A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da deriva dos continentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da deriva dos continentes"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da deriva dos continentes
Tema II

2 Para elaborar esta teoria Alfred Wegener baseou-se em argumentos:
Em 1912 Alfred Wegener formulou a Teoria da deriva continental, admitindo que os continentes teriam estados unidos, há muito tempo atrás, num supercontinente chamado PANGEA – cuja fragmentação originou a Laurásia e a Gondwana Para elaborar esta teoria Alfred Wegener baseou-se em argumentos:

3 Alfred Wegener apresentou esta teoria utilizando aspectos morfológicos, paleoclimáticos, geodésicos, paleontológicos, geofísicos e geológicos. Wegener verificou através das rochas que haveria coincidências geológicas em locais de possível interligação de continentes. Ex: O aparecimento de formações geológicas de clima frio, em locais que hoje têm clima tropical e quente, como na América do Sul, África e Índia.

4 Argumentos morfológicos
Baseados no facto de os continentes, quando “juntos” uns com os outros encaixavam como um grande puzzle.

5 Argumentos paleoclimáticos
Wegener observou a existência de sulcos e estrias na superfície das rochas provocados pelo movimento de glaciares, em continentes que actualmente possuem climas quentes. Estes continentes, todos unidos, terão ocupado uma posição geográfica próxima do Pólo Sul.

6 Argumentos geodésicos
Para apoiar a sua teoria Wegener comparou a variação de longitude entre os locais situados na Gronelândia e na Europa e através das ondas de rádio “provou” que entre estas tinha ocorrido um afastamento de 980 m (=20m/ano). Estes cálculos foram mais tarde desmentidos, visto que estavam incorrectos.

7 Argumentos paleontológicos
A distribuição das espécies de fosseis foi para Wegener um argumento fundamental na justificação da sua tese. Este baseou-se na distribuição de fosseis da mesma espécie em continentes destintos. Particularmente os repteis (cynognatus, mesosaurus, lystrosaurus) e plantas (glossopteris).

8 Argumentos geofísicos
Na altura que a teoria foi apresentada, já era admitida a existência de movimentos verticais, mas não horizontais. Por isso Wegener defendeu a possibilidade de existência de outros movimentos, pois existiam movimentos verticais também existiam movimentos horizontais. Este tipo de movimentos horizontais podiam ser confirmados pelo aparecimento de novas cadeias montanhosas como os Alpes e Himalaias.

9 Argumentos geológicos
Wegener verificou que havia continuidade na características das rochas em vários continentes, ou seja as rochas da América do Sul tinham continuidade com as rochas da costa Africana. Isto porque as rochas eram semelhantes na idade e no tipo, sugerindo assim que os continentes já estiveram juntos.

10 Pangea Chama-se Pangea ao mega continente, que segundo a teoria da deriva dos continentes existiu há 200 milhões de anos.

11 Teoria incompleta Alfred Wegener apresentou varias provas e argumentos que consolidavam a sua tese, mas porém não conseguiu explicar qual o mecanismo que movimentava os continentes. Este apenas conseguiu concluir que os continentes se moviam devido ás forças gravitacionais produzidas pela saliência equatorial, flutuando pelo solo oceânico.

12 Trabalho realizado por:
Cathia Portugal 12ºB


Carregar ppt "Teoria da deriva dos continentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google