A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus. Símbolos da Obra Redentora de Cristo O Tabernáculo 2º Trimestre Ano de Abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus. Símbolos da Obra Redentora de Cristo O Tabernáculo 2º Trimestre Ano de Abril."— Transcrição da apresentação:

1 Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus

2 Símbolos da Obra Redentora de Cristo O Tabernáculo 2º Trimestre Ano 2019 7 de Abril

3 1° Secretário da Mesa Diretora da CGADB, Teólogo, Conferencista, membro da Casa de Letras Emílio Conde e autor de diversas obras publicadas pela CPAD. Pr. Elienai Cabral

4 Lição 1 – Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus Lição 2 – Os Artesãos do Tabernáculo Lição 3 – Entrando no Tabernáculo: o Pátio Lição 4 – O Altar do Holocausto Lição 5 – A Pia de Bronze: Lugar de Purificação Lição 6 – As Cortinas do Tabernáculo Lição 7 – O Lugar Santo Lição 8 – O Lugar Santíssimo Lição 9 – A Arca da Aliança Lição 10 – O Sistema de Sacrifícios Lição 12 – A Nuvem de Glória Lição 13 – O Sacerdócio Celestial

5 Objetivo Geral Enfatizar a relação do Tabernáculo com a Igreja de Cristo. 2 – Mostrar que o Tabernáculo foi um projeto de Deus; 1 - Apresentar a parceria de Deus com o povo de Israel para construção do Tabernáculo; 3 – Pontuar a relação tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.

6 1 - Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 - Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. 3 - E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre, 4 - e pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabras, 5 - e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim, 6 - e azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, 7 - e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. 8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. 9 - Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Êxodo 25.1-9

7 “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” (Êxodo 25:8)

8 O Tabernáculo de Moisés foi o protótipo da Igreja de Cristo, na qual hoje Deus habita e manifesta sua glória.

9 O Tabernáculo foi um projeto de Deus assim como a Igreja o é.

10 Esse projeto veio da mente de Deus e que há uma relação tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja de Cristo. Veremos que o Tabernáculo foi construído para que Deus habitasse nele e se encontrasse com o seu povo.

11 Trecho da monografia para graduação teológica de Gunnar Vingren “Por ordem divina, o Tabernáculo propriamente dito, a mosaica tenda do Testemunho, constituiria uma morada sagrada, erguida segundo um modelo celestial”.

12 1 – Por que construir um Tabernáculo no deserto ? I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” (Êxodo 25.8,9)

13 1 – Por que construir um Tabernáculo no deserto ? Deus concedeu a Moisés a planta de uma “Tenda”, a fim de construí-la para reunir o povo de Israel diante dEle e, assim, receber sua Palavra. I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo

14 1 – Por que construir um Tabernáculo no deserto ? Essa tenda, denominada “Tabernáculo”, era de caráter provisório, pois podia ser armada e desarmada durante a caminhada israelita pelo deserto. I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo

15 I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo 2 – A Materialização da Obra de Deus (Êx 25.1,2). O projeto de Deus teve origem no céu, e se materializou na Terra por meio de seus filhos. A obra de Deus requer parceria humana!

16 2 – A Materialização da Obra de Deus (Êx 25.1,2). A construção do Tabernáculo se efetivou mediante a participação do povo de Deus através de ofertas alçadas e voluntárias como ouro, prata, cobre, pano azul, púrpura e carmezim. I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo

17 I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo 2 – A Materialização da Obra de Deus (Êx 25.1,2). No tempo da graça, o princípio da manutenção da igreja local é o mesmo. O dízimo e as ofertas alçadas são para o sustento das necessidades que envolvem uma igreja.

18 I – A Parceria de Deus com Seu povo para a construção do Tabernáculo 3 – Três verdades Bíblicas que o Ofertante deve saber : A Oferta foi um Plano de Deus para o sustento da sua Obra O Ato de Ofertar é Voluntário Fidelidade ao Senhor trará Abundância

19 Deus estabeleceu uma parceria com o seu povo para construir o Tabernáculo.

20 II – O Tabernáculo Foi um Projeto de Deus 1 – Deus Arquitetou o Tabernáculo Desde o início, é perceptível o caráter provisório do projeto divino, pois o povo de Israel não faria uma peregrinação perpétua no deserto.

