que ocorre fora do nosso entendimento da dicotomia espaço/tempo ou realizado em local vago ou indeterminado na Terra. Tais fenômenos não obedecem ás leis naturais que regem o planeta. O Maravilhoso sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura, destinada às crianças. Por meio do prazer ou das emoções que as histórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens irá agir no inconsciente da criança, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida. Exemplo: Gato de Botas, João e o é de feijão, etc.

3 SUA origem

4 O que são contos maravilhosos? De acordo com Nelly Novaes Coelho (2008), “os contos maravilhosos e os contos de fadas apresentam diferenças essenciais quando analisadas em função da problemática que lhes serve de fundamento”. O conto maravilhoso tem raízes no Oriente e seu enredo, geralmente, está relacionado à realização socioeconômica do protagonista. Essa forma de narrativa foi difundida pelos árabes e seu modelo mais conhecido é a coletânea As mil e uma noites. Podemos citar, ainda, O gato de botas, Simbad, o marujo e Os músicos de Bremen. Os contos de fadas são de origem celta e estão relacionados à realização interior do indivíduo após vencer grandes obstáculos impostos pela maldade de algum outro personagem, como se pode observar em narrativas como Rapunzel, A Bela Adormecida, A Bela e a Fera.

5 Características do conto maravilhoso.

6 Estas são algumas das características que a ele pertencem, mas há outras que também precisamos conhecer. Para isso, logo abaixo segue um exemplo, e por meio dele estudaremos todas as partes que serão discutidas. Então, vamos à análise: * Introdução (ou apresentação) – Constitui o início da história a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espaço. * Complicação (ou desenvolvimento) – Representa a parte em que se desenvolve o conflito. O conflito é o momento em que algo começa a acontecer, e nós, como leitores, ficamos surpresos à espera do que está por vir. * Clímax – É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que esperávamos ou não. * Desfecho (ou conclusão) – Revela o final da história, a solução para o conflito, sendo que este fim poderá ser de vários modos: triste, alegre, surpreendente, engraçado, e até mesmo... trágico!!!

7 Exemplos de Contos Maravilhoso O CONTO MARAVILHOSO É UM GÊNERO LITERÁRIO DE TRADIÇÃO ORAL, DO QUAL FAZEM PARTE OS CONTOS DE FADAS

8 Adicionar Título de Slide – 5 CONTO MARAVILHOSO: ALADIM E A LÂMPADA MÁGICA

9

10

11


Carregar ppt "Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google