A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 7 Sobre “Enzimas”, importante saber: Conceito;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 7 Sobre “Enzimas”, importante saber: Conceito;"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 7 Sobre “Enzimas”, importante saber: Conceito;
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo AULA 7 Sobre “Enzimas”, importante saber: Conceito; Importância biológica ; Propriedades; Regulação e interferentes da atividade Enzimática

2 “ Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima ”.
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo ENZIMAS Enzimas são moléculas com função catalisadora, promovendo a elevação da velocidade das reações biológicas. “ Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima ”. Não é consumida após a reação.

3 - SUBSTRATO + ASE, exemplo: Sacarase
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo NOMENCLATURA Nome recomendado - SUBSTRATO + ASE, exemplo: Sacarase - FUNÇÃO + ASE, exemplo: RNA polimerase Nome sistemático (IUBMB) - Exemplo: D-gliceraldeido-3-fosfatase: NAD- oxidorredutase.

4 PROPRIEDADE DAS ENZIMAS SÍTIO ATIVO
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS SÍTIO ATIVO É uma região da enzima que forma uma fenda complementar ao respectivo substrato. EFICIÊNCIA CATALÍTICA Geralmente a velocidade das reações é aumentada da ordem de 1000 a de vezes.

5 PROPRIEDADE DAS ENZIMAS
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS ESPECIFICIDADE As enzimas são altamente específicas interagindo com um número limitadíssimo de substratos e catalisando apenas um tipo de reação.

6 PROPRIEDADE DAS ENZIMAS CO-FATORES
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS CO-FATORES Algumas enzimas se associam a co-fatores não protéicos. Podem ser metálicos como Zn2+ e Fe2+ ou coenzimas geralmente derivados de vitaminas (NAD+, FAD e Coenzima A). REGULAÇÃO A atividade de uma enzima pode ser regulada através da ativação ou inibição, gerando uma maior ou menor quantidade de produtos, respectivamente.

7 PROPRIEDADE DAS ENZIMAS
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS LOCALIZAÇÃO DENTRO DA CÉLULA A compartimentalização de uma enzima dentro da célula é importante para separar substratos e produtos no sentido de evitar possíveis competições

8 FUNCIONAMENTO DAS ENZIMAS
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FUNCIONAMENTO DAS ENZIMAS As enzimas atuam basicamente diminuindo a energia de ativação como mostrada na figura ao lado.

9 FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO CONCENTRAÇÃO DO SUBSTRATO Para uma mesma quantidade de enzima a velocidade de reação cresce com a adição de substrato ao meio, sendo limitada quando houver a saturação enzimática.

10 FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO TEMPERATURA A temperatura tem poder de elevar a velocidade da reação até certo ponto, pois a partir daí ocorre desnaturação enzimática.

11 FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO pH Enzimas diferentes podem apresentar diferentes pHs ótimos de atuação, como mostrado no exemplo ao lado.

12 INIBIÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo INIBIÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA Inibição competitiva Ocorre quando o inibidor liga-se reversivelmente ao sitio de ligação que o substrato normalmente ocuparia. Inibição não competitiva Ocorre quando o inibidor se liga a sítios diferentes dos sítios do substrato e impede a ação da enzima em questão.

13 REGULAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA SÍTIOS ALOSTÉRICOS DE LIGAÇÃO
Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo REGULAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA SÍTIOS ALOSTÉRICOS DE LIGAÇÃO São diferentes dos sítios de substrato e tem a capacidade de aumentar a atividade enzimática ou diminuir a atividade enzimática. REGULAÇÃO ENZIMÁTICA POR MEIO DE LIGAÇÕES COVALENTES Resume-se a processos de fosforilação e desfosforilação INDUÇÃO E REPRESSÃO DA SÍNTESE ENZIMÁTICA. Esse mecanismo é variado, mas podemos citar como regulador da síntese de enzimas os hormônios.


Carregar ppt "AULA 7 Sobre “Enzimas”, importante saber: Conceito;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google