A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
ESCOLA BÁSICA DE TONDELA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

2 ESCOLA BÁSICA DE TONDELA
Plano de Prevenção e Emergência Aquisição de hábitos de segurança Plano de Prevenção e Emergência Prevenir e Planear Procedimentos a adotar em situações de emergência ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 2

3 PROCEDIMENTO DE ALARME DE EVACUAÇÃO
UM ALUNO/A DETETA UMA EMERGÊNCIA ( POR EXEMPLO UM INCÊNDIO ) AVISAR O PROFESSOR/A UM PROFESSOR/A OU FUNCIONÁRIO/A DETETA UMA EMERGÊNCIA O PROFESSOR/A COMPROVA AVISAR O CONSELHO EXECUTIVO / DELEGADOS DE SEGURANÇA SE O CONSELHO EXECUTIVO/ DELEGADOS NÃO ESTÃO CONTATÁVEIS E A SITUAÇÃO O JUSTIFICA O PROFESSOR/A OU O FUNCIONÁRIO/A DARÁ ORDEM PARA ACIONAR O ALARME E O ALERTA 112 ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

4 ESCOLA BÁSICA DE TONDELA
ORGANOGRAMA HIERÁRQUICO E FUNCIONAL ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

5 ESCOLA BÁSICA DE TONDELA
COORDENADOR DE PISO QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO: Contribuir para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas. Deverá comprovar que nenhum aluno ficou nesse piso (seja nos WC, salas de aula ou em qualquer outro lugar). Guiará os alunos até à saída. EM CASO DE ABRIGO: Comprovar que todos os alunos estão abrigados nas salas (ou em espaços protegidos do estabelecimento) . Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

6 ESCOLA BÁSICA DE TONDELA
PROFESSORES QUE FAZER? Durante a evacuação deve ser o último a sair da sala de modo a prestar auxílio aos alunos que se magoem ou fiquem assustados. Deverá confirmar que não fica ninguém na sala e fechar a porta depois de sair. O professor/a que está presente no momento de uma emergência em cada sala é o responsável pelos alunos e se encarregará de : EM CASO DE EVACUAÇÃO: Cumprir as instruções do coordenador/a de piso. Manter os alunos em ordem e verificar que seguem as suas instruções, de maneira a que se facilite uma evacuação ordenada. Realizar uma contagem dos alunos no ponto de concentração. EM CASO DE ABRIGO: Fechar as janelas. Fazer entrar os alunos na sala ou espaço protegido. Realizar uma contagem dos alunos na sala ou espaço protegido. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

7 RESPONSÁVEL POR DAR O ALARME E O ALERTA
AGENTES DE SEGURANÇA RESPONSÁVEL POR DAR O ALARME E O ALERTA QUE FAZER ? Esta pessoa ficará encarregue de acionar o alarme e o alerta conforme modelo previsto. RESPONSÁVEL POR EXECUTAR CORTES DE ENERGIA QUE FAZER ? Após ordem do Órgão de Gestão: Corte geral de gás e do fornecimento elétrico. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

8 RESPONSÁVEL POR ABRIR E FECHAR AS PORTAS EXTERIORES DO ESTABELECIMENTO
AGENTES DE SEGURANÇA RESPONSÁVEL POR ABRIR E FECHAR AS PORTAS EXTERIORES DO ESTABELECIMENTO QUE FAZER? Em caso de evacuação: Abrir as portas e saídas do pavilhão. Abrir os portões da escola de acesso à via pública. Em caso de abrigo: Fechar as portas e saídas do pavilhão. AUXÍLIO A PESSOAS DEFICIENTES QUE FAZER? Em caso de evacuação e em caso de abrigo:  Serão encarregues de transferir as pessoas com dificuldades motoras ou sensoriais. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

9 RESPONSÁVEL PELOS PRIMEIROS SOCORROS
AGENTES DE SEGURANÇA RESPONSÁVEL PELOS PRIMEIROS SOCORROS QUE FAZER? Em caso de evacuação e em caso de abrigo : Atender as pessoas feridas e avaliar as lesões. Preparar a transferência das pessoas feridas. Acompanhar as pessoas feridas ao centro de saúde/hospital quando as autoridades digam que é possível abandonar o ponto de concentração. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

10 PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO
Todos os caminhos de evacuação deverão encontrar-se permanentemente desimpedidos. Não é permitida a colocação, mesmo que provisória, nos caminhos de evacuação de quaisquer objetos, materiais ou peças de mobiliário ou de decoração que possa criar os seguintes efeitos: Favorecer a deflagração ou o desenvolvimento de um incêndio (todos os materiais com características combustíveis). Ser derrubados ou deslocados. Reduzir as larguras definidas para os caminhos de evacuação. Dificultar a abertura das portas de saída. Prejudicar a visibilidade da sinalização de segurança e iluminação de emergência ou iludir o sentido das saídas. Prejudicar o funcionamento das instalações de segurança - botoneiras de alarme de incêndio, sirenes de alarme, bocas de incêndio, extintores de incêndio. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

11 ESCOLA BÁSICA DE TONDELA
Simulacro É um ensaio de como se deve atuar em caso de emergência, seguindo um plano pré-estabelecido, baseado em procedimentos de proteção e segurança. - A simulação periódica ajuda à aquisição de hábitos de segurança; - Ajuda a detetar lacunas e a aperfeiçoar os mecanismos de segurança; - Rotina - procedimentos a adotar em situações de emergência. ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 11

12 PONTO DE ENCONTRO CAMPO DE JOGOS
ESCOLA BÁSICA DE TONDELA

13 EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE
112 FIM ESCOLA BÁSICA DE TONDELA


Carregar ppt "PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google