Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS - 2013
MATEMÁTICA – E.M. Núcleo Pedagógico
2
PRIMEIROS DIAS DE AULA Recordar conceitos importantes Conhecer o Aluno
Nortear o planejamento
3
METODOLOGIA DO MATERIAL
SITUAÇÕES PROBLEMA + HISTÓRIA DA MATEMÁTICA RELATIVA AO TEMA ATENÇÃO O Professor pode buscar outros materiais que o auxiliem na complementação da aula caso seja necessários!!!!
4
ONDE ENCONTRAR AS ATIVIDADES?
5
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43)
Diagnostico dos conhecimentos prévios através: Atividades indicadas nas orientações de 2012; Avaliações diagnósticas de anos anteriores; Atividades complementares propostas pelo professor da sala; Atividades de temas tratados em anos anteriores;
6
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43)
Sugestão para 1ª Série do E.M. Temas: Equações do 2° Grau; Proporcionalidade e semelhança; Probabilidade.
7
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43)
Sugestão para 2ª série do E.M. Temas: Funções; Razões; Trigonometria; Relações métricas no Triângulo Retângulo; Progressão Aritmética e Geométrica.
8
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43)
Sugestão para o 3º ano do E.M. Temas Matrizes; Geometria: Áreas de Superfície e Volume de Sólidos; Probabilidade.
9
LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES – 1ª SÉRIE DO E.M.
10
HABILIDADES QUESTÃO HABILIDADE 1
1 Localizar números reais na reta numérica 2 Reconhecer situações que envolvam proporcionalidade 3 Identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano 4 Resolver problemas que envolvam equações com coeficientes racionais 5 Identificar a expressão algébrica que expressa regularidade observada em sequência de nºs e figuras 6 Resolver probl. Em diferentes contextos que envolvam as relações métricas dos triâng. Retâng. (T. Pitá.) 7 Expressar problemas que envolvam as operções com números inteiros do campo aditivo 8 9 Resolver problemas que envolvam operações com números inteiros do campo aiditivo. 10 11 Identificar a representação algébrica de uma função polinomial do 2º grau a partir de sua representação gráfica 12 Efetuar cálculos com potências 13 Aplicar as propriedades fundamentais dos polígonos regulares em problemas de pavimentação de superfícies 14 Reconhecer o comportamento de funções e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento
11
LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES – 2º ANO E.M.
12
HABILIDADES Item habilidade 1
Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau 2 Resolver problemas em diferentes contextos envolvendo as relações métricas dos triângulos retângulos. (Pitagoras) 3 Identificação de propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimencionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações 4 Idenficar um sistema de euqções de 1º grau que expressa um problema 5 Reconhecer o comportamento de funções e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento 6 Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações problemas 7 Descrever as características fundamentais da função do 2º grau, relativas ao gráfico, cresc/decresc, max/min. 8 Resolver problemas que envolvam probabilidades simples 9 Resolver problemas que envolvam porcentagem 10 Resolver problemas em diferentes contextos, que envolvam triângulos semelhantes 11 Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações 12 13 Resolver problemas envolvendo probabilidade de eventos simples 14 Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem
13
TRABALHANDO DE FORMA DIFERENCIADA -SUGESTÃO DE SITES
BLOG DE MATEMÁTICA E.M. MATEMÁTICA MULTIMÍDIA – UNICAMP ATIVIDADES EDUCATIVAS (DIVERSOS SOFTWARES, DIVERSAS ÁREAS). VIDEOS DA TV ESCOLA DIVERSOS VESTIBULARES MATEMÁTICA INTERATIVA
14
TRABALHANDO DE FORMA DIFERENCIADA -SUGESTÃO DE SITES
VIDEOS (TV ESCOLA) SOBRE MATEMÁTICA NO DIA A DIA; PORTAL DO PROFESSOR (SITE DO MEC) BLOG DE PROJETOS DE MATEMÁTICA RAZÃO E PROPORÇÃO NA ENGENHARIA PROJETOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROJETOS DIVERSOS SITE DA CGEB DE MATEMÁTICA
15
SOFTWARES GRÁFICOS WinPlot Geogebra Graph Google SketchUp
16
MATERIAIS DIVERSOS Livro “Experiências Matemáticas”; Livros didáticos;
Livros paradidáticos (fazer uma visita com os professores na biblioteca da escola); Utilização de jornais, revistas, propagandas de supermercados, etc.; Utilização de vídeos (facilmente adquiridos pelo site da TV Escola); Materiais recicláveis (consciência ecológica);
17
Considerações Os sites indicados, alguns são de projetos que levam o aluno para fora da sala de aula. Exemplos de atividades: Atividades envolvendo levantamento de dados pessoais dos alunos (para estatística); Atividades envolvendo levantamento de dados físicos para cálculos posteriores (calculando uma diagonal ou verificando se a quadra é realmente retangular); calculo da altura de um poste; a função quadrática da curvatura parabólica do telhado da quadra; confecção de maquetes; etc.
18
AS ATIVIDADES
65
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.