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Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.

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1 Max Weber e a Sociologia Compreensiva (1864-1920) Ação intelectual e não política http://www.versobooks.com 1

2 Weber: transformações Rejeitava qualquer teoria geral do desenvolvimento histórico. Rejeitava o materialismo dialético de Marx. Não era apenas o conflito de classes e as contradições dos modos de produção que faziam a história andar para frente. 2

3 Weber: transformações Não acreditava numa separação cada vez maior entre burguesia e proletariado. Não considerava a ruína do capitalismo como algo inescapável. 3

4 Max Weber: avanços Levou em consideração outros fatores além do conflito entre dominadores e dominados. Para Weber, diversas formas de ação humana, como as práticas religiosas, influenciam na economia, apesar de não serem explicitamente econômicas. 4

5 Max Weber e a Sociologia Compreensiva 5 As proposições gerais somente podem ser demonstradas a partir da compreensão do particular, de análises e comparações históricas. Sendo assim, o entendimento do real não é uma cópia do real e, sim, apenas uma elaboração conceitual acerca deste. http://www.versobooks.com

6 Ação Social Ao contrário de Durkheim, que buscava a explicação dos fenômenos através da noção de “fatos sociais” que existiriam para além dos indivíduos, Weber vai observar as ações dos indivíduos, a fim de captar seu sentido. E diferentemente de Marx, que via os indivíduos submetidos às estruturas do sistema capitalista, Weber vai analisar como os indivíduos constroem a realidade dentro deste sistema. 6

7 O Conceito de AÇÃO SOCIAL Ação é a conduta humana que possui um significado, dado por quem a executa. Portanto, apenas a ação que tenha um sentido é objeto de estudo da sociologia. Parte sempre da observação das ações dos indivíduos, e não de alguma totalidade que existiria anteriormente a eles. 7

8 A Ética protestante e o espírito do capitalismo Weber realizou uma pesquisa histórica com o objetivo de analisar as ações dos indivíduos da religião protestante, tentando captar o sentido que lhes atribuíam, e os efeitos que acabaram gerando. 8

9 A Ética protestante e o espírito do capitalismo 1)Ninguém sabia quem seria salvo. 2)Se esforçavam para fazer o bem para a sua comunidade. 3)Se trabalhassem com dedicação, se seguissem a sua “vocação”, iriam prosperar. 9

10 A ética protestante acabou ajudando a moldar o que ele chamou de “espírito do capitalismo”. Weber argumentou que o capitalismo foi a consequência, na esfera da economia, de um processo de racionalização que teve na ética do trabalho protestante um dos seus principais motores e não apenas na economia. 10 A Ética protestante e o espírito do capitalismo

11 O Desencantamento de Mundo Para Weber a burocratização da vida, o progresso da técnica leva os indivíduos a um processo descrença nos poderes mágicos, levando a uma perda do sentido sagrado da vida. O real torna-se cansativo e utilitário, marcado por um vazio que os homens buscam preencher com agitações. 11

12 A burocratização Um dos efeitos deste processo de racionalização é o que Weber chama de tendência a burocratização, isto é, a formação de quadros profissionais técnicos responsáveis pela administração. A organização burocrática afasta-se da sociedade, em que desenvolve um procedimento formal. 12

13 Exercício 1 Analise a charge abaixo e descreva sua interpretação. http://afuriosa.blogspot.com.br

14 Exercício 2 * Relacione a imagem com os estudos de Weber. * Por que, segundo Weber, vivemos um desencantamento do mundo? * Qual é a ideia de racionalização da sociedade defendida por Weber?


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