A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação: Higor,David,Wallas,robbert,marquinhos

3 Muitos estudiosos ressaltam a importância dos jogos na formação e na preparação do sujeito para a sociedade. Entretanto, os jogos populares estão perdendo força devido a diversos fatores, entre eles: a proliferação dos jogos eletrônicos, a falta de espaço adequado, a idéia de rua como um local de “desocupados” e de violência. Jogos e brincadeiras são sinônimos em diversas línguas. OTM, PE

4 Conhecer a historicidade dos jogos populares, enquanto conhecimento da cultura corporal, por meio de uma abordagem reflexiva, na perspectiva de ressaltar sua importância para a formação do sujeito e a melhoria da qualidade de vida.

5 categorias dos jogos ; historia dos jogos populares ; reflexões sobre os jogos ; Conceituação de jogos ; revisão e conclusão.

6 “O jogo define-se como uma atividade ou ocupação voluntária, em que o real e a fantasia se encontram”. Melo (1989, p. 61) “O jogo é uma atividade física e/ou mental que favorece a socialização, e é realizado obedecendo a um sistema de regras, visando a um determinado objetivo". Ferreira (2003) “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias". Huizinga,( 1999, p.33 ) “O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente” (COLETIVO DE AUTORES, 2009, p. 65).

7 “uma atividade física e/ou mental, de ocupação voluntária, inventada pelo homem que favorece a socialização, e é capaz de modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Essa atividade é vivenciada em determinados limites de tempo e espaço, sobre regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.”

8 Jogos de salão Jogos esportivos Ex.: Xadrez, Dama, Dominó, Bilhar, Sinuca, Jogo de botão etc. Ex.: Voleibol, Handball, Basquete, Futebol etc. Jogos populares Ex: Barra Bandeira, Amarelinha, Pula Corda, Amarelinha, Pega, 31 alerta etc.

9 Jogos Populares

10 Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nesses jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. Para brincar, não são necessários materiais ou espaços específicos, podemos brincar em qualquer lugar. São aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular.

11 Alguns jogos populares, com o passar do tempo, ainda conservam suas características iniciais, outros se modificaram, criando variantes. Os jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. Os jogos podem proporcionar grandes contribuições para a qualidade de vida. A dinâmica motora de alguns jogos e as suas práticas lúdicas possibilitam melhoria para a saúde do praticante. A ocupação do tempo livre com bom entretenimento favorece a um lazer prazeroso e canalizador de energias. As suas contribuições para o trabalho são inquestionáveis. Contribui com dinâmicas de convivência social, com o desenvolvimento do espírito de liderança e de cooperação. Os jogos se apresentam como “ferramenta de trabalho” de recreadores, ludo terapeutas, psicólogos empresariais, professores de Educação Física e outros.

12 Historicidade dos jogos populares Os jogos populares são transmitidos pela oralidade, sendo desconhecida sua origem, e foram provenientes de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos. Logo, foram transmitidos de geração em geração, através do conhecimento empírico e permaneceram presentes na memória infantil. Verificamos que a maioria dos jogos populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e Greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos.

13 Exemplo de Jogos populares Queimado Cabo-de-guerra Esconde-esconde, manja Barra-bandeira ou rouba- bandeira Boca-de-forno Tá pronto, seu lobo? Passarás Esconde a peia Adedonha ou stop Cabra-cega Quebra-panela Bola de gude Pobre e rica Sobra um O coelho sai


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google