A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa

2 Mobilidade ADM funcional- habilidade das estruturas ou segmentos corporais se moverem ou serem movidos, permitindo que haja ADM de movimento para atividades funcionais. Mobilidade funcional- habilidade de uma pessoa de iniciar, controlar ou manter movimentos ativos do corpo para realizar tarefas motoras simples e complexas.

3 Mobilidade A mobilidade está associada à integridade articular e à flexibilidade (extensibilidade), as quais são necessárias para que os movimentos do corpo ocorram sem dor e restrições durante tarefas funcionais. A ADM necessária para as atividades funcionais não significa necessariamente uma ADM completa ou “normal”.

4 hipomobilidade Encurtamento adaptativo dos tecidos moles:
Imobilização prolongada de um segmento do corpo; Estilo de vida sedentário; Desalinhamento postural e desequilíbrios musculares; Desempenho muscular comprometido (fraqueza) associado a diversos distúrbios ME ou neuromusculares; Trauma tecidual que resulta em inflamação e dor; Deformidades congênitas ou adquiridas.

5 Definição de termos Flexibilidade: capacidade de mover uma única articulação ou uma série de articulações de modo suave e com facilidade, ao longo de uma ADM sem restrições e indolor. Flexibilidade dinâmica ou mobilidade ativa ou ADM ativa: grau até o qual uma contração muscular ativa move um segmento do corpo na ADM disponível de uma articulação. Flexibilidade passiva ou mobilidade passiva ou ADM passiva: grau até o qual pode ser movida uma articulação passivamente na ADM disponível.

6 Definição de termos Contratura: é o encurtamento adaptativo da unidade musculotendínea e outros tecidos moles que cruzam ou cercam uma articulação e resulta em resistência significativa ao alongamento passivo ou ativo e na limitação da ADM, podendo comprometer as habilidades funcionais. Denominação: descritas pela ação dos músculos encurtados. Ex: Músculos flexores de cotovelo encurtados- contratura em flexão de cotovelo. Não pode abduzir a perna por causa dos adutores- contratura em adução do quadril.

7 Tipos de Contratura Miostática Pseudomiostática
Artrogênicas ou periarticulares Fibrótica e irreversível


Carregar ppt "Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google