21 2 – O Tabernáculo foi um Projeto de Deus Embora Moisés haja sido formado academicamente no Egito nenhum item do Tabernáculo era fruto de sua mente engenhosa e disciplinada. II – O Tabernáculo Foi um Projeto de Deus

22 O Pai desejava habitar entre os homens e derrubar a parede de separação erguida pelo pecado no Éden. Ele queria fundir o Céu com a Terra. 2 – O Tabernáculo foi um Projeto de Deus II – O Tabernáculo Foi um Projeto de Deus

23 2 – O Tabernáculo foi um Projeto de Deus Esse projeto glorioso só alcançaria o objetivo máximo na encarnação e crucificação de Jesus, seu amado Filho “na plenitude dos tempos” (Gl 4.4; Ef 1.5-10). II – O Tabernáculo Foi um Projeto de Deus

24 Para você, como era o Tabernáculo?

25 Aproximadamente 50 côvados (25 metros) de largura. O Tabernáculo Tinha aproximadamente 100 côvados (50 metros) de comprimento. 3 – O Plano Térreo do Tabernáculo II – O Tabernáculo Foi um Projeto de Deus

26 3 – O Plano Térreo do Tabernáculo II – O Tabernáculo Foi um Projeto de Deus

27 Deus arquitetou o Tabernáculo, dando o plano térreo da estrutura a Moisés.

28 Por que estudaremos o Tabernáculo?

29 1 – A Importância dos Aspectos Tipológicos do Tabernáculo sua ordem e o significado de cada item na relação espiritual- tipológica com a Igreja de Cristo. Veremos a importância simbólica do Tabernáculo em seus adereços, utensílios e cultos, seus ministros e ajudantes, III – A Relação Tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.

30 2 – A Igreja de Cristo é o Tabernáculo de Deus na Terra. Alguns textos do Novo Testamento fazem da tipologia o modo de comparação entre o Tabernáculo e a Igreja III – A Relação Tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.

31 2 – A Igreja de Cristo é o Tabernáculo de Deus na Terra. Paulo tipificou a Igreja como edifício de Deus para falar de crescimento coerente e organizado da comunidade cristã. “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:9 III – A Relação Tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.

32 2 – A Igreja de Cristo é o Tabernáculo de Deus na Terra. Portanto, a Igreja é o edifício ESPIRITUAL construído para morada de Deus como o Tabernáculo no Antigo Testamento. Os crentes em Cristo são identificados como “pedras vivas”, as quais são edificadas umas sobre as outras. III – A Relação Tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.

33 Trecho da monografia para graduação teológica de Gunnar Vingren “O primeiro era constituído de riquezas e material precioso, o segundo é constituído também de material precioso, isto é, de almas humanas redimidas do pecado por meio da graça de Cristo Jesus.”

34 Trecho da monografia para graduação teológica de Gunnar Vingren “Assim como a tenda do testemunho, com todos os seus utensílios, foi ordenada por Deus, a igreja cristã recebeu de Deus suas normas e seus mandamentos.”

35 O Tabernáculo era uma imagem da Igreja de Cristo no mundo.

36 Esse Tabernáculo aparece como “um bem futuro” (Cl 2.17), que aponta para a Pessoa de Jesus Cristo, que veio a esse mundo mostrar, na prática, o desejo de Deus em habitar com os homens. Ele fez isso na encarnação de seu Filho, o tabernáculo divino. Deu para compreender a tipologia do Tabernáculo em relação à Igreja ?

37 Como se efetivou a construção do Tabernáculo? A construção do Tabernáculo se efetivou mediante a participação do povo de Deus através de ofertas alçadas e voluntárias como o ouro, prata, cobre, pano azul, e púrpura, e carmezim.

38 Cite as três verdades bíblicas que o ofertante deve saber. O Ato de Ofertar é Voluntário Fidelidade ao Senhor trará Abundância A Oferta foi um Plano de Deus para o sustento da sua Obra

39 O Tabernáculo foi fruto da mente engenhosa de Moisés? Não. Deus elaborou a engenharia e arquitetou toda a construção do Tabernáculo, dando a Moisés a relação dos materiais que deveriam ser utilizados.

40 Quais os elementos que constituem o plano térreo do Tabernáculo? a) O Átrio; b) O Altar dos holocaustos; c) A Bacia de bronze (ou cobre); d) A Tenda do Testemunho; e) O Lugar Santo; f) O Lugar Santíssimo (Santo dos Santos).

41 Como Paulo tipificou a Igreja? O apóstolo Paulo deu importância à tipologia bíblica quando escreveu aos romanos: “tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).

42 Lição 2 – Os Artesãos do Tabernáculo

43 Fonte – Editora CPAD Revista Lições Bíblicas Adultos 2º Trimestre de 2019 Slide disponível em Bereanos-na-ebd.blogspot.com.br

44 Deus Abençoe !


Carregar ppt "Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus. Símbolos da Obra Redentora de Cristo O Tabernáculo 2º Trimestre Ano de Abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google