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Uma estante de livros: as diferentes categorias para as crianças Rona Hanning Maio.2009.

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1 Uma estante de livros: as diferentes categorias para as crianças Rona Hanning Maio.2009

2 A Narrativa na obra literária para infância Uma história deve poder ser contada. Uma história necessita de encadeamento, e para isso deve haver concatenação das idéias, coerência interna e clareza. Precisa também de um argumento que faça sentido, pois não é sobre qualquer coisa que se faz uma história. Uma história deve trazer ganho para o leitor. Mas que tipo de ganho? Uma história deve poder ser recontada e reinventada incansavelmente. Uma história é sempre uma união, uma comunhão entre a palavra que eu conto e a imagem que eu leio. Uma história é sempre um afeto.

3 Literatura para Bebês Contos de Fada Histórias do Folclore Temas Delicados Livros Cult Poesia Algumas Categorias...

4 Literatura para bebês A literatura para bebês depende de argumentos concretos, de ludicidade e, fundamentalmente, da fantasia. LIVRO BRINQUEDO Não necessita de uma narrativa entre páginas, mas em que cada uma haja coerência interna suficiente para dar sentido àquele brincar. As páginas não esgotam-se em si, mas criam uma interdependência pelo desejo da continuidade da brincadeira. Literatura para bebês

5 Literatura para Bebês LIVRO INFORMATIVO Carimbos – são aqueles cuja figura aparece descontextualizada e “despersonificada”, apenas com o parco intuito de informar (cores, animais, formas....) Contextualizados – são os livros que apresentam alguma comparação, ou melhor, estabelecem relações entre as proposições. mantém o mesmo personagem, geram ações provocam curiosidade

6 LIVRO POP-UP Há um discurso próprio na figura que salta, deixando claro a intencionalidade do que está chamando atenção naquela página. Há um brincar na surpresa, no susto, no encantamento. Este é o caráter lúdico do pop-up. Uma leitura que se define muito mais pela pontualidade do que pela linearidade. Leitura necessariamente interativa entre o leitor e o objeto, mas nem sempre provocativa. Literatura para Bebês

7 Ressaltar o que entendemos por folclore... Fixação pelo conhecido. E o espaço para conhecer o novo? Ampliação de referenciais sobre o conhecimento popular As transposições narrativas respeitam o ritmo da oralidade? Mas não foi assim que as histórias nos chegaram? Até onde me interesso pelo outro diferente de mim? E até onde somos diferentes? Reconhecimento pela manifestação cultural Histórias do Folclore

8 Os textos falam da vida a ser vivida ou da própria condição humana. Os contos de fada têm como eixo gerador uma problemática existencial. Trazem mistérios que atingem o homem no que sua razão não consegue explicar, conhecer ou compreender. Seus argumentos desenvolvem-se dentro da magia feérica, ou seja, universo de rainhas, príncipes, princesas, fadas, gênios, bruxas, gigantes, anões, objetos mágicos, metamorfoses, tempo e espaço fora da realidade conhecida. Têm como núcleo problemático a realização essencial do herói ou da heroína (união homem-mulher) Contos de Fada

9 Os contos expressam os obstáculos ou provas que precisam ser vencidos para que o herói alcance a sua auto-realização existencial. PARA PENSAR..... Quais histórias atuais teriam potencial para ajudar as crianças em seus processos subjetivos? Existem candidatos contemporâneos para compartilhar o lugar que os contos de fada já ocupam? Contos de Fada

10 Chapeuzinho Vermelho – il. Gustave Doré

11 Chapeuzinho Vermelho – il. Susanne Janssen

12 Mas, por quê?... A necessidade de diálogo sobre questões que nos perturbam. A literatura funcionando como estratégia para iniciar a conversa, gerar discussão, provocar debate, instigar a reflexão sobre a vida e o viver. Atenção para não serem confundidos com os ensinamentos moralizantes, os assuntos escolhidos e permitidos pelos adultos, com óticas diretivas e não convidativas. Sentir Pensar Temas Delicados

13 Pra que o livro? Livros Cult A busca por um texto que crie um equilíbrio entre FORMA e CONTEÚDO, uma vez que entende-se a Literatura como arte que relaciona o que diz com o como diz. Muito da beleza da Literatura está em COMO dizer. Na palavra e na imagem a COMPOSIÇÃO dá a dimensão poética da obra. Apresentar OBRA LITERÁRIA para o leitor mostrando a singularidade desta composição, deste equilíbrio. Investir na autonomia do leitor.

14 A festa das palavras - Katia Canton

15 Poesia Arte de excitar a alma com uma visão de mundo, por meio das melhores palavras em sua melhor ordem. Aquilo que há de elevado e comovente nas pessoas e nas coisas.

16 Mario Quintana – il. André Neves

17 Luas – Eva Furnari

18 Lili inventa o mundo – Mário Quintana il. Suppa


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