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Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.

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Apresentação em tema: "Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de Decisão 2010/2011 http://www.fe.up.pt/~mac/ensino/MD20102011.html Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha

2 Motivação Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo. Confúcio, 151 a.c.

3 Objectivos da disciplina de IO Dotar os alunos com competências para: identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

4 Programa de IO O que é a Investigação Operacional? História da Investigação Operacional. Metodologia da Investigação Operacional. Teoria da Decisão. Modelização em Programação Linear. Programação Linear. Programação Inteira. Problemas de Transportes, de Transexpedição e de Fluxos em redes genéricas. Problemas de Afectação. Problemas de Fluxo Máximo e Caminho Mínimo. Outros problemas em redes. Filas de espera. Problemas de Decisão Multicritério

5 Mudança de paradigmas Ensino Aprendizagem O que é importante é que os alunos aprendam Aulas teóricas com recurso a técnicas de Aprendizagem Activa Avaliação sumativa avaliação formativa TRABALHOS DE CASA (TPCs) e Exercícios Todas as pessoas trabalham mais e melhor: se se sentirem motivadas se receberem feedback do seu trabalho se se sentirem recompensadas pelo seu trabalho

6 Avaliação Trabalhos de casa (TPCs) e Exercícios 3 propostas de TPCs (classificados com 0 ou 1) 11 Exercícios nas aulas teóricas – sem consulta (classificados de 0 a 1) Máximo: 10 valores Frequência: mínimo de 4 valores Exame final escrito Até 10 valores (mínimo de 40%) 2 horas Com consulta Avaliação em época especial Apenas exame, sem consulta.

7 Objectivos dos TPCs Estudo continuado e distribuído ao longo do semestre; Criação de hábitos de rigor no trabalho desenvolvido (classificação 0 ou 100%); Incentivo e desenvolvimento da criatividade; Promoção da ligação das matérias leccionadas às aplicações concretas (tema do ano).

8 Características dos TPCs Trabalhos individuais; Distribuem-se homogeneamente ao longo do semestre; Prazos de entrega extremamente rígidos; Classificação com 1 valor (100% correctos) ou 0 valores; Trabalhos entregues fora do prazo de entrega não são corrigidos; Tema do ano; Não têm enunciado idealizar uma situação concreta, verosímil dentro do tema do ano e onde a matéria em causa nesse TPC possa ser aplicada; criar o seu próprio enunciado (tipicamente um texto com 1 página); formular o problema; resolver o problema com os algoritmos apropriados; trabalho limitado a uma folha A4, frente e verso, obrigatoriamente manuscrita.

9 Código de conduta TPCs Os TPCs proporcionam-lhe a oportunidade de praticar as competências de modelização e de análise introduzidas nesta disciplina; "feedback" sobre o seu domínio das técnicas e algoritmos. Todos os TPCs entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio. Pode usar ideias sugeridas pelos seus colegas, mas não pode copiar o trabalho deles. Os TPCs devem ser entregues na caixa do correio do docente da sua turma prática até à data e hora limites definidas para cada trabalho. TPCs entregues fora de prazo não serão corrigidos.

10 Temas 2006/2007 Os Parques Naturais de Portugal 2007/2008 A LIPOR 2008/2009 World Food Programme 2009/2010 IPIMAR – Instituto de Investigação das Pescas e do Mar 2010/2011 Aeroportos

11 Objectivos dos Exercícios Estudo continuado e distribuído ao longo do semestre; Participação de todos os estudantes nas aulas teóricas, pois: O enquadramento conceptual de todos os tópicos programáticos apenas será feito nas aulas teóricas Alguns tópicos do programa serão abordados apenas nas aulas teóricas

12 Na página da disciplina podem encontrar agora: Todos os textos de apoio para as aulas; Todos os exercícios com as respectivas resoluções; Todos os exames com enunciados e resoluções; Um filme sobre o que é a IO; Apontadores para páginas de associações ligadas à IO para páginas de disciplinas relacionadas com a IO para páginas relacionadas com a IO Os enunciados dos TPCs e as respectivas datas de entrega

13 Na página da disciplina podem encontrar ao longo do semestre: As avaliações dos TPCs e Exercícios Os TOP_TPCs Novos apontadores relacionados com IO

14 Horários Todas as aulas começam pontualmente 10 minutos depois da hora constante no horário (decisão do Conselho Pedagógico da FEUP) Esperamos que ninguém entre depois da aula ter começado…

15 Alguns comentários finais Ninguém pode aprender por ninguém, só o próprio o pode fazer. Queremos ser facilitadores da vossa aprendizagem… …juntamente com os vossos colegas, as aulas (teóricas e práticas), os livros, as avaliações, a net, etc. Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo. Confúcio, 151 a.c.


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