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Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
Aula 1 Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal Nome do Professor
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Mercado de bens e serviços
Política Monetária Mercado de fatores Famílias Empresas Governo Mercado de bens e serviços
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Política Monetária A política monetária refere-se à atuação do governo para controlar as condições de liquidez do país: a quantidade de moeda na economia, a capacidade de concessão de empréstimos pelos bancos, sobre os níveis das taxas de juros.
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Conceito de Moeda M1 = papel-moeda em poder da sociedade + depósitos em conta corrente bancária
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O mercado monetário se define pela oferta e demanda de moeda.
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Demanda por Moeda (M1) É a quantidade de moeda (M1) demandada para: Transações (compras/vendas) Precaução (contra a incerteza na economia) Especulação (guardar moeda para investimento interessante).
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Oferta de Moeda (M1) Quantidade de moeda disponível para a sociedade em um determinado momento. O Banco Central é o órgão do governo encarregado de controlar a oferta de moeda.
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Como o Banco Central controla a Oferta de Moeda (M1)?
Emissão de papel-moeda Linhas de Redesconto Percentual de depósito compulsório (reservas bancárias) Operações de Mercado Aberto
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Depósito Compulsório Encaixe $ 100,00 Banco $ 200,00 Banco $ 400,00 Banco $ 300,00 Depósito $ 200,00 Empréstimo $ 200,00
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$ $ Operações no Mercado Aberto Vende Compra Títulos Títulos (Recebe)
(Paga) $ $ $100,00 Público Público $108,00
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Quem faz a política monetária?
O Banco Central COPOM – Comitê de Política Monetária Taxa Selic Taxa Selic: taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais.
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Crescimento da demanda
Política Monetária Expansionista: aumento da quantidade de moeda Contracionista: redução da quantidade de moeda Resultados possíveis Crescimento da demanda ou Inflação
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Política fiscal A política fiscal é administração das receitas e dos gastos do Governo.
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Política fiscal Receitas do Governo Tributos:
= Impostos diretos e indiretos = Taxas = Contribuições à Previdência Social = Outras contribuições Outras: multas, aluguéis, etc.
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Política fiscal Despesas do Governo
Gastos com os Ministérios, Secretarias e Autarquias Custeio: pessoal e consumo Investimento: construções e equipamentos Transferências à população: bolsa-família, aposentadoria, etc. Subsídios às empresas
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Política fiscal Política fiscal contracionista
Política fiscal expansionista
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Mercado de bens e serviços
Política fiscal contracionista Mercado de fatores Famílias Empresas Governo Tributos Mercado de bens e serviços
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Mercado de bens e serviços
Política fiscal expansionista Mercado de fatores Famílias Empresas Governo Gastos Mercado de bens e serviços
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Mercado de bens e serviços
Política fiscal expansionista e inflação Mercado de fatores Déficit Famílias Empresas Governo Mercado de bens e serviços
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Mercado de bens e serviços
Resultados da Política Fiscal Mercado de fatores Superávit Déficit Famílias Empresas Governo Tributos Gastos Mercado de bens e serviços
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Conceitos de Déficit Receitas - Despesas - Juros - Correção Monetária e Cambial Resultado Primário Resultado Operacional Resultado Nominal
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Estrutura da Dívida Pública
Títulos públicos vendidos ao mercado Empréstimos bancários Empréstimos feitos por organismos internacionais Débitos estaduais e municipais assumidos pelo governo federal.
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Inter-relação entre políticas
Gastos - Emissão de dinheiro Títulos de dívida pública Inflação Juros
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Perspectivas O grau de ociosidade da economia vai comportar uma política monetária expansionista no próximo ano, sem pressões inflacionárias, mesmo com os níveis ainda baixos de investimento. (...) O Ipea estima que o grau de ociosidade da economia atingiu patamares recordes na crise. Valor 13/10/17
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Políticas expansionistas e inflação
Nível geral de preços P yO Oferta Agregada Renda de pleno emprego ṗ Capacidade Ociosa y Renda nacional real ẏ P = Y
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Próxima Aula Aula 9: Políticas Macroeconômicas: Cambial e Comercial
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Fundamentos de Economia
Prof. Ronald Paschoal Graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ. Mestre em Inovação pela Academia do INPI. Especialista em Comércio Exterior pelo Cendec-MRE. Curso de Mestrado em Administração da Coppead-UFRJ. Professor e Coordenador Nacional do CST em Comércio Exterior, Supervisor Pedagógico das disciplinas de Economia e de Relações Internacionais, na Estácio. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas, Economia Internacional e Comércio Exterior.
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Políticas Econômicas: Monetária e Fiscal
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