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Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas

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Apresentação em tema: "Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas

2 Agenda Apresentação – Metodologia Escritório de Projetos
1ª Parte – Introdução Conceitos Básicos Introdução Definições Importantes Segundo o PMI Ciclo de Vida do Projeto Partes Interessadas Estrutura Escritório de Projetos O que é? O que faz? O papel do Gerente de Projetos/Programas Habilidades do Gerente de Projetos/Programas 2ª Parte – Metodologia Gerenciamento de Projetos Metodologia Escritório de Projetos Modelo de Governança Escritório de Projetos Arquitetura de Ferramentas

3 1ª Parte - Introdução

4 Introdução Projetos são realizados desde os primórdios da civilização.
Conceitos Básicos Introdução Projetos são realizados desde os primórdios da civilização. São planejados e executados pelas organizações para criar novos produtos/serviços . Os anos 50 marcam o começo da era moderna da gerência de projeto, com dois modelos 'Program Evaluation and Review Technique' ou o PERT e o Critical Path Method' (CPM). Ao longo do tempo houveram diversas tentativas de desenvolver padrões internacionais de gerência de projetos e 1969 com sede na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, é fundado o Project Management Institute (PMI).,.

5 Conceitos Básicos Definições Importantes Segundo o PMI – Instituto de Gerenc. de Projetos Projeto - “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Gerenciamento de Projetos - “O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.(...)O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto”. Programa - “Um programa é um grupo de projetos relacionados e gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle não disponíveis se gerenciados individualmente”. Gerenciamento de Programas - “Gerenciamento de Programas é o gerenciamento centralizado coordenado de um grupo de projetos afim de se obter vantagens estratégicas destes e de seus objetivos.(...)”

6 Curvas do Ciclo de Vida do Projeto
Conceitos Básicos Ciclo de Vida do Projeto Curvas do Ciclo de Vida do Projeto Um projeto, por definição, possui início e fim definidos e é composto de fases intermediárias que definem seu ciclo de vida As etapas do ciclo de vida de qualquer projeto, geralmente, são as seguintes: Início do projeto; Organização e preparação Execução do trabalho do projeto Encerramento do projeto Planejamento Execução Controle Grau de Intensidade do Processo Iniciação INÍCIO PREPARAÇÃO EXECUÇÃO ENCERRAMENTO Finalização Início Tempo Fim

7 O Escritório de Projetos (PMO)
Estrutura Escritório de Projetos O Escritório de Projetos (PMO) Segundo o PMI o PMO é uma unidade organizacional que coordena e centraliza o gerenciamento de projetos sob sua abrangência, algumas das principais características são: Identificação e desenvolvimento de metodologia de gerenciamento de projetos; Centralização e gerenciamento das informações, procedimentos e modelos ; Escritório central para operação e gerenciamento de ferramentas , como software de gerenciamento de projetos ; Coordenação central de gerenciamento das comunicações entre projetos; Monitoramento central de todos os prazos e orçamentos do projeto do PMO, geralmente no nível da organização; Coordenação dos padrões de qualidade globais do projeto entre o gerente de projetos e qualquer pessoal interno ou externo de qualidade ou organização de normalização.

8 O Papel do Gerente de Projetos/Programas
Estrutura Escritório de Projetos O Papel do Gerente de Projetos/Programas Sucintamente pode-se dizer que o papel do gerente de projetos/programas é: Planejar e acompanhar em detalhe as atividades dos projetos e programas; Atuar como captador de recursos para seu projeto ou o programa; Negociar a alocação de recursos com áreas envolvidas e resolver conflitos; Fornecer informações consolidadas para o Patrocinador e para o Escritório de Projetos.

9 Habilidades Interpessoais do Gerente de Projetos e Programas
Estrutura Escritório de Projetos Habilidades Interpessoais do Gerente de Projetos e Programas As habilidades interpessoais críticas que o gerente deve apresentar são: Comunicação; Proatividade; Liderança; Motivação; Negociação e gerenciamento de conflitos; Resolução de problemas

10 2ª Parte – Metodologia Gerenciamento de Projetos

11 Ciclo de Vida de Projetos
Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fluxo Geral Metodologia Ciclo de Vida de Projetos Iniciação Planejamento Execução Encerramento Inicio Termino Processos Fase 0 - Iniciação Processos Fase 1 - Concepção Encerramento Geral Processos Fase 2 - Captação de Recursos Processos Fase 3 - Realização Monitoramento e Controle REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO CONTROLAR MUDANÇAS ATUALIZAÇÃO CRONOGRAMA ATUALIZAÇÃO DO PLANO APROVAR MUDANÇAS

12 Fase 0 – Iniciação e Planejamento
Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 0 – Iniciação e Planejamento Papel Iniciação Planejamento Execução Encerramento Início Patrocinador/ Gestor Aprovar e Emitir Termo de Abertura Aprovar Plano Detalhado TAP PLD Realizar Levantamento Inicial Gerente de Projeto Elaborar Termo de Abertura Elaborar Plano Detalhado Término TAP PLD Analista de Projetos / PMO Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos

13 Iniciação e Planejamento
Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 1 – Concepção Papel Iniciação Planejamento Execução Encerramento Patrocinador/ Gestor Fase 0 Iniciação e Planejamento Monitorar e Controlar CRO ATA COF Orientar Execução Elaborar Cronograma e Controle Orçamentário Financeiro Gerente de Projeto Término COF CRO Atualizar CRO COF Revisar Plano Detalhado CRO COF PLD Preparar Concepção e Solicitar Recurso Obtenção de Licença Ambiental Prévia Especialista Contratar /Alocar Fornecedores para Concepção Verificar Qualidade das Entregas Equipe de Execução PRO Elaborar Projetos Técnicos PTC Analista de Projetos / PMO Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos PRO

14 Fase 2 – Captação de Recursos
Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 2 – Captação de Recursos Papel Iniciação Planejamento Execução Encerramento Patrocinador/ Gestor Fase 1 Concepção Aprovar Plano de Captação de Recursos Monitorar e Controlar CRO ATA SMU Revisar Objetivos Premissas e Restrições Orientar Execução Gerente de Projeto Término Desenvolver Plano de Captação de Recursos Contratar Fornecedores Atualizar o Controle Orçamentário - Obtenção Recursos Verificar Qualidade de Entregas Especialista COF CRO Equipe de Execução Analista de Projetos / PMO Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos

15 Fase 2 Concepção e Captação de Recursos
Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 3 – Realização Papel Iniciação Planejamento Execução Encerramento Patrocinador/ Gestor Fase 2 Concepção e Captação de Recursos Monitorar e Controlar CRO ATA PLD COF Revisar Plano Detalhado Orientar Execução Término Gerente de Projeto PLD Revisar Objetivos Premissas e Restrições Executar Processos de Liberação de Recursos Preparar Realização Especialista Contratar Fornecedores Licença Ambiental de Instalação Licença Ambiental de Operação Equipe de Execução Executar Etapa1 ... Executar Etapa 2 PRO ... Analista de Projetos / PMO Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos

16 Fluxo Geral Modelo de Governança do Escritório de Projetos Papel
Atividades Áreas de Negócio Obras Fiscalização Financeiro Início Fornecer Informações do Projeto Reunião de Acompanhamento Executivo Solicitar Informações do Projeto Atualizar Informações Gerente de Projeto CRO COF Realizar Reunião de Acompanhamento Consolidar Informações de Projetos ATA PC DET Analista de Projetos / PMO Montar Painel de Controle Monitorar Andamento do Processo Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos ATA Patrocinador/ Gestor Término PRO


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