Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Dinâmica da Terra e Estruturas Geológicas
2
Existem duas linhas de respostas para essa tão intrigante questão:
Como surgiu o Universo ? A origem do Universo é uma das grandes interrogações do homem, e está entre aquelas que mais geram polêmica e desentendimentos. Existem duas linhas de respostas para essa tão intrigante questão: 1)Explicações de cunho religioso e; 2)Explicações de cunho científico.
3
A Explicação científica para o surgimento do Universo
Não se sabe exatamente quando o Universo foi criado, mas existem várias teorias. Uma das mais aceitas pelos cientistas é de que surgiu a partir de uma grande explosão: o Big Bang. Ela teria ocorrido há cerca de 13,7 bilhões de anos, dando origem às formas de vida existentes. Nasceu a partir de uma grande quantidade de energia concentrada em um espaço compacto e quente, que se expandiu rapidamente.
4
Como surgiu o Planeta Terra ?
Fonte: Nasa
5
O planeta Terra – como os outros planetas do Sistema Solar – se formou a partir de pedaços de rocha que “sobraram” após a formação do Sol, graças à ação da força da gravidade. O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, aquecendo-se depois, por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gases constituindo uma atmosfera primitiva.
6
F Fonte: CPRM
7
A área total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de km², dos quais 149 milhões são de terras firmes e 361 milhões são de água. Golfo do México visto do espaço - NASA
8
Escala do tempo geológico
9
Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície. Dessa forma, constituiu-se a estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera).
10
Estrutura Interna da Terra
Formada por crosta continental e oceânica ou litosfera: Sial – silício e alumínio – é a crosta superior (continental). Sima – silício e magnésio – crosta inferior (oceânica). Manto – cuja parte superior é a ASTENOSFERA. Núcleo – NiFe: Núcleo externo – líquido Núcleo interno - rígido
13
Rocha magmática intrusiva (Ex: granito)
Formam-se quando o magma se resfria lentamente nas profundezas da Terra.
14
Rocha magmática extrusiva (Ex: basalto)
Formam-se pela solidificação do magma expelido pelas erupções vulcânicas. Como seu resfriamento e solidificação são rápidos, não há tempo para a formação de macro cristais.
15
Rochas Sedimentares (Ex: calcário)
Por meio da litificação dos sedimentos que procedem da erosão, transporte e deposição de sedimentos, realizado pela água, vento, reações físicas e químicas. Derivam-se de rochas que sofrem a ação de processos erosivos.
16
Rochas metamórficas (Ex: gnaisse)
Foram originalmente rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou da pressão do interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
17
Deriva Continental Os argumentos A Teoria
Morfológicos - a semelhança de encaixe entre as costas de diversos continentes, em particular entre a América do Sul e a África; Paleontológicos - a ocorrência de fósseis idênticos em zonas continentais hoje separadas por oceanos; Litológicos - a ocorrência de rochas idênticas em continentes hoje distantes. Wegener provou que as rochas das costas atlânticas da América do Sul e da africana tinham a mesma origem; Paleoclimáticos - a existência de marcas de depósitos glaciários em zonas onde atualmente existem climas tropicais, como em África. Foi em 1912 que o meteorologista alemão Alfred Wegener apresentou uma teoria sobre a mobilidade dos continentes, denominada de “Teoria da Deriva dos Continentes”. Segundo aquele cientista, há 225 milhões de anos, os continentes estavam reunidos num único supercontinente, a Pangeia (do grego: todas as terras), rodeado pelo oceano Pantalassa
23
Tectônica de Placas Tectônica de Placas (do grego τεκτονικός relativo à construção) é uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre.
24
Limites entre placas tectônicas
25
Tectônica de Placas A Teoria da Tectônica de Placas postula que a crosta terrestre se apresenta fragmentada em várias placas rígidas que flutuam sobre o material mais quente e denso existente na parte superior da Astenosfera. É nessa parte viscosa dos primeiros 200 Km da astenosfera que são geradas correntes de convecção responsáveis pelo movimento das placas tectônicas.
28
Movimentos das placas tectônicas
Convergente – divergente – transformante ou conservativo:
31
Cordilheira dos Andes
32
Dorsal Atlântica
33
Falha de Santo André
34
Forças endógenas - terremotos
Epicentro – região da superfície terrestre, por cima do hipocentro, onde é máxima a intensidade de um abalo sísmico e onde este atingiu em primeiro lugar a superfície do solo. Hipocentro – região do interior da Terra onde se origina um sismo; foco sísmico.
35
Terremotos Escala Richter – magnitude do sismo – energia liberada.
O sismógrafo é o aparelho que registra com precisão e nitidez as ondas sísmicas; o gráfico ou registro designa-se por sismograma e é utilizado para calcular a localização do sismo e outros parâmetros.
36
Efeitos da ESCALA RICHTER Freqüência
Descrição Magnitude Efeitos da ESCALA RICHTER Freqüência Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente mas é detectado/registrado. ~1000 por dia Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido mas raramente causa danos. ~49000 por ano Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Danos importantes pouco comuns. ~ 6200 por ano Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. 800 por ano Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilômetros em áreas habitadas. 120 por ano Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. 18 por ano Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilômetros. 1 por ano Excepcional 9,0 > Devasta zonas num raio de milhares de quilômetros. 1 a cada 20 anos
37
Vulcanismo
38
Vulcões
40
Vulcanismo O magma superaquecido ascende, por convecção térmica, das zonas mais profundas e rompe a camada superficial em determinados pontos do manto terrestre
41
Explosão Piroclástica
Constituem corpos fluidos, velozes, compostos de gás quente e piroclastos (cinza e pedra) que podem viajar com velocidade de até 160 km por hora. O gás está normalmente numa temperatura entre graus Celsius. Os fluxos piroclásticos normalmente se deslocam rente ao solo, acompanhando as irregularidades do relevo.
42
O círculo do fogo
44
Exercício FUVEST/2006/2F a) Identifique o relevo submarino, apontado pela flecha negra, na ilustração. b) Explique sua formação, considerando a dinâmica da crosta terrestre.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.