Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
CONSTRUÇÃO CIVIL I AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS FEVEREIRO DE 2013
2
MOTIVOS DAS FALHAS NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA
3
PORQUÊ COMPATIBILIZAR?
4
PORQUÊ COMPATIBILIZAR?
5
PORQUÊ COMPATIBILIZAR?
6
PORQUÊ COMPATIBILIZAR?
7
PORQUÊ COMPATIBILIZAR?
8
OBJETIVOS DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Identificar possíveis interferências existentes entre os projetos de concepção. Reduzir custos; Evitar erros devido a interferências entre projetos; Minimizar o retrabalho; Reduzir prazos de execução; Reduzir desperdício de materiais;
9
QUANDO COMPATIBILIZAR?
A COMPATIBILIZAÇÃO deve acontecer em cada uma das etapas do projeto: estudos preliminares, anteprojeto, projetos legais e projeto executivo, indo de uma integração geral das soluções até as verificações de interferências geométricas das mesmas.
10
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
11
GESTÃO DE PROJETOS Planejamento, organização, direção e controle do processo de projeto, que envolve tarefas de natureza estratégica, tais como: *estudos de demanda ou de mercado; *prospecção de terrenos; *captação de investimento/ financiamento; *definição de características do produto; *formação das equipes de projeto; *contratação de projetistas; *prazos para etapas de projeto; *gestão da interface com os clientes.
12
GESTÃO E COORDENAÇÃO DE PROJETOS
13
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Práticas do PMBOK-Project Management Body of Knowledge: É um conjunto de práticas em gestão de projectos ou gerenciamento de projetos
15
DIFICULDADES NA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
* POR RESPONSABILIDADE DO CLIENTE: Postergação de decisões que influem no desenvolvimento dos projetos; Fornecimento de dados incorretos ou incompletos como base Para o desenvolvimento dos projetos; Falta de elemento capacitado para análise técnica dos diversos Projetos e tomadas de decisão.
16
DIFICULDADES NA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
* POR RESPONSABILIDADE DO PROJETISTA: Desinteresse e ignorância sobre os demais projetos (sua fases e necessidades); Descomprometimento com a interação; Falta de normalização na troca de informações entre projetistas (documentação sem padronização; arquivos eletrônicos); Pouco conhecimento das técnicas executivas de obra.
17
PROJETOS - CONCEPÇÃO
18
COMO COMPATIBILIZAR???
19
COMO COMPATIBILIZAR???
20
COMO COMPATIBILIZAR???
21
ASPECTOS GERAIS
22
ASPECTOS GERAIS
23
PROJETOS PARA PRODUÇÃO
24
COMPATIBILIZAÇÃO - Aplicação no mercado:
25
COMPATIBILIZAÇÃO MODELO VISUAL 3D DO EDIFÍCIO.
OBJETIVOS DO BIM: MODELO VISUAL 3D DO EDIFÍCIO. PERMITE DETECTAR ATECIPADAMENTE AS POSSÍVEIS INCOMPATIBILIDADES DE PROJETOS. BANCO DE DADOS COM INFORMAÇÕES MULTIDISCIPLINARES RELATIVAS A TODO CICLO DE VIDA DO EMPREENDIMENTO, DA CONCEPÇÃO AO PROJETO, ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E ATÉ A FASE DE USO.
26
COMPATIBILIZAÇÃO - BIM
27
GANHOS GERADOS PELO BIM:
COMPATIBILIZAÇÃO GANHOS GERADOS PELO BIM: GANHO DE VELOCIDADE NOS PROJETOS. ERRA-SE MENOS. HÁ MENOS RETRABALHO. A EXECUÇÃO SAI MAIS RÁPIDA. DISPENDE DE RELATÓRIOS DE REVISÕES DE PROJETOS.
28
COMPATIBILIZAÇÃO ARQUITETURA; ESTRUTURA;
METODOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS: (INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO PROJETO) CONVENCIONAL (SEM O CONCEITO BIM): ARQUITETURA; ESTRUTURA; COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE ARQUITETURA E ESTRUTURA; INSTALAÇÕES ELÉTRICAS; COMPATIBILIZAÇÃO; INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS; COMPATIBILIZAÇÃO.
29
COMPATIBILIZAÇÃO COM O CONCEITO BIM:
METODOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS: (INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO PROJETO) COM O CONCEITO BIM: Projeto de Arquitetura Projeto Elétrico Projeto Hidrossanitário Projeto Estrutural Compatibilização INTERAÇÃO MAIS RÁPIDA E EFICIENTE.
30
COMPATIBILIZAÇÃO INVESTIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO BIM:
LICENÇA DE SOFTWARES; TRABALHAR COM BIM DEMANDA TREINAMENTO E CUSTOMIZAÇÃO. IMPLANTAÇÃO DO CONCEITO NAS EMPRESAS PÚBLICA E PRIVADAS. ASSIM COMO QUALQUER NOVO PROCESSO, O APERFEIÇOAMENTO SE DÁ COM O USO – E O USO É RELATIVAMENTE RECENTE. SOFTWARES DE MESMA EXTENSÃO (FORMATO .ifc). INSERÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DE TRABALHO
31
APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM NO BRASIL:
COMPATIBILIZAÇÃO APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM NO BRASIL: Escritório de arquitetura SPBR, de São Paulo. Para desenvolver o projeto, o arquiteto Ângelo Bucci conta que implantou o sistema BIM há um ano. "Optamos pela nova tecnologia porque tínhamos folga no cronograma do projeto", revela o arquiteto. Ele afirma que, até o momento, não teve problemas de adaptação ao software. Atualmente no anteprojeto de arquitetura, as obras devem ter início no ano de 2009 e durar três anos. No entanto, a SPBR fará um vôo solo: não será possível integrar os projetos com outras áreas, porque a empresa é a única a usar a tecnologia no empreendimento.
32
APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM NOS EUA:
COMPATIBILIZAÇÃO APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM NOS EUA: O edifício terá mais de 530 m de altura e será construído no terreno onde um dia existiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos. A SOM (Skidmore, Owings and Merril), escritório responsável pelos projetos de arquitetura, estrutura e instalações prediais da nova torre, decidiu desenvolvê-los de forma integrada sob a plataforma BIM. Os construtores também utilizarão o banco de dados, importando os quantitativos para compor a planilha de custos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.