Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
MACROECONOMIA Unidade 1 Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
2
Economia Microeconomia Macroeconomia
Surgiu após a revolução Keynesiana (década 1930); Ocupa-se do comportamento global do sistema econômico; Concentra-se nos grandes indicadores da economia (desemprego; inflação; renda; crescimento econômico, e outras. Estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Herdeira dos princípios tradicionais da economia; Ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas (famílias, consumidores, empresas); Estuda os mercados onde operam os demandantes e ofertantes de bens e serviços.
3
Diante de taxas de juros maiores as pessoas poupariam mais ou menos?
Economia MACROECONOMIA MICROECONOMIA Avaliar como os decisores individuais (família, empresa e governo) se comportam em um mercado Diante de taxas de juros maiores as pessoas poupariam mais ou menos?
4
Ocupa-se do comportamento global do sistema econômico
Estuda o funcionamento da economia em seu conjunto Propósito: obter visão simplificada da economia de modo a atuar sobre o nível da atividade econ. de um país conjunto de países MACROECONOMIADefinições Ocupa-se do comportamento global do sistema econômico reflete em um número reduzido de variáveis: PIB, o emprego, o investimento, o consumo, o nível geral de preços, etc.
5
PROBLEMAS MACROECONÔMICOS
Macroeconomia Determinar seu crescimento a taxas constantes Produto Interno Bruto. Taxa de inflação. Taxa de juros. Taxa de câmbio. Taxa de desemprego dos recursos produtivos, em especial da mão de obra. Estabilizar estas variáveis Atingir metas consideradas saudáveis Um certo nível de desemprego e um certo nível de taxa de juros.
6
FRACASSOS SUCESSOS MACROECONÔMICOS
A recuperação dos EUA e dos países europeus após 1929; A reconstrução e a recuperação econômica da Europa no pós-guerra (Segunda Guerra Mundial). Taxas de crescimento da economia brasileira até o início da década de 1980; Diminuição das oscilações do PIB dos EUA na década de 1990 Estabilidade econômica e de inflação (Brasil depois de 1994); Altas taxas de crescimento do Japão no passado e da China atual; Hiperinflação - Alemanha (déc. 1920) e países latino-americanos (déc. 1980) Crescimento e eventual falta de pagamento de dívidas externas; Picos de taxas de desemprego; Maxidesvalorizações cambiais; e Surtos de falências bancárias.
7
Principais idéias de Keynes que fundamentaram a Macroeconomia moderna
Se mantivermos recursos produtivos não empregados (mão de obra) pode haver equilíbrio abaixo do pleno os recursos produtivos têm suas remunerações inflexíveis a curto prazo, (a mão de obra, não aceitaria trabalhar por valores menores) Principais idéias de Keynes que fundamentaram a Macroeconomia moderna a ativação da demanda agregada é o principal instrumento econômico A demanda gera a compra de produtos que remuneram os fatores de produção que participaram de sua produção. Os ofertantes de fatores vão ao mercado para consumir novos bens, o que gera novas demandas, novas remunerações e novos consumos. A demanda agregada é formada não só pelo consumo e sua multiplicação, mas também pelos gastos de investimento Pode haver entesouramento de recursos quando as poupanças não forem canalizadas para o setor bancário por haver preferência pela liquidez, ou seja, as famílias poderiam desejar manter consigo os valores monetários As expectativas afetam o consumo e o investimento.
8
Principais idéias de Keynes que fundamentaram a Macroeconomia moderna
A ênfase é dada ao curto prazo, pois a veia prática de Keynes fazia com que ele elaborasse propostas a fim de resolver os problemas de sua época As flutuações de curto prazo estariam ligadas aos ciclos ao longo dos quais os negócios eram realizados. Principais idéias de Keynes que fundamentaram a Macroeconomia moderna O caráter dinâmico da visão da Macroeconomia vai aproximá-la da Microeconomia, na medida em que é necessário entender como os negócios são feitos ao longo dos ciclos. As alterações realizadas nos preços das mercadorias vendidas podem conduzir a oferta de produto. Os ofertantes podem ofertar mais para usufruir do preço maior ou não produzir quando os preços caem.
9
BOM ESTUDO PARA TODOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.