A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATRIBUIÇÕES E REGISTRO DE CLASSE ON-LINE (RCO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATRIBUIÇÕES E REGISTRO DE CLASSE ON-LINE (RCO)"— Transcrição da apresentação:

1 ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E REGISTRO DE CLASSE ON-LINE (RCO)
Dra. Aline Chalus Vernick Carissimi

2 O implantação do sistema RCO tem como pressuposto a modernização do registro de classe. No entanto, existem várias críticas dos docentes no que se refere ao acesso (sinal de wi-fi), que via de regra tem sido precário nas escolas.

3 A qualidade do sinal wi-fi ofertado nas escolas muitas vezes interfere no desenvolvimento do trabalho docente, sendo prática recorrente, o acúmulo das tarefas que envolvem o RCO.

4 O acúmulo ou a duplicidade de trabalho em torno do RCO (lista de presenças, anotações dos conteúdos) e a redução da hora-atividade, levou a sobrecarga de trabalho, ou seja, muitos professores estão preenchendo o RCO em casa.

5 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
Além da dificuldade no acesso, o que tem dificultado o trabalho do docente, é a burocratização do preenchimento, além dos prazos e não acesso à algumas situações que ele mesmo poderia corrigir.

6 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
A Instrução 005/2014 da SEED rege o registro do Livro Registro de Classe (físico), nessa instrução estão descritas as atribuições de cada segmento no que tange o LRC: NRE, Equipe Pedagógica, Direção Escolar e Professores.

7 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
O sistema online de registro de classe, não apresenta qualquer normativa da SEED, os únicos parâmetros de preenchimento são: um tutorial de preenchimento e uma lista de perguntas/ dúvidas e respostas.

8 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
TUTORIAL

9 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO

10 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO

11 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
Observando a expressão de que os registros RCO são de responsabilidade de cada um na sua devida função, destacamos a seguinte questão: QUAL A RESPONSABILIDADE MEDIANTE AO RCO?

12 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
Vejamos, a seguir, as orientações dadas pela Gestão Escolar da SEED sobre o RCO que impactam diretamente nas atribuições confirmadas pelos NRE’s e nas reuniões sobre o tema e, que são usadas para argumentos do NRE, das direções e secretarias escolares para a burocratização e novas atribuições no trabalho

13 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
1. Professor substituto está sem acesso ao RCO. O registro das aulas pode ser feito com a senha da pedagoga? A senha é pessoal e intransferível. A chave do pedagogo dá acesso aos registros de todas as turmas do turno em que o pedagogo atua. Assim, o registro poderá ser feito pela pedagoga, acompanhada do professor substituto.

14 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
2. Professor registrou 3 aulas sendo que eram 2. A pedagoga tenta excluir mas não consegue por ter conteúdo vinculado, o que ela deve fazer? Neste caso, a pedagoga precisa excluir o conteúdo primeiro, para depois excluir a frequência.

15 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
3. Quando o professor sai em Licença por um período de 15 dias, o RH faz o suprimento do professor substituto, porém o Meta4 demora para atualizar as demandas e o professor substituto fica sem acesso ao RCO. Como resolver? O suprimento do professor substituto é efetuado no Sistema SAE, tão logo a Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional – DIMS homologue e digite no META4 o afastamento do professor titular, para que seja aberta a vaga para o suprimento do professor substituto. Nestes casos, quando o professor fica sem acesso ao RCO, ele deve fazer os registros junto com o(a) pedagogo(a), utilizando a senha do pedagogo.

16 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
9. Como lançar notas parciais de alunos transferidos de outras escolas? Quando o aluno transferido traz notas parciais da escola de origem, cujo sistema de avaliação e regra de cálculo sejam diferentes da escola, cabe aos professores realizarem o cálculo e transposição das notas de forma proporcional e equivalente aos pesos/valores atribuídos às avaliações da disciplina, bem como o registro no RCO. Em tempo: via de regra esse registro chega fora do tempo hábil ao docente (7 dias) quem está fazendo o registro é o pedagogo.

17 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
8. Como registrar notas e faltas dos alunos atendidos pelo SAREH? Ao aluno atendido pelo SAREH é garantido o abono das faltas, a partir da apresentação do atestado médico, que deverá ser cadastrado pelo secretário através da função “Faltas Amparadas/Justificativa”. Quanto ao registro das notas, estas deverão ser repassadas pelo professor do SAREH para a instituição de ensino e o pedagogo fará os registros no Sistema.

