Carregar apresentação
1
Cubismo 9° Ano 2° Bimestre
2
Cubismo Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano.
3
Cubismo É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
4
Cubismo O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
5
Cubismo - Principais características:
- geometrização das formas e volumes; - renúncia à perspectiva; - o claro-escuro perde sua função; - representação do volume colorido sobre superfícies planas; - sensação de pintura escultórica; - cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
6
O cubismo se divide em duas fases:
Cubismo Analítico - (1909) Cubismo Sintético - (1911)
7
Cubismo Analítico Caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
8
Picasso, Les Mademoiselles d'Avignon
9
Pablo Picasso – The Guitar Player, 1910
10
Cubismo Sintético Reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
11
Braque, Le Jour
12
Pablo Picasso – Glass and Bottle of Suze, 1912
13
Cubistas e artistas com obras cubistas
Pablo Picasso Georges Braque Juan Gris Kazimir Malevich Robert Delaunay Diego Rivera
14
Pablo Picasso ( ) Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre , que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre , o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista.
15
Picasso – Fase Azul Pablo Picasso - La vie Life, 1903
Pablo Picasso - Le Gourmet, 1901
16
Picasso – Fase Rosa Pablo Picasso - Harlequin Family, 1905
Pablo Picasso - The Girl with a Goat, 1906
17
Pablo Picasso Podemos destacar, também o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de 1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.
18
Pablo Picasso “Guernica – 1937”
19
Georges Braque Georges Braque foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai.
20
Georges Braque “Man with a Guitar – 1911”
Georges Braque “Houses at L'Estaque”
21
Pintores Cubistas - Brasil
Tarsila do Amaral - ( ). Apesar de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos. Em 1923, a artista voltou à Europa, passou pela influência impressionista e, a seguir, encontrou o cubismo.
22
Nessa fase, ligou-se a importantes artistas do modernismo europeu, tais como Fernand Léger, Picasso, De Chirico e Brancussi, entre outros. Em 1928, deu início a uma fase chamada Antropofágica. A ela pertence à tela Abaporu cujo nome, segundo a artista é de origem indígena e significa “Antropófago”. Também usou de temática social nos seus quadros como na tela Operários.
23
Tarsila do Amaral, Operários
24
Obras de Tarsila do Amaral
25
Pintores Cubistas - Brasil
Rego Monteiro - ( ). Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus.
26
Vicente do Rego Monteiro - Deposição, 1966 Óleo s/ tela - 109 x 134 cm
27
Vicente do Rego Monteiro, "Os Calceteiros", 1924
28
Créditos: Texto: Imagens: Internet Formatação: Viviane N. Apolinário
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.