A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“EQUACIONANDO A LÓGICA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“EQUACIONANDO A LÓGICA”"— Transcrição da apresentação:

1 “EQUACIONANDO A LÓGICA”
E.E. JOAQUIM MOREIRA BERNARDES

2 - Equação 1º grau - Relação entre função e equação
Conteúdo: - Equação 1º grau - Relação entre função e equação - Construção sistema cartesiano - Relação proporção Público: 8 ano EF Situação: conhecimento prévio do objeto “Equação do Primeiro Grau” em sua relação algébrica, no entanto parece não existir ainda uma construção mais significativa na utilização da álgebra.

3 Caracterização do momento que proposta seria aplicada:
A proposta deverá ser desenvolvida (150 minutos) – 3 aulas. Utilizaremos o tema do PCN – Equações do Primeiro Grau. O momento é adequado pois estamos com parceria com a Empresa Roboticaleb, representada por Jefferson, que atua de forma voluntária, utilizando seu material e mediando o ensino desta nova pratica com nos professores.

4 Justificativa Após conhecer o material de robótica Kne’x percebi as inúmeras possibilidades que possui quanto a interdisciplinaridade com ciências (física, química, biologia, matemática), desenvolvimento de novas tecnologias e engenharia.

5 Conceitos como simetria, equilíbrio, distribuição de forças, velocidade, atrito, centro de gravidade, são abordados, métodos de pesquisa e construção de ideias, o que potencializa a construção do conhecimento de forma significativa.

6 Trabalho em duplas - Reconhecimento material Analogia quanto as cores e ângulos - Objetivo relação deve se estabelecer com hipóteses e argumentos

7 Construção de um carro Processos desenvolvidos, quanto a força de equilíbrio, relações entre ângulos e lados. Objetivo relação deve se estabelecer com hipóteses e argumentos

8 - Elaboração de tabela e gráfico, e análise dos dados resultantes da corrida.
Mudança de variáveis na construção do carro (roda), para verificação das relações estabelecidas, comparação com outros carros.

9 Avaliação: Analise da participação dos alunos, assim como sua argumentação em relação aos fatos observados durante as atividades. Elaboração de planilha para acompanhamento das interações dos alunos tendo como objetivo o acompanhamento do processo.

10 OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COMO MATERIAL:

11 LOOPING – Analise engrenagens, força gravidade, inclinação – lógica de aceleração em função da inclinação, relação de atrito, ponto de equilíbrio.

12 Trabalho desenvolvido por: Cristina M. Brucki Profª
Trabalho desenvolvido por: Cristina M. Brucki Profª. Matemática - Ciências Jefferson Jimenez Barbosa (Prof.Matemática - voluntário)

13 Referências: eua. Acesso em Acesso em robotica-aluno-de-diadema-e-3o-melhor-em-duas-categorias/.Acesso em Acesso em cientifico/ Acesso em A03_M_WE pdf. Acesso em Parâmetros Curriculares Nacionais- Secretaria da Educação Fundamental, Apresentação dos Temas Transversais– Brasília – MEC-SEF, 1998. Acesso em Silva, Alzira Ferreira da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional /tese de doutorado/UFRN, 2009. Jimenez. Jefferson Barbosa. Robótica com Knex. Mediação de aprendizagem problemas,


Carregar ppt "“EQUACIONANDO A LÓGICA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google