18 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
10. Falta visto favorável do pedagogo em mais de um livro de uma determinada turma. Se a secretaria enviar as notas para o SERE, sem todos os vistos, será possível depois, acessar e enviar as disciplinas faltantes? Sim, a secretaria da escola pode enviar as notas dos registros que já estão com parecer favorável e enviar em outro momento os demais registros. OU SEJA, ENQUANTO NÃO TEM PARECER FAVORÁVEL DA PEDAGOGA, NÃO ENVIA PARA O SERE, LOGO, NÃO EMITE O BOLETIM ESCOLAR COMPLETO.

19 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
14. O sistema RCO vai funcionar na casa dos professores? Sim, o sistema é on-line e o professor poderá acessar de qualquer lugar com internet disponível.

20 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
19. A escola optou por um mínimo de 2 avaliações na regra de cálculo. O professor pode acrescentar novos campos para registro de mais avaliações? Sim, o professor pode registrar mais do que o mínimo de 2 avaliações estipulada pela escola, até o máximo de 10 avaliações. Contradição - a instrução 001/2017 impõe a alteração do sistema de avaliação, sem alteração dos regimentos escolares.

21 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
24. Quando o professor faltar e a turma for atendida pelo pedagogo, como registrar no RCO? O pedagogo fará o seguinte procedimento: a) acessar a função Frequência; b) selecionar os campos obrigatórios; c) clicar no botão Incluir; d) inserir a Data da Aula; e) na opção Aulas Geminadas, selecionar o número, quando for o caso;

22 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
f) clicar no botão Lista de Alunos e registrar as faltas;  g) clicar no botão Salvar e Ir para Incluir Conteúdo;  h) Em conteúdos estruturantes, selecionar Aula Extracurricular; i) Atualizar conteúdos básicos e selecionar Aula Extracurricular; j) Em conteúdo específico, especificar o tema abordado na aula.

23 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
25. Quando o professor faltar, como registrar no RCO? Quando os alunos não forem atendidos: O pedagogo fará o registro na função “Frequência”, utilizando a opção Sem frequência, seleciona o item sem atendimento pedagógico, descrevendo o motivo no campo Observações. Quando o professor faltar com atestado e deixar atividade: Se a turma for atendida pelo pedagogo, este registrará a frequência da turma e o conteúdo trabalhado.

24 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
Quando o professor faltar com atestado e não deixar atividade: O pedagogo fará o seguinte procedimento: acessar a função Frequência; selecionar os campos obrigatórios; clicar no botão Incluir; inserir a Data da Aula; clicar no botão Sem frequência; selecionar a opção sem atendimento pedagógico; anotar no campo Observações: Falta do professor com atestado.

25 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
27. Sou pedagoga e ao tentar alterar um registro aparece a mensagem: "Não é permitido lançar registro após o visto favorável. Caso deseje alterar algo entre em contato com a Pedagoga responsável." O que fazer? Para alterar algum registro após o parecer Favorável, o pedagogo precisa acessar a função “Vistar Registro de Classe”, selecionar os campos obrigatórios e clicar em “Incluir Visto”, na opção “Parecer”, selecionar o item “Não favorável”, digitar as observações e clicar em “Salvar”.

26 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
29. Quando o pedagogo utiliza o parecer Não favorável? Quando após o parecer favorável, um professor identificar algum erro no registro e precisar alterá-lo, no período de até 7 (sete) dias após o fechamento do período letivo, o próprio professor pode fazer as correções, após este prazo e até 60 (sessenta) dias, o pedagogo é que deve fazer as correções.

27 AS ATRIBUIÇÕES D@S PEDAGOG@S E O RCO
36. Professor/pedagogo tenta excluir conteúdo que foi registrado a mais por engano e aparece mensagem de que existe uma avaliação vinculada. Como excluir o conteúdo se não é possível excluir a avaliação, ou se a avaliação foi aplicada no dia deste conteúdo a ser excluído? Neste caso, o professor/pedagogo precisa alterar a data da avaliação para poder excluir o conteúdo. Após, poderá editar a avaliação e alterar a data novamente.


Carregar ppt "ATRIBUIÇÕES E REGISTRO DE CLASSE ON-LINE (RCO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google