A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser."— Transcrição da apresentação:

1 Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser humano, portanto deve estar presente na escola de modo intencional e planejado. A musicalização infantil é um poderoso instrumento na educação, desenvolvendo na criança:  Sensibilidade musical;  Coordenação motora;  Socialização;  Acuidade auditiva;  Respeito a si e ao grupo;  Destreza do raciocínio;  Disciplina pessoal;  Equilíbrio emocional;

2 Expressão corporal através da música https://www.youtube.com/watch?v=zXRoSg3-gJ0

3 O trabalho com música na educação infantil não tem por objetivo formar músicos ou ensinar a tocar instrumentos musicais; A proposta consiste em permitir que a criança tenha contato com várias formas de produzir sons por meio de:  Jogos;  Canções;  Brincadeiras do folclore Para isso, não é necessário que o professor seja um especialista em música mas sim, um apreciador/crítico de música onde demonstre interesse e reflita sobre elas. Na escola a criança deve ter a oportunidade de:  Ouvir  Fazer  Pensar

4 A aprendizagem em música pode ser divida em três eixos:  Apreciar  Fazer  Refletir Apreciar música contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação; Os momentos de escuta musical devem provocar na criança:  Desejo de ouvir;  Interação;  Sensibilização;  Criação;  Conhecimento;  Aprendizagem

5 Dinâmica com a música canto ao pescador https://www.youtube.com/watch?v=5oAfZU9ahfs

6 Ouvir música amplia a percepção do som e do silêncio desenvolvendo:  Prazer de escuta;  Capacidade de observação;  Análise e reconhecimento de sons;  O repertório escolhido deve ter variados gêneros e estilos musicais;  O gosto do educador não deve ser imposto, a diversidade deve ser respeitada para que a criança desenvolva seu gosto pessoal;  Não limite o contato da criança apenas ao repertório ou canções infantis.

7 Fazer Música Fazer música é gerar formas sonoras que expressem e comuniquem percepções, sentimentos, ideias e pensamentos de um indivíduo, época ou cultura. Fazer música envolve: Experimentação Interpretação; Improvisação; Composição; É possível iniciar o trabalho com: Produção de sons com o próprio corpo; Pesquisa de sons pela natureza; Sons de instrumentos musicais;

8 Exercícios de improvisação: Participando de histórias contadas com produção de som; Construção de objetos sonoros promovendo aprendizagem quanto a acústica e produção de sons trabalhando atitudes de cooperação; Na educação Infantil os jogos e brincadeiras tem ligação com música e devem ser aproveitados uma vez que remetem ao lúdico. Ex: Parlendas; Rodas cantadas; Adivinhas; Amarelinha; Trava-língua;

9 Refletir sobre a música Refletem aos poucos e desenvolvem o gosto musical; Estruturando a rotina do trabalho com música- Possibilidades: Coral; Histórias musicadas; Atividades de escuta; Escuta; Chamada cantada; Pulsação; Fonte: Proposta Curricular da educação infantil CP´s Cris e Lúcia


Carregar ppt "Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google