A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
BASE FÍSICA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS PROFESSOR LEONAM JUNIOR 9º ANO

2 COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO
CANADÁ FORMADA POR CANADÁ E ESTADOS UNIDOS ALÉM DA COLONIZAÇÃO SIMILAR, ESSES PAÍSES POSSUEM IDIOMA INGLÊS, EXCETO EM ALGUMAS REGIÕES, DEMOCRATIZAÇÃO, RELIGIÃO, ECONOMIA. ESTADOS UNIDOS APENAS LEMBRANDO QUE O MÉXICO FAZ PARTE DA AMÉRICA LATINA.

3 PORÇÃO OCIDENTAL DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
OCEANO PACÍFICO MONTANHAS ROCHOSAS NA ESTREITA PLANÍCIE EXISTEM CIDADES IMPORTANTES COMO VANCOUVER, SEATTLE, SÃO FRANCISCO E LOS ANGELES

4 ESSA FAIXA ESTREITA É MARCADA POR UMA FLORESTA.
NESSA PORÇÃO ORIENTAL DAS MONTANHAS, O CLIMA É ÁRIDO E A VEGETAÇÃO É ESCASSA A COSTA OESTE DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA É EXTREMAMENTE ÚMIDA DEVIDO AS MASSAS DE AR PROVENIENTES DO PACÍFICO.

5 Quanto mais próximo do Polo Norte do Canadá e do Alasca, menores são as temperaturas.
A latitude também influencia nos climas da América Anglo-Saxônica. CIRCULO POLAR ÁRTICO Nesse espaço da Califórnia encontramos laranjais, parreiras com uma grande indústria vinícola. Clima mediterrâneo TRÓPICO DE CÂNCER Na medida em que se aproximam do sul com o Trópico de Câncer as temperaturas aumentam.

6 Áreas desérticas com poucas chuvas.
Somente no século XIX os EUA conquistaram a costa do Pacífico. A colonização dos Estados Unidos teve início no século XVII na costa atlântica ou oriental. Baixa densidade demográfica Grande densidade demográfica na costa oeste. Floresta úmida e solos férteis. Áreas desérticas com poucas chuvas.

7 A costa oeste da América Anglo-Saxônica possui fortes relações econômicas com a Ásia.
Destacamos o Vale do Silício próximo a São Francisco com fábricas de chips, informática, eletrônica, software (Microsoft), etc.

8 PORÇÃO CENTRAL DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Região dos Grandes Lagos na fronteira com o Canadá. No Canadá na porção central destacamos o trigo e nos EUA destacamos trigo, milho, algodão e cereais. Porção central canadense: pradarias A porção central é formada por planícies compostas por estepes e floresta subtropical que foram modificadas pelo homem. As planícies favorecem o uso de máquinas na agricultura associado com outras tecnologias. Destacamos também a pecuária e a extração de petróleo, respectivamente no Texas e Oklahoma. Rio Mississipi drena a porção central em direção ao Golfo do México.

9 PORÇÃO ORIENTAL OU LESTE DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Início da colonização. No Canadá a colonização teve início nas margens do Rio São Lourenço. Quebeque e Ontário. A industrialização também iniciou nessa costa, pois nos Grandes Lagos temos a presença de carvão mineral e minério de ferro. A capacidade de trabalho e a disciplina dos primeiros colonizadores colaboraram para o desenvolvimento dessa região.

10 No escudo canadense encontramos minério de ferro, carvão mineral, zinco, níquel, cobre, chumbo etc.
Clima frio no Canadá. Clima temperado com cultivo de maçã, Trigo, cevada, aveia, pecuária leiteira etc. Clima subtropical com plantações de amendoim e atividade turística. Nos Montes Apalaches encontramos carvão mineral, minério de ferro, cobre, bauxita etc.


Carregar ppt "CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google