Bom Dia! Sejam todos bem vindos. “Que a força de vencer continue te impulsionando a buscar e conquistar o impossível” Prof. Manoel de Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bom Dia! Sejam todos bem vindos. “Que a força de vencer continue te impulsionando a buscar e conquistar o impossível” Prof. Manoel de Lima."— Transcrição da apresentação:

1 Bom Dia! Sejam todos bem vindos. “Que a força de vencer continue te impulsionando a buscar e conquistar o impossível” Prof. Manoel de Lima

2

3

4 AULA 05 DE GEOGRAFIA: MAPAS E LINGUAGEM CARTOGRÁFICAS (ESCALAS)  Mapas: são representações gráficas de uma área real, são de extrema importância para a sociedade e, especialmente, para determinados profissionais, como Geógrafos, Geólogos, Agrônomos, Engenheiros, Biólogos, Cartógrafos, dentre outros. Para que serve um mapa? Registrar onde os elementos da superfície terrestre estão localizados, ou seja, onde se encontram as montanhas, as estradas, as casas, as cidades, os países ou continentes. Identificar os caminhos (aéreos, marítimos ou terrestres) que por ventura liguem um lugar a outro. Para planejarmos nossos deslocamentos, por exemplo, no interior de uma cidade, de um país ou mesmo para dar a volta ao mundo. A escala cartográfica É a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.

5 A escala cartográfica pode ser expressa de duas maneiras: Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes. Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo: Projeções Cartográficas. As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa; elas são a base para a confecção de um mapa, constituindo uma rede sistemática de paralelos e meridianos, permitindo que esses sejam desenhados.

6 AS PRINCIPAIS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS SÃO: Projeção Cilíndrica: O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. A projeção que se caracteriza por envolver o mundo em um cilindro em apresentá-lo em um plano, distorcendo mais os polos e menos o Equador.

7 Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o pólo.

8 Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do pólo.

9 Projeção de Mercator Elaborada pelo cartógrafo, geógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594), a Projeção de Mercator é uma das mais utilizadas. Nesse tipo de projeção cilíndrica do globo terrestre, os ângulos e os formatos dos continentes são conservados, no entanto, as áreas são deformadas. Esse modelo está incluído na categoria de "proporção conformal", sendo muito utilizada na navegação e aeronáutica.

10 Projeção de Peters Foi elaborada pelo escocês James Gall (1808-1895) e depois retomada pelo historiador alemão Arno Peters (1916-2002). Por esse motivo, é também chamada de Projeção Gall-Peters. Trata-se de um tipo de projeção cilíndrica que conserva as proporções entre das áreas, no entanto, os ângulos e formas dos continentes são alterados. Esse modelo está incluído na chamada "proporção equivalente".

11 Projeção de Robinson Foi elaborada pelo geógrafo e cartógrafo americano Arthur H. Robinson (1915-2004). Esse tipo de projeção cilíndrica e afilática alteram as formas e as áreas dos continentes. Por isso, ela está na categoria de não equivalente e não conforme. Nela, os meridianos são as linhas curvas, enquanto os paralelos, as linhas retas. Atualmente, esse modelo é utilizado para representar o Mapa Mundi, sendo, portanto, a mais conhecida.

12

13 Urbanização  É o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural. O processo de urbanização Apesar de o processo de urbanização ter se iniciado com a Revolução Industrial, foi até meados do século XX um fenômeno relativamente lento e circunscrito. Após a Segunda Guerra Mundial, esse fenômeno foi concluído nos países desenvolvidos e iniciado de maneira avassaladora em muitos países subdesenvolvidos, na maioria dos países latino-americanos e em muitos países asiáticos. Todos os países desenvolvidos, bem como alguns países de industrialização recente, apresentam taxas altas de urbanização. Com exceção da China e Índia, com as maiores populações do planeta. Há países que apresentam índices muito baixos de industrialização e outros que praticamente não dispõem de um parque industrial, e mesmo assim são fortemente industrializados. Sendo assim, conclui-se que há dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: os atrativos, que atraem populações para as cidades; e os repulsivos que as repelem do campo. AULA 06 DE GEOGRAFIA: URBANIZAÇÃO E QUESTÕES DEMOGRÁFICAS, DA ATUALIDADE.

14 Urbanização de países desenvolvidos Os fatores atrativos da urbanização em países desenvolvidos estão ligados essencialmente ao processo de industrialização, às transformações provocadas na cidade pela indústria. Nesses países, além das transformações urbanas, ocorreu como consequência da Revolução Industrial também uma revolução agrícola, ou seja, uma atualização da agropecuária que, ao longo da história, foi permitindo a mudança de pessoas do campo para a cidade, especialmente em decorrência da mecanização da agricultura. A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando sem pressa para absorver os migrantes, tendo melhorias na infraestrutura urbana - moradia, água, esgoto, luz, etc - e aumento de geração de empregos. Deste modo, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos países subdesenvolvidos. Além disso, pelo fato de gradualmente haver um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente. Como resultado, há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.

15 Os fatores repulsivos são típicos de países subdesenvolvidos, sem indústrias ou com um baixo nível de industrialização. Estes fatores estão ligados diretamente às péssimas condições de vida existentes na zona rural, em função da estrutura fundiária bastante concentrada, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, das técnicas de cultivo, entre outros. Desta forma, existe uma grande transferência de população para as cidades, especialmente para as grandes metrópoles, criando uma série de problemas urbanos. Estes problemas são resultado de um fenômeno urbano característico de muitos países subdesenvolvidos: a macrocefalia urbana. Urbanização em países subdesenvolvidos

16 Nos países desenvolvidos, como o crescimento das cidades foi lento e bem planejado, o fenômeno não tomou proporções tão grandes como em muitos países subdesenvolvidos, onde o crescimento das cidades foi, além de muito concentrado espacialmente, rápido e caótico. A conseqüência foi uma série de problemas prontamente percebidos na paisagem urbana desses países. As cidades mais antigas teriam surgido a cerca de seis mil anos, ao logo dos vales dos rios Tigres e Eufrates, Nilo e Indo. Nessa época, as cidades já possuíam certa importância política, econômica e social, porém, só será a partir do século XVIII que o processo de urbanização terá início.

17 Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades e o modo de vida urbano-industrial foi o principal responsável pelo deslocamento de grande parcela da população das áreas rurais. Nos países da América do Norte e Europa, a urbanização atingiu níveis elevadíssimos. Existem países que ultrapassam os 90% de urbanização, que é o caso da Bélgica, como podemos observar na tabela abaixo. Já na Ásia e África, os níveis de urbanização são muito baixos, pois a maior parte da população ainda vive na área rural, em função da economia desses países ainda estar baseada em atividades do setor primário. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades e o modo de vida urbano-industrial foi o principal responsável pelo deslocamento de grande parcela da população das áreas rurais. Nos países da América do Norte e Europa, a urbanização atingiu níveis elevadíssimos. Existem países que ultrapassam os 90% de urbanização, que é o caso da Bélgica, como podemos observar na tabela abaixo. Já na Ásia e África, os níveis de urbanização são muito baixos, pois a maior parte da população ainda vive na área rural, em função da economia desses países ainda estar baseada em atividades do setor primário.

18 ATIVIDADES Questão 01 Caracteriza-se por ser um tipo de projeção que ordena os paralelos e os meridianos em um invólucro arredondado que é desenrolado e posto em uma superfície plana. Os mais famosos exemplos são as projeções de Mercator, de Peters e de Robinson. Nessa projeção, minimizam-se as distorções nas regiões próximas ao Equador, que se elevam nas regiões mais próximas aos polos. Estamos falando da: a) ( ) Projeção Cônica b) ( ) Projeção Cilíndrica c) ( ) Projeção Azimutal d) ( ) Projeção Equatorial e) ( )Projeção Circular

19 Questão 02 Observe a figura a seguir e responda ao que se pede: Qual o tipo de projeção utilizada na produção desse mapa? _________________________.

20 Questão 03 A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir. I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade. II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título. III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada. Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que: a) apenas I é verdadeira. b) apenas II é verdadeira. c) apenas III é verdadeira. d) apenas I e III são verdadeiras. e) apenas II e III são verdadeiras

21 Questão 04 O processo de urbanização ocorre a partir de fatores atrativos e repulsivos. Preencha a segunda coluna com base na primeira, identificando quais fenômenos enquadram-se nessas duas categorias mencionadas. Coluna 01 (1) Fatores repulsivos (2) Fatores atrativos Coluna 02 ( ) Concentração fundiária ( ) Industrialização ( ) Oferta de empregos urbanos ( ) Modernização do meio rural

22 O QUE FOI BOM? O QUE FOI RUIM?


Carregar ppt "Bom Dia! Sejam todos bem vindos. “Que a força de vencer continue te impulsionando a buscar e conquistar o impossível” Prof. Manoel de Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google